Obra multidões 2019

Artista lança exposição poética de artes visuais criadas a partir de clipes de papel 

Rafael Amorim encontrou clipes nas ruas durante cinco anos e transformou no projeto “a respeito do fracasso e outras virtudes”, que apresenta no Sesc Ramos (RJ)

por Redação

Clipes de papel. O que para muitos pode parecer apenas um artifício para manter folhas agrupadas, para o artista visual rafael amorim (assim mesmo, com o nome artístico em letras minúsculas) é uma forma de mostrar que a arte está no cotidiano, basta um olhar atento para reconhecê-la. O artista expõe no Sesc Ramos (RJ) o projeto “a respeito do fracasso e outras virtudes”, selecionado pelo edital Sesc RJ Pulsar, com poesias e artes criadas a partir de clipes encontrados nas ruas por ele desde 2017. A exposição, com texto curatorial de Julia Baker e Juliana Pereira, acontece entre 1º de junho e 28 de agosto, das 09h às 18h, de forma gratuita.

rafael amorim

rafael amorim – Foto: Charles Pereira

A ideia de reunir os clipes começou quando o artista, morador de Padre Miguel, zona oeste do Rio de Janeiro, se deslocava para as aulas de artes visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), há cinco anos. “Comecei a perceber uma recorrência de objetos descartados pela cidade e passei a investigar onde eles cabiam na arte”, relembra.

Para Rafael, utilizar os clipes em uma exposição contribui para dissolver os limites entre o público e o artista: “Acho ótimo quando alguém olha um trabalho de arte e diz que ‘até uma criança faria aquilo’, porque a arte não precisa estar em um pedestal ou em um círculo restrito de pessoas. Qualquer uma delas pode instituir uma obra de arte a partir do momento que coloca os pés na rua e passa a observar com mais atenção o que não via antes”, comenta o artista.

A exposição “a respeito do fracasso e outras virtudes”conta com obras como “eu observo cada vírgula dessa cidade” (2018), feita com clipes costurados sobre tecido, e “contar os dias para ver o que vem depois” (2020-2022), intercalando os clipes com escritos poéticos e autorais. O projeto conta ainda com a produção de um livro do artista, que será lançado no espaço expositivo junto à programação da mostra, tendo textos críticos de três jovens artistas e pesquisadores: Yná Kabe Rodriguez, Thiago Fernandes e Tulio Costa.

Rafael conta que a escolha do título da exposição foi uma forma de convidar as pessoas a pensarem sobre a relação entre o fracasso e a virtude: “A coleção de clipes que eu iniciei é incompleta por natureza, não tem como dimensionar quantos eu já encontrei ou quantos ainda vou encontrar. Mas talvez seja uma virtude se pensarmos uma coleção de algo que foi descartado a partir da perspectiva em arte”, resume.

O ARTISTA 

rafael amorim é poeta, artista visual e pesquisador. Graduado em Artes Visuais/Escultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA – UFRJ), já participou de exposições individuais e coletivas, como a “Crônicas Cariocas”, no Museu de Arte do Rio (2021). Publicou os livros “matrimônio” pela Margem Edições e “como tratar paisagens feridas”, seu livro de estreia selecionado na categoria Novo Autor Fluminense pela 4ª Edição do Prêmio Rio de Literatura, Editora Garamond.

SERVIÇO 

  • Exposição “a respeito do fracasso e outras virtudes” – rafael amorim
  • Local: Sesc Ramos – Rua Teixeira Franco, 38, Ramos, Rio de Janeiro.
  • Data: 01/06/2022 a 28/08/2022, das 9h às 18h. – terça a domingo
  • Entrada gratuita

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via