Artesãs do Quilombo São José da Serra ensinam a fazer bonecas de material orgânico no Museu de Folclore Edison Carneiro

Sempre de portas abertas para multiplicar saberes de todo o Brasil, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/IPHAN), no Catete, recebe as artesãs Luciene Estevão do Nascimento e Lucia Helena Estevão do Nascimento, do Quilombo São José da Serra, para ensinar como palha de milho e bucha vegetal são matéria-prima para a criação de lindas bonecas. Será domingo, 17 de agosto, as 14h. Inscrições via Sympla no https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-bonecas-de-palha-de-milho-e-bucha-vegetal/3059142.

Foto: Francisco Moreira da Costa

Essa atividade dialoga com a exposição do programa Sala do Artista Popular (SAP) Bonecas que contam histórias – Saberes das mulheres do Quilombo São José da Serra, ocorrida entre maio e junho no Museu de Folclore Edison Carneiro. Mais antigo do Estado do Rio de Janeiro, o Quilombo São José da Serra, no Distrito de Santa Isabel no município de Valença/RJ, sul do estado do Rio de Janeiro, está completando 10 anos com titularidade da terra. É o mais antigo em território fluminense, com mais de 150 anos.

Durante a oficina, será possível aprender técnicas de preparo, tingimento e modelagem de materiais, desde a palha de milho e bucha vegetal, além do uso de adornos para dar vida às bonecas artesanais. Ao final, cada participante levará para casa a sua própria criação.

Conforme conta Luciene Estevão do Nascimento, diretora da Associação da Comunidade Negra Remanescente do Quilombo da Fazenda São José da Serra, o artesanato é importante fonte de renda. “No Quilombo, a renda da mulher é que faz diferença na vida da família. Nosso artesanato tem uma importância imensa por tudo que significa”, define. No Espaço de Comercialização do Museu de Folclore Edison Carneiro é possível comprar as bonecas do Quilombo por preços em torno de R$ 50.

Serviço
Oficina de bonecas de palha de milho e bucha vegetal
Local: Bistrô do Museu da República (atrás da gruta nos jardins) – Rua do Catete, 179.
Data: 17 de agosto (domingo), às 14h. Site www.cnfcp.gov.br

Related posts

“Famílias de Pernas Para o Ar”, uma série de oficinas voltadas para toda família

Bete Esteves apresenta “elataquidentro” no Solar Grandjean de Montigny /PUC-Rio

Dia Mundial da Fotografia: projeto social celebra a capacitação de 300 pessoas para o mercado audiovisual