AquaRio participa de ação de limpeza e plantio de mudas na Praia da Reserva em parceria com a SMAC

No dia 6 de abril, sábado, às 8h, a Praia da Reserva será o palco de uma iniciativa educativa. O AquaRio, Aquário Marinho do Rio, em parceria com o Instituto Museu Aquário Marinho do Rio (IMAM) e o Instituto Conhecer para Conservar (ICC) anunciam uma ação de limpeza e plantio de 250 mudas na praia, em prol da conservação da restinga e da conscientização ambiental.

A restinga, um ecossistema costeiro fundamental para o equilíbrio ambiental e proteção das praias, tem sido degradada pela expansão urbana e extração de recursos. Reconhecendo a grande importância desse ecossistema, o AquaRio junto com os parceiros BioParque do Rio, Centro de Educação Ambiental da Prefeitura do Rio de Janeiro, Projeto Aruanã, Projeto Morcegos da Praça (UERJ E UFRRJ), Projeto de monitoramento do Lagartinho-branco-da-praia (UERJ), Parques Naturais Municipais Nelson Mandela, Chico Mendes e Marapendi, Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade (SMAC), Ambiente Jovem – Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Laboratório de Ecologia de Aves – UERJ, COMLURB e Cláu Resende – Esculturas com sacos plásticos, se unem para promover a conscientização de uma ação concreta.

“A ação é extremamente importante, não somente pela ação de limpeza em si, mas principalmente pela mensagem deixada de forma coletiva sobre a relevância de se preservar este ecossistema tão impactado que é a Restinga. Teremos ações de educação ambiental, estandes com projetos de conservação, plantio de mudas nativas, entre outras” afirma Rafael Franco, biólogo marinho e responsável técnico pelo AquaRio.

O evento na Praia da Reserva integra o Programa Bandeira Azul, reconhecido prêmio ecológico, voluntário, que visa elevar a conscientização da sociedade para a proteção dos ambientes marinhos e costeiros. Apesar de ter uma equipe montada, a ajuda de banhistas dispostos a contribuir com a ação, será bem-vinda.

Como será:

  • Ação de limpeza: Voluntários, projetos de conservação e instituições de pesquisa e educacionais se unirão para coletar resíduos sólidos na praia, que serão separados, pesados e descartados pela COMLURB.
  • Ação de plantio e restauração ecossistêmica: Em parceria com a SMAC, serão plantadas cerca de 250 mudas de espécies nativas de restinga por voluntários presentes.
  • Stands educativos: Projetos e instituições convidadas apresentarão suas ações e realizarão atividades educativas junto ao público passante.

Informações sobre o evento:

  • Data: 6 de abril de 2024
  • Horário: 8h às 12h
  • Local: Praia da Reserva, Av. Lúcio Costa – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, próximo à Ilha 13.

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital