Após o sucesso de sua edição no Rio de Janeiro, o Formar Cultura – Laboratório de Produção Cultural iniciou uma nova etapa em Itaguaí, em 8 de julho, com aulas híbridas, mentorias e atividades gratuitas voltadas à capacitação de produtores culturais. Um dos pontos altos desta etapa é a aula-espetáculo “A Arte para Além do Território do Artista”, que acontece no dia 1º de agosto (sexta-feira), às 18h, na Câmara Municipal dos Vereadores, com entrada franca e distribuição de senhas a partir das 17h.

Babu Santana e Eduardo Barata / Crédito Cristina Granato
O encontro reúne grandes nomes da cultura do Rio e do Brasil: o ator Babu Santana, a cantora e sanfoneira Ceiça Moreno, o professor Adriano Souza (coordenador da Orquestra Jovem de Itaguaí), a chef e ativista Regina Tchelly (do projeto Favela Orgânica) e o gestor e dramaturgista Eduardo Teffé. A mediação será feita por Eduardo Barata, idealizador e coordenador geral do projeto.
Com participações musicais de Babu Santana, Ceiça Moreno e da Orquestra Jovem de Itaguaí, a aula-espetáculo propõe um diálogo potente sobre criação, circulação e pertencimento cultural.
Apresentado pelo Instituto Cultural Vale e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, o Formar Cultura busca desenvolver e fortalecer a atuação de produtores locais, ampliando o acesso às ferramentas de produção artística e elaboração de projetos. Após bater recorde de inscrições na edição carioca — com mais de 1.000 interessados e 260 participantes — o projeto tinha inicialmente 50 vagas e duração de dois meses (julho e agosto), mas, devido à grande procura, foi ampliado para 83 alunos.
“O Instituto Cultural Vale entende que a cultura fortalece a economia, gera oportunidades e é ferramenta para o desenvolvimento social. Expandir as ações do Formar Cultura para Itaguaí é uma forma de democratizar o acesso a informações sobre produção cultural, mecanismos de fomento e economia criativa, em conexão com a nossa atuação para apoiar quem faz a cultura acontecer”, diz a diretora executiva do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.
O curso é gratuito e estruturado em módulos que abrangem desde o panorama da produção cultural até o aprofundamento em editais e na Lei Rouanet, incluindo a apresentação e análise dos projetos dos participantes. As aulas contam com profissionais de destaque no setor, como Elaine Moreira (coordenadora de produção), Marcelo das Histórias (coordenador pedagógico), Mariana Sobreira e Felipe Valle, todos sob coordenação geral de Eduardo Barata, que também preside a Associação dos Produtores de Teatro (APTR).
Com foco em diversidade, criatividade e impacto social, o Formar Cultura aposta na cultura como ferramenta de transformação. O projeto valoriza vozes plurais e atua no fortalecimento de uma rede comprometida com a arte como motor de mudança.
SERVIÇO – AULA-ESPETÁCULO DE ABERTURA
Formar Cultura – Itaguaí
Câmara Municipal dos Vereadores – Rua Amélia Louzada, 277, Itaguaí
01 de agosto (sexta-feira)
18h
Gratuito
Mais informações: @formarcultura | [email protected]