Pureza

Atriz Dira Paes e diretor de seu filme Pureza confirmam presença na abertura do 21º CINEMATO em Cuiabá

por Redação

Dira Paes, grande homenageada do 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO, e o paulista Renato Barbieri, diretor do filme Pureza, que abrirá o Festival e é estrelado pela atriz, estão confirmados na abertura do evento, que acontece de 22 a 28 de outubro na Capital de Mato Grosso.

Dira Paes

Dira Paes

Dira é a homenageada do 21º CINEMATO, festival que a projetou ainda em início de carreira. Agora, após quatro décadas, em Pureza ela demonstra toda a sua maturidade, construindo uma mãe, do Maranhão, que trabalha na fabricação de tijolos ao lado de seu filho Abel. O roteiro desenrola com o rapaz saindo para tentar a sorte em garimpos da Amazônia e, após meses sem notícias dele, a protagonista inicia uma jornada à procura do filho. Nessa busca, ela se depara com uma realidade brutal: a escravidão contemporânea. O filme é baseado em fatos reais. A luta de Pureza Lopes Loyola levou à criação da política pública de combate e erradicação do Trabalho Escravo no Brasil e à criação do Grupo de Fiscalização Móvel.

Lançado em maio de 2022, Pureza tem feito, desde então, uma carreira de sucesso já somando 29 prêmios em festivais nacionais e internacionais realizados em 19 países. Na França, foi o Melhor Filme Júri Popular e recebeu Menção Honrosa do Júri Oficial no 22èmes Rencontres Du Cinéma Sud-américain. Em Miami (EUA), Dira destacou-se como Melhor Atriz no 24º Inffinito Brazilian Film Festival e Felipe Reinheimer conquistou para o filme o prêmio de Melhor Fotografia. Na Itália, a atriz também foi a Melhor Atriz do 17º Salento International Film Festival.

Idealizador e curador do Festival, o cineasta e produtor Luiz Borges expressa sua felicidade com as confirmações de Dira e Renato Barbieri. “Uma alegria recebê-los com o filme Pureza, que traz ao festival uma intensa pegada social e eminentemente brasileira”, comenta Borges. “Tenho a certeza de que Pureza garantirá o diálogo com todo o clima esperado para a abertura do evento, que contará ainda com uma das expressões folclóricas mais intensas do Brasil, o Grupo de Dança dos Mascarados de Poconé, no pantanal mato-grossense. Estaremos todos inspirados, irmanados no fazer cinema em todos os cantos deste país, sobre este país e para este país, valorizando as nossas histórias, nossas expressões culturais e será maravilhoso”, prevê.

Disputam o Troféu Coxiponés 2023 sete longas metragens e 14 curtas. Toda a programação do evento já está disponível no site do festival (https://festivalcinemato.com.br/).

O Festival é patrocinado pelo Governo de Mato Grosso e o Canal Brasil em parceria com a PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), IGHD, UFMT, e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. Apoio Institucional da Assembleia Legislativa, SEBRAE/MT, Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, Cineclube Coxiponés e RECMT. Com apoio do Intercity Hotéis, TV Centro América e realização do Instituto Inca – Inclusão, Cidadania e Ação

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via