O Ballet Manguinhos, ONG reconhecida internacionalmente pelo uso da dança como ferramenta de transformação social, apresenta a primeira edição de masterclasses e palestras do Festival Carioca Ballet de Favela no dia 03 de Julho, às 9h, com entrada gratuita no Teatro Adolpho Bloch, localizado na Glória.
A instituição, que já tem 13 anos de atuação promovendo o fomento da cultura e a valorização de talentos numa das áreas mais vulneráveis da cidade do Rio de Janeiro, realiza o festival com objetivo de trocar experiências entre profissionais da área e alunos, além incentivar a valorização da dança nas favelas e periferias da cidade.
O Festival vai realizar cinco masterclasses exclusivas, que contam com a presença de nomes de destaque da área e três palestras do setor sociocultural incluindo bailarinos, educadores e gestores. Os interessados devem se inscrever através de um formulário e o prazo é até 26 de Junho de 2025 ou até que as vagas sejam preenchidas.
O Festival Carioca Ballet de Favela é uma realização do Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Rouanet e Smart Fit pelo ISS. Também conta com o apoio do Teatro Adolpho Bloch.
Modalidades de inscrição para workshops:
Contemporâneo – Danielle Rodrigues – 11h
Contemporâneo – Márcio Jahú – 13h
Ballet Clássico – Manoel Francisco – 14h
Jazz – Raíssa Bastos – 10h
Danças urbanas – Zeca Pita – 15h
Temas de inscrição para as palestras:
A dança no terceiro setor: Sustentabilidade, Manutenção e Patrocínio – Mônica Tarragô (palestra voltada aos diretores)
Corpos negros na Dança: Trajetórias, Resistência e Representatividade – Paulo Melgaço
Regulamento e mercado de trabalho – (palestra voltada aos diretores)
Serviço:
Festival Carioca Ballet de Favela
Data: 03 de julho (5a feira)
Local: Teatro Adolpho Bloch
Endereço: R. do Russel, 804 – Glória, Rio de Janeiro – RJ, 22210-010
Horário: Das 9h às 16h
Inscrições para participação:
https://docs.google.com/forms/
Resultado dos selecionados inscritos: A divulgação dos selecionados será no dia 27 de Junho 2025 através do e-mail dos inscritos.
