Às vésperas da COP30, que será realizada em Belém (PA), Museu do Jardim Botânico promove debate sobre ecologia quilombola

Museu do Jardim Botânico - Foto: Renato Mangolin

Às vésperas da COP30, que será em Belém (PA), o “Fórum Negritude em Foco” do Museu do Jardim Botânico convida os professores Rita Montezuma, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Rodrigo Bulamah, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para um debate sobre Ecologia Quilombola. O encontro acontece no dia 3 de novembro, às 14h, na Sala Multiuso do Museu, e conta com a mediação de Ulisses Carvalho de Souza, pesquisador do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) . A entrada é gratuita, sendo disponibilizadas 50 vagas por ordem de chegada. Haverá transmissão online pelo canal do YouTube do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A nova edição do Fórum convida o público a refletir sobre como os modos de vida e os conhecimentos tradicionais quilombolas contribuem para a preservação ambiental.

O Museu do Jardim Botânico conta com patrocínio master da Shell Brasil e gestão do idgIDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. Inaugurado em março de 2024, o espaço apresenta ao público, por meio de exposições, conteúdos interativos e programação cultural para todas as idades, o trabalho pioneiro do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro voltado ao conhecimento e à conservação da flora brasileira.

Fórum Negritude em Foco

A iniciativa faz parte de uma série de encontros mensais que aborda temas relacionados à história, memória, conhecimento ancestral e meio-ambiente sob a perspectiva das populações negras e afro-diaspóricas.

O Fórum Negritude em Foco integra o Plano de Ações Afirmativas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, anunciado junto à inauguração do Memorial das Mãos Negras em 2024, e reafirma o compromisso da instituição com a diversidade, a equidade e a valorização das culturas afro-brasileiras. A iniciativa busca estimular o diálogo entre pesquisadores, estudantes e o público em geral sobre as múltiplas formas de resistência e reconstrução de identidades negras no país

SERVIÇO

Museu do Jardim Botânico realiza uma nova edição do Fórum Negritude em Foco – Ecologia Quilombola
Com Rita Montezuma (UFF) e Rodrigo Bulamah (UERJ), mediação de Ulisses Carvalho de Souza (JBRJ)
Data: 3 de novembro (segunda-feira)
Horário: 14h às 16h
Local: Sala Multiuso do Museu do Jardim Botânico
Vagas: 50, por ordem de chegada
Entrada gratuita | Classificação livre
Transmissão: www.youtube.com/JardimBotanicodoRiodeJaneiro

Related posts

Tom na Fazenda em temporada popular Teatro Carlos Gomes

29º Cartório de Ofício de Notas oferece atendimento em horário especial neste feriado de São Sebastião

Colônia de férias gratuita no Caju: projeto social oferece atividades para crianças acima de 6 anos