BatuQ Casa de Samba é homenageada pela OABRJ-Leopoldina por impacto cultural e social

A Moção de Aplausos reconhece o papel da "casa amarela" da Penha como vetor de desenvolvimento social e econômico na Zona Norte do Rio

por Redação
BatuQ Casa de Samb

Em reconhecimento à cultura popular e ao impacto social do samba, a OABRJ-Leopoldina concedeu uma Moção de Aplausos à tradicional BatuQ Casa de Samba. A homenagem foi entregue no último domingo, dia 18 de janeiro, durante a roda de samba da casa, localizada na Penha, Zona Norte do Rio, celebrando o trabalho da instituição no fomento e preservação do samba raiz.

Para o presidente da OABRJ-Leopoldina, Dr. Alexandre Aguilar, a iniciativa transcende o reconhecimento cultural, destacando o papel cívico do espaço. “A moção de aplausos simboliza o respeito da OABRJ-Leopoldina à cultura popular, à resistência histórica do samba e ao papel social que espaços como a BatuQ exercem em nossa região. A BatuQ é um verdadeiro território de identidade, memória e pertencimento. Ao preservar o samba, ela preserva histórias e valores, gera oportunidades, além de movimentar a economia local e fortalecer os laços comunitários. Cultura também é cidadania, inclusão e dignidade”, ressaltou Dr. Alexandre Aguilar.

A BatuQ Casa de Samba, carinhosamente conhecida como a “casa amarela” do subúrbio carioca, atua como um importante ponto de encontro para a Rede Carioca de Rodas de Samba. Essa rede dedica-se a projetos que visam valorizar os sambistas e seus eventos como importantes vetores de desenvolvimento social e econômico na cidade.

O sócio da BatuQ, Felipe Pereira, celebrou o reconhecimento da instituição: “É através do samba que construímos pontes, promovemos pertencimento e fortalecemos laços sociais. Estamos profundamente gratos pelo reconhecimento que a OABRJ-Leopoldina nos concedeu e pretendemos seguir atuando com responsabilidade e muito afeto.”

Ao longo de sua trajetória, a casa consolidou-se como um palco de destaque para a cultura do samba, tendo recebido grandes nomes como Leci Brandão, Chrigor, Revelação, João Martins, Galocantô, Netinho de Paula, Toninho Geraes e a Velha Guarda da Portela.

OABRJ-Leopoldina
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro, Subseção Leopoldina, atua na defesa da advocacia e na promoção da justiça social, desenvolvendo projetos que visam à inclusão e ao bem-estar da comunidade local, reforçando seu compromisso com a cidadania plena.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend