Artista cria projeto sociocultural para estimular habilidades socioemocionais em crianças adolescentes e jovens através do teatro

Data:

Criado pela artista, arte educadora e produtora cultural Allexandra Hayram  @allexandrahayram  o DespertArte vai além de um projeto de impacto social. É uma transformação social. Um projeto sociocultural que abriga diversos programas socioemocionais nas mais diversas linguagens para tratar de assuntos sociais. 

Um desses é o programa de oficinas Teatro Como Ferramenta de Transformação Social, criado a partir do conceito do projeto Despertarte, as oficinas utilizam da técnica do teatro do oprimido para promover conscientização social em prol do desenvolvimento humano, cultivando habilidades socioemocionais e valores que devem ser entendidos e armazenados desde a infância, pois estimula o jovem a perceber a sua responsabilidade no mundo em que vive, debatendo temas como opressão, homofobia, racismo, bulliyng e tantos outros. As oficinas se dividem em 3 categorias:

A Construção do Ser – Para crianças;

A Descoberta do Ser – Para adolescentes e jovens;

Desenvolvimento Humano por Meio do Teatro – Para arte educadores, professores do ensino regular e interessados na educação social.

Todos as categorias contam com suporte e parceria da psicóloga Adriana Prieto   @dricaprieto  que media a roda de conversa e propõe dinâmicas, e da Arte educadora Sarah Christina Carvalho @sarahchristina.carvalho , também responsável por conduzir a oficina.

O projeto tem acontecido por meio de fomentos culturais municipais e estaduais no Rio de Janeiro.

“Como artistas e arte educadores precisamos entender e usar nosso poder de comunicação para transformar…

… O fazer artístico expressa muito sobre o indivíduo, como também seu papel no coletivo e, portanto, influencia e é influenciado pelo meio em que vive. Por ter grande poder e capacidade de acessar conhecimentos e sentimentos profundos dos mais diversos seguimentos, a arte pode e deve ser usada de diferentes formas na sociedade. As propostas de debates nas oficinas partem sempre dos alunos e suas necessidades naquele momento da oficina, eles manifestam muitas angústias e dúvidas, temos sempre esse cuidado de entender a demanda e acolher. Não sei fazer arte sem propósito e não a entendo fora desse papel transformador” – diz Allexandra Hayram

As oficinas podem ser realizadas em espaços de artes ou escolas da rede pública. Novas edições do projeto estão por vir com o objetivo de contribuir com as transformações positivas na sociedade usando as artes como principal ferramenta, incentivando o autoconhecimento, a autoestima e o lugar de fala. 

Acompanhe no Instagram @despertarte.ahprocult

Assista a edições anteriores no canal do Youtube Despertarte

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Entre o cinema e o teatro, Ricardo Alves Jr.

Ricardo Alves Jr. Diretor e produtor de cinema e...

“O que vão dizer de nós” no mês do Orgulho LGBTQIAPN+ no Teatro Rival Petrobras

As relações de casais LGBTQIAPN+ entre quatro paredes, vistas...

Beatriz Linhales no teatro, na tv e no cinema

Beatriz Linhales, 19 anos, é uma jovem atriz que...

Feira do Lavradio recebe o espetáculo “Manifesto Amazônia: Os Encantados vivem!”

Teatro, dança, música popular e erudita, pernas de pau,...
Compartilhe
Send this to a friend