O Bar do Momo, na Tijuca, é o vencedor do Botecar Rio de Janeiro. Com o petisco Nosso Sonho, inspirado na música da dupla de funk Claudinho e Buchecha, conquistou a maioria dos votos na primeira edição do evento na cidade. O segundo lugar ficou com o Bar do Trotta, e o terceiro, com o Bar da Gema, os dois, aliás, ficam um na frente do outro, no Maracanã. O quarto lugar ficou com o Bar da Portuguesa, um clássico e patrimônio cultural em Ramos, e o quinto, com o Enchendo Linguiça, no Grajaú. A disputa foi acirrada e, sem dúvida nenhuma, vale a pena percorrer todos os bares do circuito!
Foram 30 dias de uma maratona deliciosa por 40 dos bares mais queridos do Rio. E nesta quinta-feira foram revelados os vencedores da primeira edição do Botecar na cidade. O nome do grande campeão foi anunciado durante a Resenha, festa fechada no Baródromo para que os bares que tanto se empenharam durante o evento, pudessem botar o papo em dia e confraternizar.
Confira os 5 finalistas:
1- Bar do Momo: Com mais de 50 anos de história, o Bar do Momo é também Patrimônio Cultural Carioca. Ponto de encontro de músicos e ícones da boemia do Rio, o bar é referência de boa comida e petiscos criativosMarcaçãsem falar no time que faz tudo acontecer por lá. Uma grande família que joga nas 11, da cozinha a administração. Para a estreia do Botecar no Rio, o petisco criado foi inspirado na música “Nosso sonho”, de Claudinho e Buchecha. Um sonho de batata-baroa, com pernil recheado e cebola caramelizada no vinho e Chantilly de limão para dar aquela chuchadinha.
2- Bar do Trotta: Felipe Trotta tem quatro bares pela cidade. O mais especial deles é, sem dúvida, o Bar do Trotta. A portinha aberta há pouco mais de um ano no Maracanã é uma homenagem a seu avô, Adolfo Trotta. Por lá, tudo tem gostinho de saudade. Sejam as receitas que seu avô gostava ou as frases que ele costumava falar. “Naquela mesa”, famosa na voz de Nelson Gonçalves, inspirou o petisco. Quatro canoinhas de baguete francesa, com o famoso pernil da casa, queijo provolone derretido e e alichela.
3 – Bar da Gema: Leandro e Luiza são uma das duplas mais simpáticas e talentosas da botecagem carioca. Não à toa, Luiza é conhecida como Musa das Panelas e já inspirou até música de Moacyr Luz. Mas foi o filho de Leandro, de apenas cinco anos, que batizou o petisco do Botecar, o Reza, inspirado na música de Nego Álvaro, que ele adora. Peito de boi com aipim cozido, manteiga de garrafa com tomate, alho e cebola assados com ervas. De comer rezando!
4- Bar da Portuguesa: Um bar liderado pela potência feminina chamada Dona Donzilia, a Dondon. Foi ali naquela esquina de Ramos que ela criou os três filhos e fez história com um dos bolinhos de bacalhau mais aplaudidos da cidade. Patrimônio Cultural Carioca, a Portuguesa tem frequentadores famosos, como o saudoso Pixinguinha. Uma de suas músicas mais famosas, aliás, inspirou o Arroz carinhoso do Didi: arroz de bacalhau e camarão, com azeitona preta, pimenta biquinho e muçarela gratinada.
5- Enchendo Linguiça: Difícil passar por aquela esquina no Grajaú e não dar uma paradinha. Do Enchendo Linguiça saem os melhores embutidos da cidade, há 18 anos, além de ser uma referência quando o assunto é joelho de porco. O meu lugar é o nosso lugar é uma homenagem ao cliente, carioca e poeta do samba Arlindo Cruz, que elegeu o bar como seu preferido. O petisco que leva a assinatura da casa é linguicinha suína exclusiva, produzida na casa, regada com molho de cerveja sobre purê de aipim, acompanhada de batatas portuguesas.
Na estreia, o desafio dos participantes foi criar petiscos inspirados em músicas ou músicos cariocas – da gema ou do coração.
Os participantes do Botecar são: 5ª Categoria, Aconchego Carioca, Adega do Pimenta, Bafo da Prainha, Baixela, Bar Barata Ribeiro, Bar da Amendoeira, Bar da Frente, Bar da Gema, Bar da Portuguesa, Bar do Bode Cheiroso, Bar do Momo, Bar do Trotta, Bar Madrid, Bar Maravilha, Bar Urca, Botero, Capiau, Carioca Deutsch, Casa Porto, Costelas, Enchendo Linguiça, Gato de Botas, Jobá, Jobi, Kalango, Lá na Rosi, Maria Lôca, Otra, Pavão Azul, Petisqueira Martinho, Porco Amigo, Portinha, Quitanda, Real Chopp, Suru Bar, Tô Careca de Saber, Velho Adonis, Xepa e Zuza Fish Bar.
A dinâmica do concurso:
Cada bar escolheu um petisco para concorrer, inspirado na música regional (Sabores Musicais). Com votação popular – e também de jurados especializados (50%, 50%) –, o público teve 30 dias para se deliciar com os melhores petiscos (entre R$ 18 e R$ 40). A criação foi livre.
O público e os jurados deram uma única nota de 1 a 5, levando em consideração os seguintes itens: petisco, atendimento/higiene e temperatura da bebida.
A cerveja oficial do evento é a Brahma, chopp ou garrafa de 600 ml.
O Botecar é um festival de botecos que acontece em Belo Horizonte desde 2014. Reúne estabelecimentos da cidade para movimentar, valorizar e promover a gastronomia de raiz. O evento explora a cultura do boteco, que possui uma culinária específica, extremamente diversificada e criativa.
A curadoria de bares do Botecar RJ foi das jornalistas Marcella Sobral e Pitty Basilio. As fotos são do fotógrafo Fabio Rossi.
O Botecar Rio de Janeiro 2024 é patrocinado pelo Sebrae, Refit, Del Maipo, CAIXA e Governo Federal. Promoção: AL2 Eventos. Cerveja oficial: Brahma.
Guia de bares: https://online.fliphtml5.com/ozehi/oxud/
SERVIÇO FESTIVAL BOTECAR RJ:
De 21 de novembro a 20 de dezembro
https://www.festivalbotecar.com.br/rj/
@festival_botecar
Guia (para baixar): https://www.festivalbotecar.com.br/rj/img/Mini%20Guia-RJ.pdf