A Bahia se destaca mais uma vez no mundo das artes e ganha mais um nome imortalizado. Em homenagem à contribuição do artista plástico Ed Ribeiro à arte brasileira, no dia 12 de março, o livro ‘Ed Ribeiro O Maior Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’ será lançado junto à exposição, na Odisseia Casa de Cultura – Alameda Min. Rocha Azevedo, 463, Cerqueira César, São Paulo – SP.
A obra, que é uma edição de luxo, apresenta a história de vida profissional do artista baiano e conta como surgiu a técnica de Derramamento de Tinta – criada por Ed; a carreira nos Estados Unidos; e mostras na Europa – com exposição no Museu do Louvre – o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico, em Paris, Oslo, Suíça, entre outros países.
A biografia em homenagem a Ed Ribeiro, tem como autor o escritor, jornalista e cineasta Daniel Marx, queapresenta em uma obra inédita, a importante trajetória de sucesso e premiações do baiano, reconhecido nacional e internacionalmente como o ‘Pintor dos Orixás’.
Daniel Marx, revela que o livro dedicado a contar sobre a vida do baiano, tem como foco a arte e, para fazer jus à criatividade do artista plástico, apresenta um formato diferente dos demais livros de arte. “O objetivo é fazer com que as pessoas leiam arte, não apenas visualizem as pinturas que ali estão postas, mas que elas possam sentir e admirar, ao mesmo tempo que aprendem sobre Ed Ribeiro”, adianta.
O autor da obra, destaca Ed Ribeiro como um nome importante e necessário no cenário nacional e internacional no mundo das artes plásticas. “Assim como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego, Carybé e tantos outros nomes que se destacaram e fizeram a diferença nas telas, Ed Ribeiro eternizou seu nome na cultura e na arte do mundo. Por isso, só temos a agradecer a este artista por nos presentear com tamanha beleza visual e espiritual”, declara Daniel.
Para Ed Ribeiro,ter uma biografia em sua homenagem é a realização de um sonho maior do que ele imaginou. “Eu me sinto honrado e feliz. Eu sou apaixonado pelo que faço. Valeu sempre acreditar! Para mim, é muito importante ser exemplo para aqueles que acham impossível. Não existe nada difícil, basta querer e nunca desistir”, celebra o artista.
Ed, que acompanhou todo o processo de construção do livro, conta que a sua expectativa com o lançamento da obra, com suas histórias no mundo da arte é que ela possa deixar um legado para a humanidade. “Quero mostrar que para realizar os nossos sonhos basta ter amor, determinação, fé e acreditar. Como sempre digo, temos que abrir caminhos para que as coisas venham para nós, e não abrir caminhos para correr atrás”, finaliza.
SERVIÇO
Mestre da arte contemporânea imortalizado: livro em homenagem ao artista plástico Ed Ribeiro é lançado em São Paulo, em março
Quando – 12 de março
Onde – Alameda Min. Rocha Azevedo, 463, Cerqueira César, São Paulo – SP
SOBRE O ARTISTA
O artista, natural do interior da Bahia, da cidade de Catu, a 80 Km de Salvador, é reconhecido por sua técnica intitulada Derramamento de tinta, especulada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21 no mundo da arte, estando entre grandes nomes.
Criador de obras com destaques internacionais, o artista plástico e seu ateliê recebem visitantes baianos, brasileiros e estrangeiros, como estadunidenses e suíços. As peças que estão em seu “santuário” consistem em materiais descartados transformados e renascidos em obras de arte, como árvores queimadas, além da exposição de suas reconhecidas telas e do Jeep de Pedra.
Uma de suas obras, considerada pelo público norte-americano como a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A Borboleta. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Art Expo, em 2008.
Outro destaque presente no trabalho do artista baiano é a cultura africana, um dos pontos altos das pinturas. Nas telas o artista visa passar sua essência e espiritualidade e ao mesmo tempo quebrar o preconceito de um mundo alheio à cultura e religião do outro.
Além de ‘Pintor dos Orixás’, Ed Ribeiro também é escultor. Uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feito em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros, onde o artista transformou em um animal pré-histórico tão real que permite ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.