Artesãs do Quilombo São José da Serra ensinam a fazer bonecas de material orgânico no Museu de Folclore Edison Carneiro

Sempre de portas abertas para multiplicar saberes de todo o Brasil, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/IPHAN), no Catete, recebe as artesãs Luciene Estevão do Nascimento e Lucia Helena Estevão do Nascimento, do Quilombo São José da Serra, para ensinar como palha de milho e bucha vegetal são matéria-prima para a criação de lindas bonecas. Será domingo, 17 de agosto, as 14h. Inscrições via Sympla no https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-bonecas-de-palha-de-milho-e-bucha-vegetal/3059142.

Foto: Francisco Moreira da Costa

Essa atividade dialoga com a exposição do programa Sala do Artista Popular (SAP) Bonecas que contam histórias – Saberes das mulheres do Quilombo São José da Serra, ocorrida entre maio e junho no Museu de Folclore Edison Carneiro. Mais antigo do Estado do Rio de Janeiro, o Quilombo São José da Serra, no Distrito de Santa Isabel no município de Valença/RJ, sul do estado do Rio de Janeiro, está completando 10 anos com titularidade da terra. É o mais antigo em território fluminense, com mais de 150 anos.

Durante a oficina, será possível aprender técnicas de preparo, tingimento e modelagem de materiais, desde a palha de milho e bucha vegetal, além do uso de adornos para dar vida às bonecas artesanais. Ao final, cada participante levará para casa a sua própria criação.

Conforme conta Luciene Estevão do Nascimento, diretora da Associação da Comunidade Negra Remanescente do Quilombo da Fazenda São José da Serra, o artesanato é importante fonte de renda. “No Quilombo, a renda da mulher é que faz diferença na vida da família. Nosso artesanato tem uma importância imensa por tudo que significa”, define. No Espaço de Comercialização do Museu de Folclore Edison Carneiro é possível comprar as bonecas do Quilombo por preços em torno de R$ 50.

Serviço
Oficina de bonecas de palha de milho e bucha vegetal
Local: Bistrô do Museu da República (atrás da gruta nos jardins) – Rua do Catete, 179.
Data: 17 de agosto (domingo), às 14h. Site www.cnfcp.gov.br

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio