Arena B3 recebe a oitava edição do SP Harp Festival, único evento dedicado exclusivamente à produção de harpistas contemporâneos

DUO ARÍCIA FERIGATO E ALEX DIAS

A Arena B3 em São Paulo receberá o VIII SP Harp Festival, um dos principais festivais de músicas do país e único dedicado com exclusividade à produção de harpistas contemporâneos. Totalmente gratuitas, as apresentações ocorrem entre os dias 27 e 28/07 (sábado e domingo) e vão reunir importantes nomes nacionais e internacionais deste tradicional instrumento surgido há mais de cinco mil anos.

O público terá a oportunidade de conferir – sempre em três horários, às 13h, 15h e 18h, a musicalidade e o ecletismo de um line-up que passeia por diversos gêneros, que vão desde o barroco até o jazz e outros ritmos contemporâneos.

O Festival reunirá artistas como o Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão), Vinicius Medrado(Brasil),Thais Tejeda del Rio (Espanha),Juan Riveros (Estados Unidos), Jesus Soares (Venezuela), Duo Aricia Ferigato, harpa, e Alex Dias, contrabaixo (Brasil) além do Rotas de Iumi, (Irã).

“Para o line-up do VIII SPHarp Festival, buscamos privilegiar artistas de regiões geográficas onde o instrumento seja destaque, além de incluir também os vários tipos de harpas e repertórios possíveis”, destaca Sergio da Costa e Silva, criador e diretor do projeto. Ele ressalta que “com isto, estamos colocando o Brasil no circuito mundial do instrumento, dando continuidade ao ¨XIX RioHarpFestival¨ ao ¨II BsbHarpFestival ” e a sua versão europeia e, assim, realizando o maior festival de harpas do mundo em duração e número de concertos”.

Costa e Silva enfatiza ainda que “o público poderá assistir a apresentações de alto nível, com harpistas de vários países, todos escolhidos pelos seus currículos e representantes dos vários tipos de harpas. Esta miscelânea faz com que o festival seja um evento que cresce ano a ano, principalmente em São Paulo, sempre para plateias cada vez maiores”.

O festival terá edições em Brasília (II BsbHarpFestival) e Rio de Janeiro (XIX RioHarpFestival) e ganhará uma versão europeia, entre julho e outubro de 2024, em 10 cidades de 7 países (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Croácia, Itália e Áustria) na sequência de eventos realizados em outros anos.

A Harpa

Um dos mais antigos instrumentos de corda dedilhada, a harpa tem sua origem relacionada ao tanger da corda dos arcos dos antigos caçadores. Algumas ilustrações destacam a presença das harpas no Oriente Médio e Egito, por volta do ano 3.000 a.C.. De formato triangular, todas as suas cordas estendem-se perpendicularmente em relação à base de seu corpo.

As primeiras harpas eram pequenas, com poucas cordas. A partir do século XVIII, passaram a ser construídas em madeira, com as cordas variando entre materiais como tripa, crina de cavalo, latão, bronze ou seda. Com o passar dos anos tornaram-se maiores, com mais cordas e, consequentemente, mais notas.

A harpa moderna possui 47 cordas, com as 11 mais graves feitas de metal e as demais de tripa, além de 7 pedais. Atualmente, a harpa também é um dos instrumentos que compõem a orquestra, sendo normalmente posicionada entre a percussão e os instrumentos de teclado.

PROGRAMAÇÃO – VIII SPHARP FESTIVAL

27 de julho (sábado)

Horário: 11h

Local: Arena B3

Duo Aricia Ferigato, harpa, e Alex Dias, contrabaixo (Brasil)

A harpista e improvisadora/compositora Arícia Ferigato, artista selecionada para a bolsa de composição do Savassi Festival 2023, sobe ao palco do SP Harp Festival 2024 para apresentar um show inédito em duo com o contrabaixista e integrante de seu quarteto, Alex Dias (improvisador, compositor e produtor musical), trazendo um repertório com clássicos do Spiritual Jazz e temas autorais do primeiro álbum da artista e seu quarteto “Pequenas Voltas” (Savassi Festival Records).

27 de julho (sábado)

Horário: 15h

Local: Arena B3

Thais Tejeda del Rio, harpa (Espanha)

Thaïs Tejeda del Río começou no mundo da harpa aos 5 anos de idade, quando começou a tocar na Orquesta Camerata Académica (atual Orquestra Jovem Provincial de Málaga). Ao longo de sua carreira, participou de diversos festivais: Oldemburg, Estambul, Boadilla, Priego de Córdoba, Festival Internacional de Bandas de Valência, Primer Festival de Arpa María Rosa Calvo Manzano de Collado Villalba. Atualmente faz parte da Orquestra de Arpas de Málaga, com a qual realiza numerosos concertos anualmente. Entre as orquestras em que tocou: Orquesta Filarmónica de Málaga, Orquestra Filarmonía de Granada, Orquesta Ciudad de Almería e Orquesta Bética de Sevilla.

27 de julho (sábado)

Horário: 18h

Local: Arena B3

Juan Riveros, harpa (Estados Unidos)

Juan Riveros faz parte de uma nova geração de jovens harpistas que unem uma variedade de gêneros e caminhos artísticos, construindo públicos e promovendo uma nova apreciação por um instrumento com tradições antigas e diversas. Além de uma carreira ativa de performance, Riveros mantém um estúdio particular para alunos de harpa. Em suas aulas, Riveros se dedica a elaborar abordagens construtivas para a pedagogia da harpa e os fundamentos da teoria musical. Sua pesquisa se concentra nos repertórios e tradições de tocar harpa da América Latina e na pedagogia da teoria musical. Riveros atualmente atua como Coordenador de Diversidade da American Harp Society (AHS) e como membro do comitê IDEA e dos Comitês de Membros.

28 de julho (domingo)

Horário: 13h

Local: Arena B3

Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão)

Fujiyama Nippon de Koto é um grupo de música tradicional japonesa, que se apresenta utilizando os instrumentos Koto, Shamisen e Shakuhachi. Nesta ocasião o Grupo contará com dois Mestres da escola japonesa de Koto Seiha Hougaku-kai: Toyomi Abe e Tonan Barrios acompanhados de dois alunos da Grã Mestra Utahito Kitahara representante do Seiha Hougaku-kai no Brasil: Ramon Almeida no Koto e Daisuke Takai no Shamisen. O repertório contará com músicas tradicionais, infantis e modernas, podendo se apreciar a diversidade de estilos musicais no Koto e outros instrumentos japoneses.

28 de julho (domingo)

Horário: 15h

Local: Arena B3

Rotas de Rumi (Irã).

A apresentação conta com as músicas e danças que ilustram caminhos percorridos pelo poeta Rumi na antiga Pérsia, das regiões da Turquia, Irã, Armênia, Azerbaijão e Afeganistão.

28 de julho (domingo)

Horário: 18h

Local: Arena B3

Vinicius Medrado, harpa (Brasil)

Vinicius já participou como harpista de diferentes projetos, como Coral Todos os Cantos (FEUSP), Canto Sur y Otros Cantos (Conferências Musicais USP), Grupo Populário (Lab_Arte USP), Canto das Águas/ Ecker der Gewasser (Intercâmbio Musical Brasil-Alemanha), Projeto  Gerações (com Grupo Manuí). Carapicuíba(2015).

Serviço Festival Arena B3

  • Arena B3 
  • Local: Praça Antônio Prado, 48 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP 
  • Quando: A partir de 17 de maio
  • Preço: R$20 (meia-entrada) e R$40 
  • Lotação: 150 lugares 

VIII SP Harp Festival – Festival Internacional de Harpas

  • Data: 27 e 28 de julho às 11h, 15h e 18h
  • Vendas presenciais: ENTRADA GRATUITA – retirada no dia do evento.
  • Lotação presencial: 160 lugares
  • Classificação: Livre
  • Duração: 60/75 minutos

Programação

17 de maio – Isto é Bossa Nova, com Roberto Menescal e Cris Delano  
Sexta-feira, às 15h e 18h.  

18 de maio – Tributo a Elton John (música)  
Sábado, às 15h e 18h.  

19 de maio – Tributo a Phill Collins (música)  
Domingo, às 15h e 18h.  

25 de maio – Piano Experience (música)  
Sábado, às 15h e 18h.  

26 de maio – Tributo a John Coltrane (música)  
Domingo, às 15h e 18h.  

01 e 02 de junho – Jordhan Matheus (comédia)
Sábado e domingo, às 15h e 18h.  

01 e 02 de junho – ‘Contos do Brasil’ (musical infantil)  
Sábado e domingo, às 11h.  

08 e 09 de junho – ‘Sonhos para vestir’ (teatro)  
Sábado e domingo, às 15h e 18h.  

15 de junho – ‘Felicidade à venda’ (teatro)  
Sábado, às 15h e 18h.  

16 de junho – ‘Não-Peça’ (teatro)  
Domingo, às 15h e 18h.  

22 de junho – Queen Legacy (música)  
Sábado, às 15h e 18h.  

23 de junho – Tributo a Elis Regina (música)  
Domingo, às 15h e 18h.  

29 de junho – Tributo a Michael Buble – por Mark Lambert (música)  
Sábado, às 15h e 18h.  

30 de junho – Let’s Groove – Earth, Wind And Fire (música)  
Domingo, às 15h e 18h.  

13 e 14 de julho – ‘Ossada’ (teatro)
Sábado e Domingo, às 15h e 18h.
20 e 21 de julho – ‘Cálculo Ilógico’ (teatro)
Sábado e Domingo, às 15h e 18h.
27 e 28 de julho – VIII SP Harp Festival – Festival Internacional de Harpas (música)
Sábado e Domingo, às 11h, 15h e 18h (gratuito)
4 de agosto – Assucena (música)
Domingo, às 15h e 18h

18 de agosto – Filipe Catto (música)
Domingo, às 15h e 18h.

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio