Árvore do Rio é acesa na Lagoa Rodrigo de Freitas

Árvore do Rio - foto: Pedro Brandão

Passava um pouco das 21h deste sábado, dia 26 de dezembro, quando a Árvore do Rio foi acesa e finalmente voltou a brilhar na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. Cerca de 200 mil pessoas passaram pela Lagoa nesta noite, admirando e celebrando esse ícone da cidade.

Em 2025, uma homenagem emocionante acontece esse ano no momento em que as luzes são acesas, realizada em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor: canhões de luz, instalados na base da Árvore, iluminam o monumento do Cristo Redentor. Logo na sequência, a árvore é acesa.

Uma homenagem às pessoas e instituições que realizam importantes trabalhos de impacto positivo na cidade também acontece esse ano. Um grande botão cenográfico está instalado no Lagoon, e a cada dia uma pessoa será convidada para a missão de acender as luzes da Árvore, reforçando o caráter democrático dessa grande festa. Na noite de 06 de agosto, a Árvore do Rio 2025 foi acesa por Magda Chambriard, presidente da Petrobras, que apresenta o projeto, e o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

A festa de abertura teve início às 17h com apresentação do DJ João Pedro, único DJ profissional brasileiro com Síndrome de Sown formado pela Academia Internacional de Música Eletrônica. Na sequência, às 19h55, teremos a apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob regência do maestro Felipe Prazeres e com participação da cantora Analu Pimenta, no palco montado no Lagoon. O repertório reúniu trechos de “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky (Marcha, Trepak, Valsa das Flores e A Árvore de Natal), além de clássicos como “Noite Feliz” e “Noite Azul”. O concerto também trouxe um grande medley natalino que incluiu “Então é Natal”, “Oh Come All Ye Faithful”, “The First Noel”, “Joy to the World”, “Angels We Have Heard on High” e “Jingle Bells”, e segue com obras populares como “Tico-Tico no Fubá”, “Festa do Interior”, “Maria Maria”, “Feira de Mangaio” e “A Voz do Morro”. Os telões instalados no Parque dos Patins e no Parque do Cantagalo garantirão que o público em diferentes pontos da Lagoa acompanhe o espetáculo.

Pouco depois das 21h, a Árvore do Rio foi acesa, seguida por uma queima de fogos. No céu, uma enorme lua crescente completava a paisagem.

Árvore do Rio – foto: Pedro Brandão

Com projeto criativo de Orleans de Sá, a árvore traz desenhos típicos das festas natalinas, reconhecidos por pessoas de todas as idades, origens e nacionalidades. A ideia é que o público, ao olhar a árvore, reconheça o “seu” Natal, suas lembranças afetivas dessa época do ano. A Árvore vai homenagear o país: uma constelação, na qual cada estrela representa um estado brasileiro, vai brilhar todas as noites, reforçando a união do Brasil. Com 60 metros de altura, a Árvore foi projetada para estar em total harmonia com a Lagoa e seu entorno, como se pertencesse naturalmente ao cenário e em diálogo constante com o verde, a cidade e as pessoas. Para a iluminação serão instalados mais de 20 quilômetros de Led e Neon Flex.

Em 2025, a Árvore do Rio traz uma importante inovação em sustentabilidade: toda a energia que ilumina o evento será fornecida por um gerador abastecido com Diesel R, o diesel desenvolvido pela Petrobras com 10% de conteúdo renovável além da parcela obrigatória de 15% de biodiesel. Esse combustível utiliza matérias-primas de origem renovável, como óleos vegetais e gordura animal, e pode reduzir em até 60% as emissões de gases do efeito estufa na sua parcela renovável. A comercialização do Diesel R da Petrobras para o fornecimento de energia demonstra o compromisso do projeto com a transição energética justa, contribuindo para um futuro mais sustentável.

A Árvore do Rio é um projeto realizado pela Backstage e Dream Factory. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, através da Lei Rouanet. Uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro. O projeto tem patrocínio máster da BB Seguros e patrocínio do Boticário.

Árvore do Rio – foto: Pedro Brandão

Programação de domingo, dia 07/12

Já no domingo, 07/12, a programação começa às 17h com o DJ Lou Cascudo e Camila Marotti. A Árvore será acesa às 19h.

Às 20h tem início o show de Diogo Nogueira. “Estou feliz em poder levar o samba ao Rio de Janeiro nessa época tão importante do ano, para comemorarmos juntos a reinauguração da árvore flutuante em um ponto tão especial de nossa cidade. Espero todos vocês para começarmos as festas de Natal com o melhor da música popular brasileira, energia lá no alto e muito samba no pé”, conta Diogo. A apresentação terá participação especial do Padre Omar.

Programação até 28 de dezembro

A programação completa segue até o dia 28 de dezembro, sempre com atividades gratuitas mediante retirada antecipada dos ingressos pelo site GoDream (www.godream.com.br).

Nesta edição, as ativações ganham relevo especial, com duas novidades que devem atrair grande público. No espaço do antigo Lagoon, a Feira de Natal, assinada por Robert Guimarães e Fernando Molinari, da Babilônia Feira Hype, reúne expositores de moda, decoração e artesanato, criando um circuito de presentes criativos e gastronomia com foodtrucks. A proposta é transformar o espaço em um ponto de encontro para famílias, turistas e moradores durante todo o período.

Também no antigo Lagoon haverá um espaço de recreação pensado para crianças de diferentes idades, com brinquedos infláveis e área baby, com entrada gratuita.

O espaço do antigo Lagoon vai funcionar de sábado à domingo, das 17h às 22h.

Já no Parque do Cantagalo, a nova Casa do Papai Noel será uma das atrações mais aguardadas, especialmente pelas crianças. Um espaço especial para fotos também estará montado no local, assim como um mirante para visualização da Árvore do Rio.

Pedalinhos gratuitos estarão disponíveis no local. Será necessário agendamento prévio pelo aplicativo GoDream.

O espaço funcionará aos sábados e domingos, das 17h às 22h, até 28 de dezembro, além de horários diferenciados nos dias 24 e 25.

No Parque dos Patins, um cenário luminoso instagramável está aberto ao público para fotos.

Serviço:

Acendimento da árvore – 19h (diariamente, de 07.12 até o dia 06.01)

Música, Presentes e Gastronomia – Lagoon

Sábados e domingos, das 17h às 22h, (até 28/12)
Dia 06 (sábado), às 20h – Orquestra Petrobras Sinfônica
Dia 07 (domingo), às 20h – Diogo Nogueira
Retira de ingresso gratuito pelo site GoDream (www.godream.com.br).

Parque do Cantagalo
Casa do Papai Noe
Espaço de fotos

Mirante
Sábados e domingos, das 17h às 22h, até 28/12 (com horários especiais nos dias 24 e 25/12).

Parque dos Patins
Espaço luminoso instagramável
Sábados e domingos, das 17h às 22h, até 28/12 (com horários especiais nos dias 24 e 25/12).

Related posts

Lagune Barra Hotel inaugura novo rooftop para o verão 2026

O Boticário surpreende passageiros e entrega mais de seis mil presentes nas esteiras dos aeroportos do Brasil e da Colômbia em ativação de Natal

Rio Réveillon 2026 celebra o futuro e traz atrações inéditas para a maior festa de Ano Novo do mundo