Artistas abordam passado e presente do Rio de Janeiro na exposição “Uma História Guanabara”

por Redação
Exposição Guanabara

No dia da abertura, 26 de setembro, haverá também no programa Cinema na Praça às 18h, uma exibição do filme “Uma Baía”, de Murilo Salles, na Praça da Harmonia, em frente ao Centro Cultural Inclusartiz, na Gamboa  

No próximo dia 26 será aberta ao público a mostra “Uma História Guanabara”. Com curadoria de Gabriela Davies, a exposição vai apresentar um conjunto de obras de artistas contemporâneos que abordam a história, a vida e a complexidade da Baía de Guanabara, uma das regiões mais emblemáticas do Rio de Janeiro e do Brasil, por meio de múltiplas perspectivas artísticas. 

A exposição “Uma História Guanabara” pretende ser um espaço de encontro, diálogo e conscientização sobre a importância da Baía de Guanabara. Reunindo alguns dos mais importantes nomes da cena artística contemporânea brasileira, a mostra vai ampliar a percepção sobre esse território, incentivando novas formas de interação e cuidado com o meio ambiente. Em um momento crítico para a preservação dos recursos naturais, a arte se torna um instrumento de diálogo e conscientização. 

Com o objetivo de ampliar o debate sobre a Baía de Guanabara e seu papel na vida cultural e ambiental da cidade, a exposição contará também com uma série de conversas, debates e oficinas. Essas atividades visam proporcionar um espaço de diálogo aberto entre artistas, curadores, especialistas e o público, promovendo um entendimento mais profundo das questões abordadas na mostra e estimulando a reflexão sobre a preservação de um dos patrimônios mais importantes do Brasil. 

“A preservação da vida da Baía de Guanabara é um desafio urgente que demanda a atenção de todos”, diz a presidente do Instituto Inclusartiz, Frances Reynolds. “Em tempos de crise climática e destruição dos ecossistemas, é essencial que o meio artístico utilize sua capacidade de sensibilização para chamar a atenção sobre a urgência do tema”. 

Nas palavras da curadora, Gabriela Davies, “a Guanabara é onde toda a história do Rio de Janeiro começa e é o palco de toda transformação socioambiental e cultural. Foi um grande desafio fazer uma exposição sobre essa entidade, pois precisei compreender todas as facetas de sua história e honrá-las, mas também entender que não é viável contemplar tudo. A exposição busca ser um espaço de diálogo ativo e aberto entre o meio da arte contemporânea, pesquisadores ambientalistas, antropólogos, historiadores e ativistas”, explica.

A exposição reúne obras dos seguintes artistas: Aline Motta, Arjan Martins, Augusto Portella, Carla Santana, Custódio Coimbra, Gabriel Giucci, Gê Viana, Glicéria Tupinambá, Jaime Lauriano, Jasson Gonçalves da Silva, Joelington Rios, Marcelo Conceição, Marcone Moreira, Marcos Chaves, Mercedes Lachmann, Mulambö, Ricardo Gomes, Silia Moan e Zé Alves. Pinturas, fotografias, instalações e performances convidam o público a uma reflexão sobre a história, a cultura e o ambiente que circundam a Baía de Guanabara.

Quinta, 26 de setembro

No dia da abertura da exposição, 26 de setembro, haverá também Cinema na Praça, às 18h, na Praça da Harmonia, em frente ao Centro Cultural Inclusartiz, no bairro da Gamboa, com a exibição do filme “Uma Baía”, de Murilo Salles. O filme traz uma visão poética e crítica sobre a relação dos habitantes do Rio de Janeiro com a Baía de Guanabara, abordando os desafios e as potencialidades desse território. 

Como o Centro Cultural Inclusartiz fica em plena Pequena África, como Heitor dos Prazeres (1898-1966) um dia denominou a região, ninguém deve se surpreender se a noite acabar em samba. 

Instituto Inclusartiz

O Instituto Inclusartiz é dedicado à promoção da arte contemporânea e do diálogo intercultural, incentivando projetos inovadores que abordam questões sociais, políticas e ambientais. Por meio de exposições, residências artísticas e programas educativos, o Inclusartiz busca ser espaço inclusivo de troca e reflexão, valorizando a diversidade e a criatividade. Mais informações em https://inclusartiz.org/

O Instituto Inclusartiz conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Vivo e da Granado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura, Governo Federal. 

Serviço:

Exposição: Uma História Guanabara

Curadoria: Gabriela Davies

Abertura: quinta, 26 de setembro de 2024

Até: domingo, 29 de setembro de 2024

Local: Centro Cultural Inclusartiz – Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa, Rio de Janeiro, RJ

Horário de visitação: das 11h às 18h, exceto na abertura, quando o horário será estendido

Entrada: Gratuita e Classificação Livre 

Para mais informações, visite o site do Instituto Inclusartiz em www.inclusartiz.org ou entre em contato pelo e-mail contato@inclusartiz.org 

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

    Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

    Compartilhe
    Send this to a friend