Início » Artistas urbanos ilustram projeto do STF sobre liberdades

Artistas urbanos ilustram projeto do STF sobre liberdades

por Redação

Na próxima terça-feira (17/5), a partir das 8h, grafiteiros de todas as regiões do Brasil estarão reunidos na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), para imprimir sua arte em 11 grandes painéis. Em cada qual será retratado um aspecto da liberdade, tema do livro Liberdades, que o Instituto Justiça & Cidadania prepara para lançamento em agosto, com artigos dos 11 atuais ministros da Corte.

Essa ação integra o Projeto Liberdades, realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Instituto Justiça e Cidadania (IJC), em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil.

Em fase de revisão, os temas dos artigos para o livro foram divididos entre os ministros da seguinte forma: Presidente Luiz Fux, Liberdade Econômica; Vice-Presidente Rosa Weber, Liberdade do Trabalhador, Sindical e Associativa; Gilmar Mendes (decano), Liberdade de Ir e Vir; Ricardo Lewandowski, Liberdade de Reunião; Cármen Lúcia, Liberdade de Imprensa; Dias Toffoli, Liberdade de Expressão; Luís Roberto Barroso, Liberdade Sexual; Edson Fachin, Liberdade de Voto (do eleitor); Alexandre de Moraes, Liberdade Eleitoral (do candidato); Nunes Marques, Liberdade Empresarial; e André Mendonça, Liberdade Religiosa.

Os grafites vão ilustrar não a obra principal do projeto, com os textos completos dos magistrados, mas uma versão dirigida ao público infanto-juvenil, que será distribuída de forma impressa e digital a todas as escolas de Ensino Médio do País.
Os artistas foram selecionados pelo fundador da Escola Carioca de Grafitti e do Museu do Grafitti do Rio de Janeiro, Rafael Araújo dos Santos Barbosa, conhecido como Fael Tujaviu.

Além dele, estarão presentes Jaime dos Santos – Jaime; Alexsandra de Assis Santana Ribeiro – Dinha; Sarah Regina Ferreira de Oliveira – Chermie; Juliana de Santana – Juliana Fervo; Priscila Renata Jacome da Silva – Roxo; Pandro Souza da Silva Fernandes – Nobã; Pedro Henrique Ferreira Franco – Pedro RAZ; Eduardo Fernandes de Castro – Aiog; André Machado da Silva – Bart; e Naiana Mendes – Nati.

A artista de Brasília Veronica Pires, que compõe o coletivo Risofloras, vai ilustrar uma tela sobre combate às fake news e ao discurso de ódio.

A pintura dos painéis poderá ser acompanhada pelo público.

Serviço
Evento: Artistas urbanos ilustram projeto do STF sobre liberdades
Local: Praça dos Três Poderes, Brasília-DF
Data: 17 de maio de 2022
Horário: 8h às 18h

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via