Ator Deo Garcez receberá a Comenda Luiz Gama da Loja Maçônica América em São Paulo no Mês da Consciência Negra ao mesmo tempo em que a Dra. Lígia Fonseca Ferreira também é homenageada

Deo Garcez

O ator Deo Garcez será homenageado com a Comenda Luiz Gama pela Loja Maçônica América de São Paulo dia 05 de novembro, Mês da Consciência Negra. Em 2019 o ator recebeu a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em 2024 igualmente homenageado com a Medalha Luiz Gama pelo IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), também no Rio.

A sequência de honrarias concedidas ao ator e a futura Comenda Luiz Gama da Loja Maçônica América em São Paulo, no mês da Consciência Negra — é de suma importância. Ela valida e amplifica o impacto de sua dedicação de mais de uma década, desde 2015, ao espetáculo “Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade”, atualmente aprovado pela Lei Rouanet para circular pelo país. A peça é de sua autoria e produção, onde vive o próprio Luiz Gama, dividindo o palco com a atriz Soraia Arnoni, sob direção de Ricardo Torres.

Esse reconhecimento multifacetado atesta que o trabalho de Garcez e sua equipe não é apenas uma performance artística, mas uma poderosa ferramenta de ativismo antirracista, reparação da escravidão, além da recuperação histórica de heróis e heroínas negros invisibilizados pela historiografia oficial brasileira, como Luiz Gama e Luiza Mahim, sua mãe.

Lembrando que Deo Garcez também viveu Luiz Gama na novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo, autoria de Alexandre Marzon, Tereza Falcão, Júlio Fischer e Wendell Bendelack, direção de Vinícius Coimbra, em 2021.

A concessão da Comenda Luiz Gama da Loja Maçônica América em São Paulo ao ator Deo Garcez, ao mesmo tempo em que a Dra. Lígia Fonseca Ferreira também é homenageada, representa um reconhecimento profundo e multidimensional. Esse evento não apenas celebra a dedicação de uma década de Garcez ao espetáculo “Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade”, mas também simboliza a convergência entre arte, pesquisa acadêmica e ativismo na luta contra o racismo e pelo resgate da memória histórica de Luiz Gama.

A importância do reconhecimento maçônico

A homenagem da Loja Maçônica América tem um significado histórico particular:

Conexão histórica: Luiz Gama foi membro da Loja Maçônica América em São Paulo, e receber a comenda da mesma instituição à qual ele pertenceu estabelece uma conexão profunda e simbólica.

. Validação institucional: Ao premiar o espetáculo e a pesqu isa sobre Luiz Gama, a maçonaria não apenas honra seu ex- membro, mas também legitima a causa antirracista e a importância de resgatar a história de figuras negras na construção da nação.

Related posts

Com mais de 300 filmes inscritos, Brasil protagoniza participação no Alternativa Film Festival 2026, iniciativa global da inDrive

Código de barras para mercados e cultura: do carrinho ao backstage do varejo

Feira + Forte, em Cabo Frio (RJ), anuncia programação com atrações locais  e confirma descontos de até 70%