Início » Aprenda 10 dicas para cuidar e proteger a saúde bucal

Aprenda 10 dicas para cuidar e proteger a saúde bucal

por Rafael Gomes

Dra Jessica Morais explica como cuidar dos dentes e da boca para evitar problemas de saúde

A saúde em geral começa pela boca. Aquela dor de cabeça inconveniente, aquele mau hálito persistente mesmo depois da escovação  podem estar escondendo alguma doença sistêmica. Por isso, cuidar da saúde da nossa boca é fundamental para o funcionamento saudável de todo organismo.

“Para manter a saúde bucal em dia é fundamental ter hábitos diários de boa escovação após todas as refeições e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia”, diz a dentista Dra Jessica Morais.

É indispensável a visita ao dentista a cada seis meses. Dependendo de alguns casos esse intervalo pode até diminuir. Isso porque o acúmulo de tártaro nos dentes é extremamente perigoso e causa a gengivite, que é uma inflamação gengival, que pode evoluir para uma inflamação óssea.

Para realizar uma boa limpeza dos dentes e da boa é necessário escolher as ferramentas certas. A escova ideal é de cerdas suave e cabeça pequena. A escovação deve ser realizada após todas as refeições.

O tempo ideal é que a limpeza seja feita pelo menos 30 minutos após a alimentação e nunca se deve dormir sem escovar os dentes. Isso porque a salivação é diminuída durante o sono e o PH bucal fica crítico e as bactérias oportunistas aproveitam para atacar.

Quem usa aparelhos ortodônticos e próteses dentárias devem ter cuidados redobrados na hora da limpeza. Pois estes retém muitos resíduos de alimentos e todo cuidado é pouco.

Confira as dicas da Dra Jessica:

1. Escolha escovas macias e com tamanho de cabeça pequeno. Cerdas muito duras podem agredir a gengiva

2. Troque sua escova regularmente – a cada 2 meses ou antes, se notar que as cerdas estão deformadas

3. Escove os dentes, a língua e as bochechas para obter uma limpeza bucal completa

4. Faça movimentos suaves para não gerar abrasão nos dentes e proteger a gengiva

5. Use o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas onde a escova de dentes muitas vezes não chega

6. Alimentação: inclua em sua dieta alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã e verduras em geral. Eles estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca

7. Reduza o consumo de refrigerantes. Os açúcares e ácidos presentes na composição agridem os dentes e o esmalte dental. Se consumir, aguarde 30 minutos para escovar (conforme a dica 10)

8. Beba bastante água. Ela ajuda a limpar a boca e promove a salivação

9. Visite o seu dentista regularmente, de preferência a cada seis meses

10. Algumas pessoas devem esperar cerca de 30 minutos ou mais após as refeições para escovar os dentes. Esse tempo é importante para reequilibrar o PH da boca, especialmente após o consumo de alimentos mais ácidos. Essa indicação deve ser dada pelo dentista normalmente a pacientes que possuem problemas de abrasão e erosão ácida.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via