Higgins divide a obra publicada no Brasil pela Latitude, em duas partes. Primeiro examina o que é o medo e a ideia de construir um abrigo sob o qual uma história melhor possa crescer. Depois, foca nos sete medos mais comuns: ficar sozinho, fazer algo que não possa ser reparado, viver sem sentido, não ter o suficiente, ser fragilizado para sempre, temer o mundo e morrer. Em cada um dos capítulos desta etapa, o autor propõe uma prática para ajudar o leitor a adotar uma maneira de viver melhor e transformar o medo – são estas as sete maneiras prometidas no subtítulo da obra.
O autor, ainda, propõe um processo de autoconhecimento durante a leitura. Quais os medos frequentes? De onde eles surgem? Em quais momentos eles se fazem mais latentes? São alguns exemplos dos questionamentos propostos por Higgins. Ele explica que saber a origem do que causa a angústia é um caminho necessários pra superá-los.
Apesar do título ser Como não ter medo, a obra não tem a intenção de eliminá-lo: o objetivo é que o leitor aprenda a sentir medo sem ser controlado por ele. Ou seja, apontar caminhos para que cada um possa transformar o temor em experiências melhores.
Ficha técnica:
Título: Como não ter medo
Autor: Gareth Higgins
Número de páginas: 248
ISBN: 978-65-89275-22-0
Editora: VR Editora, selo Latitude
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 59,90
Link de venda: https://www.vreditora.com.br/
Sobre o autor: Gareth Higgins nasceu em 1975, em Belfast, Irlanda do Norte, onde cresceu em um período de muitos conflitos. É contador de histórias, escritor e ativista da redução da violência, além de Ph.D. em Sociologia pela Queen’s University Belfast. Lidera retiros na América do Norte e na Irlanda. Hoje vive em Asheville, cidade da Carolina do Norte, Estados Unidos.