Atelier Sanitário promove Residências Artísticas na Gamboa

Acaba de ser lançado o Residências Artísticas no Atelier Sanitário, um dos projetos contemplados pelo Edital Retomada Cultural 2, promovido pelo Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, visando estimular o desenvolvimento da produção artística e teórica, contribuindo para a cena artística carioca, especialmente na Gamboa.

O Programa, dividido em três etapas, acontecerá no Atelier Sanitário, um espaço autônomo de formação, trabalho e convivência artística, localizado na Gamboa, idealizado e gerido pelos artistas Daniel Murgel e Leandro Barboza. Lá, os residentes selecionados – dois artistas e um pesquisador -, moradores do Rio, permanecerão por um mês, para uma intensa troca de experiências culturais.

A primeira etapa começa no dia 14, com a chamada aberta para o programa, que recebe, até o dia 6 de novembro, propostas de projetos a serem desenvolvidos na residência. Como parte do Edital Retomada Cultural 2, as propostas (de produção artística ou pesquisa teórica) devem ter como mote ou ponto de diálogo discussões e reflexões sobre o Bicentenário da Independência do Brasil. As inscrições deverão ser feitas on-line e mais informações podem ser conhecidas no link https://forms.gle/PAM4xPTZvx3Wcucs8.

O Comitê Sanitário, formado por Daniel e Leandro, junto com a curadora, Fernanda Lopes, escolherão os dois artistas e o pesquisador, para a residência que acontecerá entre 14 de novembro e 18 de dezembro, dando início à segunda etapa. No dia 24 de outubro, às 19 horas será realizada uma live, na página do atelier sanitário no instagram @ateliersanitario, com os organizadores do Atelier Sanitário para esclarecer as dúvidas dos interessados.  Cada participante receberá uma bolsa para desenvolver o seu projeto e terá o compromisso de realizar uma oficina ou palestra gratuita, aberta ao público, com mediação de um ou mais membros do Comitê.

Dia 6 de janeiro será inaugurada uma exposição coletiva, no Atelier Sanitário, marcando a terceira e última etapa, onde serão apresentados os trabalhos produzidos pelos residentes, além de obras dos dois artistas do Atelier, com curadoria de Fernanda Lopes.

Todos os eventos serão gratuitos, transmitidos pelas redes sociais do Atelier Sanitário e contarão com a presença da comunidade local e artística. “Um dos objetivos fundamentais deste projeto, é colaborar com a formação e desenvolvimento artístico e intelectual dos residentes, incentivando a crescente e necessária produção cultural contemporânea, não só da cidade, mas também do bairro da Gamboa e da região da Pequena África, reafirmando a importância dos projetos culturais da região”, celebram Daniel e Leandro.

O Atelier Sanitário

Coletivo, fundado em 2016, está situado na região da Gamboa, Rio de Janeiro. É um espaço de formação, trabalho e convivência gerido coletivamente por um grupo de artistas, curadores e pesquisadores. Além de funcionar como um atelier propriamente, o A.S. promove oficinas, exposições, feiras de publicações independentes, cineclube e apresentações musicais – estabelecendo-se como Centro Cultural Autônomo. Também produz a Água Sanitária, cerveja caseira, revolucionária, fomentadora de cultura.

Dentre as práticas de oficina/atelier, destacam-se o desenho, marcenaria, escultura e instalações. O pensamento arquitetônico, bem como suas práticas, são comuns entre os membros do Atelier. Através de oficinas, exposições e residências artísticas, estabelecem redes com outros artistas e pesquisadores e a comunidade do bairro.

Dentre as principais atividades coletivas do Atelier, destacam-se A Roda de Samba dos Amigos Compositores do Bezerra da Silva, o Salão Vermelho de Artes Degeneradas (2019 e 2022), o CINEMAMATA e Residências Artísticas.

Em outubro deste ano, o Atelier Sanitário começa uma parceria com a Escola de Engenharia de Produção com Ênfase em Produção Cultural, da UniRio. Durante esse semestre, o espaço do atelier será uma espécie de laboratório de aplicação prática dos conceitos trabalhados na disciplina Práticas Extensionistas 2 – Projeto de Extensão Pensatas com a professora Nina Saroldi (@ninasaroldi).

Serviço:
Atelier Sanitário
Rua Pedro Ernesto, 56 – Gamboa
Visitação com agendamento via www.instagram.com/ateliersanitario ou sanitarioatelier@gmail.com

Related posts

Jantar de Ano Novo no Xerelete 

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024