Aula-espetáculo com Babu Santana, Ceiça Moreno e a chef Regina Tchelly é um dos pontos altos do Formar Cultura em Itaguaí, com mediação de Eduardo Barata

Após o sucesso de sua edição no Rio de Janeiro, o Formar Cultura – Laboratório de Produção Cultural iniciou uma nova etapa em Itaguaí, em 8 de julho, com aulas híbridas, mentorias e atividades gratuitas voltadas à capacitação de produtores culturais. Um dos pontos altos desta etapa é a aula-espetáculo “A Arte para Além do Território do Artista”, que acontece no dia 1º de agosto (sexta-feira), às 18h, na Câmara Municipal dos Vereadores, com entrada franca e distribuição de senhas a partir das 17h.

Babu Santana e Eduardo Barata / Crédito Cristina Granato

O encontro reúne grandes nomes da cultura do Rio e do Brasil: o ator Babu Santana, a cantora e sanfoneira Ceiça Moreno, o professor Adriano Souza (coordenador da Orquestra Jovem de Itaguaí), a chef e ativista Regina Tchelly (do projeto Favela Orgânica) e o gestor e dramaturgista Eduardo Teffé. A mediação será feita por Eduardo Barata, idealizador e coordenador geral do projeto.

Com participações musicais de Babu Santana, Ceiça Moreno e da Orquestra Jovem de Itaguaí, a aula-espetáculo propõe um diálogo potente sobre criação, circulação e pertencimento cultural.

Apresentado pelo Instituto Cultural Vale e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, o Formar Cultura busca desenvolver e fortalecer a atuação de produtores locais, ampliando o acesso às ferramentas de produção artística e elaboração de projetos. Após bater recorde de inscrições na edição carioca — com mais de 1.000 interessados e 260 participantes — o projeto tinha inicialmente 50 vagas e duração de dois meses (julho e agosto), mas, devido à grande procura, foi ampliado para 83 alunos.

“O Instituto Cultural Vale entende que a cultura fortalece a economia, gera oportunidades e é ferramenta para o desenvolvimento social. Expandir as ações do Formar Cultura para Itaguaí é uma forma de democratizar o acesso a informações sobre produção cultural, mecanismos de fomento e economia criativa, em conexão com a nossa atuação para apoiar quem faz a cultura acontecer”, diz a diretora executiva do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.

O curso é gratuito e estruturado em módulos que abrangem desde o panorama da produção cultural até o aprofundamento em editais e na Lei Rouanet, incluindo a apresentação e análise dos projetos dos participantes. As aulas contam com profissionais de destaque no setor, como Elaine Moreira (coordenadora de produção), Marcelo das Histórias (coordenador pedagógico), Mariana Sobreira e Felipe Valle, todos sob coordenação geral de Eduardo Barata, que também preside a Associação dos Produtores de Teatro (APTR).

Com foco em diversidade, criatividade e impacto social, o Formar Cultura aposta na cultura como ferramenta de transformação. O projeto valoriza vozes plurais e atua no fortalecimento de uma rede comprometida com a arte como motor de mudança.

SERVIÇO – AULA-ESPETÁCULO DE ABERTURA

Formar Cultura – Itaguaí

Câmara Municipal dos Vereadores – Rua Amélia Louzada, 277, Itaguaí

01 de agosto (sexta-feira)

18h

Gratuito

Mais informações: @formarcultura | formar.cultura@gmail.com

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio