Início » AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras Corcovado promovem a “Semana da pessoa com deficiência em parques e atrações turísticas”

AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras Corcovado promovem a “Semana da pessoa com deficiência em parques e atrações turísticas”

Pessoas com deficiência entrarão gratuitamente nos parques e acompanhantes pagarão meia-entrada durante toda a semana. No próximo domingo, 11 de dezembro, AquaRio terá edição especial da Sessão Azul

por Redação

Com o objetivo de promover debates e discussões sobre os temas da acessibilidade e inclusão, o AquaRioBioParque do Rio Paineiras Corcovado dedicam uma semana inteira para receber pessoas com deficiência em visitas adaptada, além de programação com apresentações culturais. A ação acontece até 11 de dezembro, como parte da “Semana da pessoa com deficiência em parques e atrações turísticas”. E oferece gratuidades para pessoas com deficiência, mediante documentação comprobatória, e ingressos com tarifas reduzidas para um acompanhante para entrada no BioParque do Rio (válido até 10/12) e no AquaRio (valido até 11/12).

O projeto é uma iniciativa do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) que tem apoio do Grupo Cataratas — responsável ´pela gestão do AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, Cataratas do Iguaçu, entre outros parques — e têm o objetivo de tornar o turismo ainda mais acessível e promover a educação ambiental para todos os públicos.  

Estamos em um trabalho interno contínuo de melhorias em acessibilidade porque acreditamos que não existe Sustentabilidade sem inclusão. Chegamos à conclusão de que o tema não é um objetivo, mas sim um propósito que deverá ser trabalhado permanentemente nos Parques.”, diz Talita Uzêda, gerente de sustentabilidade do Grupo Cataratas. 

Todos os parques do Grupo Cataratas passam, anualmente, por um diagnóstico completo em acessibilidade universal, que norteia um plano de trabalho contínuo de melhorias que vão além do que as normas ditam. Com isso, é buscado trazer uma experiência mais imersiva e acessível para todos.

Edição especial da Sessão Azul  

No dia 11 de dezembro, o AquaRio receberá uma edição especial da Sessão Azul para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste dia, o circuito de visitação será adaptado. Durante o percurso, as luzes de apoio do AquaRio ficarão acessas e haverá monitores especialistas em autismo para apoiar os portadores, orientando-os a lidar com as dificuldades de adaptação ao ambiente. Com estas medidas, o AquaRio garante que a visitação seja uma experiência inesquecível para as pessoas com distúrbios sensoriais e suas famílias.  

Ao longo da semana, instituições em prol das pessoas com deficiência e de pessoas em situação de vulnerabilidade social farão visitas mediadas durante toda a semana. Para isso, os ambientes dos parques estarão adaptados para melhorar a experiência dos visitantes e haverá educadores auxiliando com audiodescrição dos recintos, tanques e animais.  

SERVIÇO: 

“Semana da Pessoa com Deficiência em parques e atrações turísticas” 
Até o dia 11 de dezembro

Local: 

AquaRio   

Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)  

Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 9h às 17h (com entrada no circuito até às 16h). Aos fins de semana e feriados, das 9h às 18h (com entrada no circuito até às 17h)  

Ingressos: www.aquariomarinhodorio.com.br  

BioParque do Rio   

Parque da Quinta da Boa Vista s/n, São Cristóvão  

Horário de funcionamento: Das 9h às 17h, com última entrada ao circuito de visitação às 16h.  

Ingressos: www.bioparquedorio.com.br  

Paineiras Corcovado/ Centro de Visitantes Paineiras   

Estrada das Paineiras, s/n  

Horário de funcionamento:  Das 8h às 17h, com encerramento de bilheteria às 16h. 

Ingressos: www.paineirascorcovado.com.br  

Informações para a imprensa       

APPROACH COMUNICAÇÃO      

Vanessa Rodrigues (vanessa.rodrigues@approach.com.br)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via