Início » Aproveite o feriado de Corpus Christi para conhecer o patrimônio histórico da Serra Gaúcha

Aproveite o feriado de Corpus Christi para conhecer o patrimônio histórico da Serra Gaúcha

Além do clima gostoso de outono, paisagens e roteiros incríveis, a região possui um rico e pouco conhecido patrimônio histórico. São igrejas, casas e edificações que encantam os visitantes em Caxias do Sul e outras cidades serranas

por Redação
Travel Inn Axten Antonio Prado piscina aquecida e lazer

A aventura contemplativa se destaca nos passeios pela Serra Gaúcha, com opções para se desfrutar de uma série de atrativos e passeios, ou simplesmente descansar. Quem quiser aproveitar o feriado prolongado do Corpus Christi – de 16 a 19 de junho – para curtir o clima gostoso de outono na região, certamente vai encontrar boas escolhas numa viagem de quatro dias.

Além dos consagrados roteiros de uva e vinho e as diversas opções entre trilhas, vales e cachoeiras, a Serra Gaúcha reserva um incrível e pouco conhecido patrimônio histórico nas diversas cidades da região. São igrejas, casas e edificações que valem a visita dos amantes desse tipo de turismo.

Quando se trata de igrejas, Caxias do Sul se destaca. A segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, ainda que não seja a mais antiga, acolheu as primeiras comunidades católicas e, por esse motivo, concentra o maior número de igrejas e capelas típicas, inspiradas na arquitetura dos templos europeus.

Entre as diversas paróquias, a Igreja de São Pelegrino é a mais famosa e a  mais visitada em Caxias do Sul. Datada do Século XIX  sua história está vinculada à imigração italiana e à fundação da cidade. Ela abriga várias obras de arte, com destaque para os afrescos de Aldo Locatelli, renomado pintor  ítalo-brasileiro, que nasceu em Bérgamo e se erradicou em Pelotas(RS).

O Juízo Final, a Criação do Cosmos, a Criação da Mulher, a Desobediência e o Julgamento, se destacam no teto da igreja. No local o visitante também pode observar uma réplica  da La Pietá, obra esculpida por Michelangelo, cujo original está no Vaticano.

Piscina térmica do hotel Travel Inn Axten Caxias do Sul Serra Gaúcha

Piscina térmica do hotel Travel Inn Axten Caxias do Sul Serra Gaúcha

A  Catedral Santa Tereza, padroeira de  Caxias do Sul, a Igreja Santo Sepulcro e Santuário de Nossa Sra. de Caravaggioem Farroupilha, são  as outras igrejas de visita quase obrigatória. A maioria faz parte do Caminho de Caravaggio, entre as cidades Farroupilha e Canela, trecho de 200km que é percorrido a pé ou de bicicleta por muitos peregrinos, a exemplo do Caminho de  Santiago, na Europa.

Escolha um hotel na cidade que servirá como ponto de partida para seus passeios e  para o descanso quando voltar deles. A sugestão é ficar no  Travel Inn Axten Caxias do Sul , que oferece acomodações ideais para  quem viaja com a família. Além disso,  conta com  piscinas térmicas, adega e restaurante e fica  próximo dos pontos turísticos de Caxias do Sul, ao lado do maior shopping da cidade e fácil acesso às principais estradas turísticas da região.

Igreja matriz de Antonio Prado

Igreja matriz de Antonio Prado – Foto: SETUR Antonio Prado

Outra cidade serrana com um rico patrimônio histórico é Antonio Prado, que possui o maior acervo arquitetônico da imigração italiana no Brasil com  48 edificações tombadas. Considerada a cidade mais italiana do Brasil, o destino turístico tem várias rotas com igrejas e charmosas casas muito bem preservadas que contam a história da cidade, além do nome de cada imigrante e a respectiva data de construção do imóvel.

A partir de Antonio Prado é possível fazer passeios pela região visitando vinícolas, experiências de turismo rural ou se encantar com paisagens de tirar o fôlego. Para quem escolher este roteiro, a dica é se hospedar no Travel Inn Axten, hotel recém-inaugurado e ideal para quem viaja a dois. Possui ótima infraestrutura de lazer com piscina térmica, confortáveis suítes e  restaurante próprio. Sua localização é perfeita para as viagens de carro pela região serrana, além do fácil acesso a cantinas e atrativos urbanos da cidade.

Serviço:

Travel Inn Axten Caxias do Sul: www.travelinn.com.br/caxias

Travel inn Axten Antonio Prado: www.travelinn.com.br/antonioprado

Reservas: 0800 773 33 00

Secretaria de Turismo de Caxias do Sul: https://caxias.rs.gov.br/servicos/turismo

Secretaria de Turismo de Antonio Prado: https://www.antonioprado.tur.br/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via