BatuQ Casa de Samba é homenageada pela OABRJ-Leopoldina por impacto cultural e social

BatuQ Casa de Samb

Em reconhecimento à cultura popular e ao impacto social do samba, a OABRJ-Leopoldina concedeu uma Moção de Aplausos à tradicional BatuQ Casa de Samba. A homenagem foi entregue no último domingo, dia 18 de janeiro, durante a roda de samba da casa, localizada na Penha, Zona Norte do Rio, celebrando o trabalho da instituição no fomento e preservação do samba raiz.

Para o presidente da OABRJ-Leopoldina, Dr. Alexandre Aguilar, a iniciativa transcende o reconhecimento cultural, destacando o papel cívico do espaço. “A moção de aplausos simboliza o respeito da OABRJ-Leopoldina à cultura popular, à resistência histórica do samba e ao papel social que espaços como a BatuQ exercem em nossa região. A BatuQ é um verdadeiro território de identidade, memória e pertencimento. Ao preservar o samba, ela preserva histórias e valores, gera oportunidades, além de movimentar a economia local e fortalecer os laços comunitários. Cultura também é cidadania, inclusão e dignidade”, ressaltou Dr. Alexandre Aguilar.

A BatuQ Casa de Samba, carinhosamente conhecida como a “casa amarela” do subúrbio carioca, atua como um importante ponto de encontro para a Rede Carioca de Rodas de Samba. Essa rede dedica-se a projetos que visam valorizar os sambistas e seus eventos como importantes vetores de desenvolvimento social e econômico na cidade.

O sócio da BatuQ, Felipe Pereira, celebrou o reconhecimento da instituição: “É através do samba que construímos pontes, promovemos pertencimento e fortalecemos laços sociais. Estamos profundamente gratos pelo reconhecimento que a OABRJ-Leopoldina nos concedeu e pretendemos seguir atuando com responsabilidade e muito afeto.”

Ao longo de sua trajetória, a casa consolidou-se como um palco de destaque para a cultura do samba, tendo recebido grandes nomes como Leci Brandão, Chrigor, Revelação, João Martins, Galocantô, Netinho de Paula, Toninho Geraes e a Velha Guarda da Portela.

OABRJ-Leopoldina
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro, Subseção Leopoldina, atua na defesa da advocacia e na promoção da justiça social, desenvolvendo projetos que visam à inclusão e ao bem-estar da comunidade local, reforçando seu compromisso com a cidadania plena.

Related posts

Tom na Fazenda em temporada popular Teatro Carlos Gomes

29º Cartório de Ofício de Notas oferece atendimento em horário especial neste feriado de São Sebastião

Colônia de férias gratuita no Caju: projeto social oferece atividades para crianças acima de 6 anos