Arte Suburbana em destaque: Paralela.22 Abre Portas no Galpão 808

Exposição gratuita reúne 32 artistas em mais de 70 obras que exploram temas como ancestralidade, resistência e a força da cultura suburbana

Data:

A terceira edição da exposição “Paralela.22: Beberagens Para Sustento da Ancestralidade em Tempos Contemporâneos” chega ao Galpão 808, na Zona Norte do Rio, até 19 de outubro, com entrada franca. Mais do que uma mostra de arte, o evento é um grito de representatividade, reunindo 32 artistas em mais de 70 obras que exploram temas como ancestralidade, resistência e a força da cultura suburbana.

Com curadoria, ou melhor curandeiria de Junior Negão, a partir das beberagens de Andrea Mendes e a proposta de “contrapor o longe” de Keyna Eleison, a exposição aprofunda a pesquisa sobre as “Insurgências Suburbanas”, convidando o público a refletir a respeito da arte a partir da perspectiva suburbana e periférica, ressaltando a importância da representatividade e gerando impacto positivo e inclusivo na cena artística fora dos centros. A diversidade e a pluralidade da seleção de artistas reflete essa representatividade, com pessoas negras, indígenas, periféricas e LGBTQIAP+.

Democratizando a Arte

O Galpão 808, berço da Paralela.22, é mais do que uma galeria. É um espaço de expressão e empoderamento, nascido da necessidade de fomentar cultura e arte para o subúrbio. O curandeiro Junior Negão explica o intuito desse espaço:

“Paralela.22 é uma exposição anual produzida pelo Ghetto Coletiv, e acontece no Galpão 808, espaço que surgiu para democratizar o acesso à cultura e como opção de lazer para a comunidade. Nasce da falta territorial de alguns aspectos, como cultura e arte, e da falta de lugares e coletivos para se expressar com capacidade de desenvolver potências femininas, potências pretas, potências suburbanas. O propósito do Ghetto é dar conta dessa visibilidade, de tantas potências, é dar visibilidade a tantos saberes que formam uma rede muito potente, que a academia não vai dar conta, que a tradicionalidade não vai dar conta, que o eurocentrismo não vai dar conta, tá ligado, essa grande egrégora. Então quando a gente pensa no Ghetto, a gente pensa em olhar realmente o subúrbio e a potência dele.”

Para retirar ingresso gratuito, acesse: https://www.sympla.com.br/expo-paralela22-ano-24—terceira-edicao__2656702 

Serviço:

Exposição Paralela.22 ano 24 “Beberagens para sustento da ancestralidade em tempos contemporâneos”

  • Data: 28 de setembro até 19 de outubro de 2024
  • Local: Galpão 808, Rua Arquias Cordeiro, 808, Zona Norte, Rio de Janeiro
  • Entrada Gratuita
  • Classificação: Livre
  • Local: Galpão 808, Rua Arquias Cordeiro, 808, Zona Norte, Rio de Janeiro
  • Horários de visitação: Terça a sexta: 11h às 17h / Sábado: 11h às 14h

REDES:

https://www.instagram.com/galpao808/

https://www.instagram.com/ghettocolletiv/

https://www.instagram.com/paralela.22/

Banner com Vídeo

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Centro do Rio recebe exposição gratuita e interativa de arte do bordado, performances e grafite

É na histórica Rua da Alfândega, que já existia...

João Candido Portinari fala sobre os painéis de Portinari nos Estados Unidos

No dia 10 de outubro, João Candido Portinari, fundador...
Compartilhe
Send this to a friend