Associação Cultural Peneira celebra encontro entre literatura, memória e performance

No dia 29 de novembro, sábado, das 13h às 16h, a Associação Cultural Peneira consolida suas ações do método “Fabulações do Território”, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, no Rio. Após oito meses de um processo coletivo, a instituição promove o Sarau Travessias, encerrando as ações do projeto Território Literário, uma jornada formativa em leitura, escrita, autopublicação e performatividade. Criações literárias de participantes de diferentes regiões do Rio resultaram na concepção do livro “Território Literário: poéticas do encontro na cidade”, que será lançado e distribuído no dia do evento. A programação é gratuita, aberta ao público, e com interpretação em Libras. A classificação indicativa é de 12 anos.

 

O Sarau Travessias é coordenado por Priscila Bittencourt, enquanto Laís Castro e Elisa Ottoni são responsáveis pela condução do processo formativo e pela coordenação pedagógica. O encontro vai contar com as presenças de Tyaro, multiartista não-binárie natural de Recife e ativista; Valeska Torres, poeta, escritora, performer, educadora e editora; e de Natasha Pasquini, artista, pesquisadora interdisciplinar, psicóloga e brincante. A concepção do sarau nasce da própria experiência coletiva construída ao longo do processo, em que cada participante trouxe um pouco de si. Voz, geografias, histórias e referências compõem uma teia de afetos e narrativas que se entrelaçam. Palavra, gesto e memória se unem em experiências poéticas, ocupando espaços públicos e ganhando representatividade.

O processo criativo foi guiado pelo diálogo entre palavra e corpo — eixo central do módulo de performatividade — e pela ideia de que a literatura pode ser também gesto, presença e invenção compartilhada. Inspirado nas práticas de saraus e slams das periferias, o grupo explorou o método “Fabulações do Território”, desenvolvendo uma linguagem própria, híbrida e plural. Segundo o coletivo, o maior desafio foi transformar a escrita íntima em criação coletiva, onde as fronteiras entre autor, leitor e espectador se dissolvem. O resultado é um sarau que traduz, em múltiplas linguagens, o poder da palavra quando ela ocupa o espaço público e se torna experiência viva.

O livro

“Território Literário: poéticas do encontro na cidade” reúne os resultados de um processo formativo de oito meses realizado pela Associação Cultural Peneira e estruturado pela metodologia “Fabulações do Território”. A publicação apresenta criações literárias desenvolvidas coletivamente por participantes de diferentes regiões do Rio de Janeiro, organizadas em duas partes: Coração, que reúne textos de caráter mais íntimo e afetivo, e Corpolítico, que aborda a relação dos corpos com a cidade, suas histórias e atravessamentos urbanos. Resultado de um percurso sensível que articula leitura, escrita, performatividade e autopublicação, o livro convida o leitor a percorrer uma cartografia afetiva construída a partir dos caminhos, encontros e experiências compartilhadas ao longo do curso.

A iniciativa faz parte de outros projetos de excelência realizados pela Associação Cultural Peneira, nos quais vale destacar: Sarau do Escritório, Poemas para Viagem, Cine Vila, espetáculos, e demais processo formativos desenvolvidos a partir do método “Fabulações do Território”. Com a realização do Território Literário, o coletivo se consolida como uma instituição cultural de continuidade, promovendo ações culturais na cidade do Rio de Janeiro desde 2010. O projeto Território Literário foi patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, por intermédio da Política Nacional Aldir Blanc e do programa Cultura Viva.

Serviço

Sarau Travessias + Lançamento do livro “Território Literário: poéticas do encontro na cidade”

  • Data: 29 de novembro de 2025 (sábado)
  • Horário: 13h às 16h
  • Entrada: gratuita
  • Local: Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
  • Endereço: Rua Monte Alegre, nº 306 – Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ)
  • Classificação indicativa: 12 anos
  • Acessibilidade: Intérprete de Libras

*Distribuição gratuita de exemplares do livro

Acompanhe a Associação Cultural Peneira

Site: https://peneira.org/

Instagram: @peneira_org

Related posts

Para superar a IA, especialista mundial em storytelling defende a re-humanização do marketing 

Clube de Leitura CCBB celebra os 500 anos de Camões com edição especial e convidados de destaque

Rio recebe Festa Literária Criança Arteira com programação gratuita para crianças e famílias