Com o objetivo de promover debates e discussões sobre os temas da acessibilidade e inclusão, o AquaRio e o BioParque do Rio dedicam uma semana inteira a dar visibilidade às pessoas com deficiência, com visitas guiadas para projetos sociais que trabalham com este público, além de programação com apresentações culturais. As ações acontecem até 10 de dezembro, como parte da “Semana da pessoa com deficiência em parques e atrações turísticas” e oferecem gratuidades para pessoas com deficiência, mediante documentação comprobatória, e ingressos com tarifas reduzidas para acompanhante na entrada nos parques.
O projeto é uma iniciativa do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), que tem apoio do Grupo Cataratas — responsável pela operação do AquaRio e do BioParque do Rio — e tem o objetivo de tornar o turismo ainda mais acessível e promover a educação ambiental para todos os públicos.
O motivo por apoiar esse tipo de iniciativa não é por acaso. Nos últimos anos, todos os parques do Grupo Cataratas investiram em ações para melhorar a acessibilidade universal, que norteia um plano de trabalho contínuo de melhorias em inclusão. Com isso, é buscado trazer uma experiência mais imersiva e acessível para todos.
Uma programação inclusiva
No dia 8 de dezembro, a partir de 14h, o Grupo Musical Ponto de Vista, composto por alunos e professores de música do Instituto Benjamin Constant, se apresenta no AquaRio com um repertório de músicas brasileiras clássicas e encantadoras. Já o BioParque do Rio terá apresentações de dança exclusivas no fim de semana dos dias 9 e 10. No sábado, às 10h, será a vez do grupo de dança Expressar. No domingo, no mesmo horário, o Grupo Sirius Inclusão finaliza a programação da Semana com o show de dança.
Edição especial da Sessão Azul
No dia 10 de dezembro, o AquaRio receberá uma edição especial da Sessão Azul para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), onde o público terá direito a gratuidade de ingressos. Neste dia, das 8h30 às 10h30, o circuito de visitação será exclusivo para pessoas com TEA e seus respectivos acompanhantes, mas as pessoas com TEA entram de graça durante todo o dia, com direito a apenas 1 acompanhante pagando meia-entrada (R$75). Na sessão exclusiva, o circuito se torna mais espaçoso, com uma visitação mais tranquila em uma experiência inesquecível para as pessoas com distúrbios sensoriais e suas famílias. No dia da Sessão, o ingresso da pessoa com TEA deverá ser retirado na bilheteria, mas é recomendado que seja feita a compra antecipada dos ingressos dos acompanhantes, pois as vagas são limitadas. Link.
Marco das Três Fronteiras
No dia 07 de dezembro, quinta-feira, às 18h, integrantes da APAE realizarão uma apresentação de dança antes do show da Lenda das Cataratas, que ocorre todos os dias às 18h30. Vale destacar que a apresentação de dança está sujeita às condições climáticas.