Início » Associação Nacional dos Membros do Ministério Público assina Compromisso Lixo Zero em congresso no Ceará

Associação Nacional dos Membros do Ministério Público assina Compromisso Lixo Zero em congresso no Ceará

Principal evento do ano da Conamp garantirá a destinação adequada dos resíduos em 2022

por Redação

A Associação Nacional do Ministério Público (Conamp) assinará o compromisso Lixo Zero durante o XXIV Congresso Nacional do Ministério Público, nesta sexta-feira (25). A celebração do compromisso significa que o evento adotou as orientações e práticas sustentáveis para ser considerado um evento lixo zero, demonstrando o comprometimento dos seus realizadores com a sociedade e o meio ambiente. Na prática, será realizada uma auditoria de todos os resíduos descartados durante o congresso e, com a destinação adequada de no mínimo 90%, o congresso receberá a Certificação Lixo Zero.

A iniciativa conta com o apoio técnico e institucional da Recicla Latas, entidade gestora do Termo de Compromisso para aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas. Em função de uma parceria nacional com o Conamp, dando continuidade às atividades de um Acordo de Cooperação assinado entre as duas entidades recentemente,  houve a realização de curso de capacitação para gestores públicos municipais na área de gestão de resíduos sólidos, envolvendo 110 gestores públicos do Ceará, em 54 municípios.

“Esse é o maior evento corporativo do país a assinar o Compromisso Lixo Zero. É uma ótima conquista para nós, como sociedade, e para o meio ambiente. A destinação correta dos resíduos sólidos preserva os recursos naturais, ajuda os catadores de materiais recicláveis e toda a cadeia, consolidando o modelo de economia circular muito necessário nos dias de hoje”  analisou Renato Paquet, Secretário-Executivo da Recicla Latas.

Ainda de acordo com Paquet, a presença da Recicla Latas neste evento, que reúne os representantes do Ministério Público, juízes e promotores, é de grande importância para trazer luz ao tema da reciclagem, gestão de resíduos e do novo Marco Regulatório do Saneamento.

“Para nós (Recicla Latas) a parceria com o Ministério Público é muito importante para propagar o propósito da Recicla Latas, incentivar a capacitação dos gestores públicos e a conscientização ambiental, o consumo consciente e o descarte adequado dos materiais.”, finalizou Renato.

O Conamp, que contará com a abertura do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e acontece entre os dias 23 e 25 de março, tem como foco discutir os desafios do Ministério Público no cenário pós-pandemia e terá na sua programação a apresentação de trabalhos científicos, lançamentos de livros, debates, shows de abertura e encerramento.

Serviço:

XXIV Congresso Nacional do Ministério Público (Conamp)

Data: De 23 até 25 de março

Endereço: Centro de Eventos do Ceará- Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza.

Sobre a Recicla Latas

Entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa das latas de alumínio para bebidas. A ação visa dar continuidade às iniciativas constantes no Termo de Compromisso da Lata de Alumínio para Bebidas, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), assinado em novembro de 2020 junto ao Ministério do Meio Ambiente, se baseando em quatro metas:

  • Garantir a manutenção do percentual histórico médio nacional de reciclagem de latas de alumínio em patamar de 95%;
  • Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
  • Fomentar a educação ambiental da população para o consumo consciente e a correta separação das embalagens pós-consumo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via