Bayard do Coutto Boiteux: Destaque no turismo e educação no Brasil

por Redação
Bayard do Coutto Boiteux

Com uma trajetória de mais de 40 anos no setor de turismo e educação, Bayard do Coutto Boiteux é um nome de referência no Brasil. Atualmente, é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro e atuou no  Instituto Preservale durante muitos anos. Além disso, preside o portal “Consultoria em Turismo” e atua como professor universitário.

Sua formação acadêmica inclui graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá, mestrado em Educação e doutorado em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Durante a pandemia, ampliou seus conhecimentos com duas pós-graduações lato sensu em Gestão do Turismo e Políticas de Segurança Pública, além de especializações em Marketing e Docência Superior.

Autor prolífico, Bayard já publicou mais de 40 livros e milhares de artigos em veículos nacionais e internacionais, abordando temas como turismo, educação e políticas públicas. Em janeiro de 2023, lançou “Os 3 Fragmentos de um Boiteux”, obra que mescla sua história pessoal e profissional com reflexões sobre a sociedade.

No meio acadêmico, coordenou cursos de turismo por 22 anos na UniverCidade e prestou consultoria para diversas instituições de ensino superior. No setor público, atuou como Diretor de Operações da Riotur, contribuindo para importantes projetos voltados ao turismo carioca.

Reconhecido internacionalmente, recebeu prêmios como o Golden Helm, concedido pelo Senado Alemão e considerado o “Oscar do Turismo”. Poliglota, domina inglês, francês, alemão e espanhol, e já representou o Brasil em eventos globais. Seu vasto conhecimento do setor se reflete também em suas viagens: conhece mais de 200 países e possui um acervo de 20 mil fotos, expostas no Brasil e no exterior.

Além de sua atuação acadêmica e institucional, Bayard idealizou iniciativas como o Canal de Turismo no YouTube e projetos como “Embaixadores do Rio” e “Conheça o Rio a Pé”, que incentivam o turismo e a cultura local. Também lidera o projeto “Corpo Consular”, que estreita laços entre diplomatas estrangeiros e a cidade do Rio de Janeiro, promovendo cooperação técnica e cultural.

Sua dedicação ao setor turístico e à educação faz de Bayard Boiteux uma figura central na promoção do turismo brasileiro, com contribuições significativas para o desenvolvimento e a valorização do Rio de Janeiro.

Publicações e Contribuições

Boiteux é autor de vários livros e artigos que abordam temas como:

  • Planejamento Turístico: Ele escreveu obras que discutem a teoria e prática do planejamento no setor.
  • Marketing Turístico: Suas publicações incluem análises sobre estratégias de marketing aplicadas ao turismo.
  • Legislação: Boiteux também se destaca por suas contribuições na área de direito aplicado ao turismo, oferecendo insights sobre a legislação que regula o setor.

Alguns de seus trabalhos mais notáveis incluem:

  • Introdução ao Estudo do Turismo (2009)
  • Promoção, Entretenimento e Planejamento Turístico (2002)
  • Legislação de Turismo: Tópicos de Direito Aplicados ao Turismo (2005)
  • Nos livros que eu escrevi,gostaria que incluísse
  • Memorias da Pandemia de um carioca (2020)
  • Opinioes e Pensamentos de um sonhador (2020)
  • Memorias dos filhos de Exilados Politicos(2020)
  • Viagens Inusitadas(2020)
  • Mania de fotografar o Rio (2021)
  • Os 3 fragmentos de umBoiteux(2023)
  • Essas obras têm sido amplamente citadas e utilizadas como referência em cursos de turismo e gestão

Projetos e Iniciativas

Bayard Boiteux tem se envolvido em diversos projetos que visam aprimorar a infraestrutura turística no Brasil. Um exemplo é sua participação em iniciativas que resultaram em investimentos significativos para a melhoria de destinos turísticos, com um repasse recente de R$ 34,1 milhões do Ministério do Turismo para obras em 324 destinos nacionais

.Além disso, ele é conhecido por sua atuação na promoção da sustentabilidade no turismo, defendendo práticas que respeitem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável das regiões turísticas.

Entrevista Bayard do Coutto Boiteux

Bayard do Coutto Boiteux

Bayard do Coutto Boiteux

O que o inspirou a seguir uma carreira no turismo e na educação, e como essas áreas se complementam em sua trajetória profissional?

Bayard do Coutto Boiteux – Moramos quase 8 anos no exterior em função do exílio de meus pais. Foi um período muito rico para mim por ter vivenciado Culturas diferentes e aprendido idiomas.Retornei ao Brasil para fazer vestibular para Direito.Optei pelas Faculdades Integradas  Estácio de Sá(hoje Unesa) pela proximidade com a casa das minhas tias,da Delgado de Carvalho,que gentilmente me acolheram .A escolha também se deu por ser uma das poucas faculdades em que naquela época os professores eram desembargadores ,juízes.promotores ,defensores públicos trazendo para sala de aula uma vivência mercadológica importante.Tentei ingressar no Instituto Rio Branco:tive ótimas notas em todas as disciplinas ,excetuando português,onde pasmem tirei 0.Claro,que era a perseguição contra filhos de exilados.Desisti pois sabia que fariam de tudo para eu não ser aprovado.Fui então trabalhar na Varig e depois na Kontik Franstur (uma verdadeira escola para mim) e como já era formado pelo Institut Français como professor de francês,comecei a dar aulas no GPI.Educação e Turismo andaram juntas desde então,até que me tornei professor universitário aos 22 anos e comecei a coordenar alguns cursos superiores.

Quais são os principais objetivos e realizações da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro sob sua vice-presidência?

Bayard do Coutto Boiteux – A Associação dos Embaixaxadores de Turismo do RJ foi criada por sugestão do cirurgião plástico Rawlson de Thuin e por nós para podermos centralizar ações institucionais em prol do  Rio de Janeiro.Hoje ,ela é presidida pela turismóloga e agente de viagens,Viviane Fernandes,que tem com sua diretoria realizado um trabalho de luta efetiva emprol de um Rio melhor.Somos um time que busca efetivamente respostas para a melhoria do Produto Turistico Estado Do Rio de Janeiro.Como vice presidente executivo minha função é sistematizar as atividades ,supervisionar a operação das mesmas e buscar parcerias que permitam nossa sobrevivência.

Poderia nos contar mais sobre a criação e o impacto de projetos como “Embaixadores do Rio” e “Conheça o Rio a Pé” no desenvolvimento do turismo carioca?

Bayard do Coutto Boiteux – Entre os projetos mais importantes que desenvolvi no âmbito da Riotur e Turis-Rio,gostaria de citar o programa de fortalecimento de destinos turísticos do RJ,o programa de capacitação turística para as forças de segurança do Estado,o programa de turismo social O sol nasce para todos,o projeto Conheça o Rio apé,o programa Corpo Consular,o programa Promoção do RJ através das Embaixadas e Consulados no exterior,Programa Estadual de Conscientização Turística e O diversas promoções no exterior como na Russia,Argentina,França,Itália,EUA , e aqui mesmo no Brasil.São alguns poucos que destaco humildemente.Lembro que todos foramrealizados por equipes e a mimcabia a função de motivar e coordenar.Os 12 anos que permaneci na Riotur  e Turis-Rio como diretor e chefe de gabinete foram cruciais para minha formação em politicas publicas e marketing.Interessante que na Turis-Rio,meu querido amigo Roberto Gherardi me deu a possibilidade de tomar conta da parte burocrática como chefe de gabinete mas também criar e desenvolver programas.

Com mais de 40 livros e milhares de artigos publicados, como você escolhe os temas a serem abordados e mantém a relevância de suas obras no setor turístico?

Bayard do Coutto Boiteux – Gosto muito de escrever. Acredito que meus escritos fazem parte da minha luta diária emProl da Democracia,da Pluralidade e da defesa dos mais desfavorecidos.Meus primeiros livros foram didáticos para preencher lacunas que existiam nos cursos superiores de Turismo.Abri também a possibilidade de meus colegas escreverem,para melhorar sua produção acadêmica,através dos Lições de Turismo.Hoje,continuo coma mesma vontade de incentivar pessoas que tem experiencias riquíssimas a fazerem parte de coletâneas.Nos últimos 5 anos,produzi mais de 12 livros dividindo esperiencias .Os temas nascemde uma conversa ,de uma viagem,de uma noite mal dormida ou de uma vontade de gritar contra tantas injustiças.

Tendo visitado mais de 200 países, como essas experiências internacionais influenciam sua visão e atuação no turismo brasileiro?

Bayard do Coutto Boiteux – Viajar faz parte da minha sobrevivência.Gosto de conhecer novos lugares,me aculturar,perceber a riqueza das pessoas e das localidades.A descoberta me traz umsentimento intrínseco de prazer cultural,de poder com cada experiencia perto ou longe de casa refescar meu celebro com tantas novidades permeadas por singelas sensações de aprender a amar cada vez  a Humanidade,respeitar e acreditar nas diferenças e me tornar um cidadão do mundo.

Conheço mais de 200 países,emalguns já estive mais de uma vez,4580 cidades e fui fazendo amizades nos 4 cantos do mundo.Algumas,as verdadeiras permanecem até hoje e às vezes viajo para encontrar tais amigos e nos lembrarmos do que vivemos e ainda aprendermos umpouco mais.Estamos em aprendizagem contínua,não podemos parar de estudar e de nos reciclar nunca.

Temos que sair de bolhas sociais e conviver com omundo das contradições ,das reflexões,das indagações,dos choros internos por justiça …

Como sua atuação como consultor e professor universitário tem contribuído para a formação de novos profissionais e para a evolução das políticas públicas de turismo no

Bayard do Coutto Boiteux – A sala de aula para mim é o ambiente mais democrático do Saber.Fui aprendendo ao longo  ,agora de 45 anos de docência.Como professores tentamos sistematizar conhecimentos e abrir uma grande possibilidade de interação.Durante 30 anos,coordenei cursos superiores de turismo e tentei sempre trazer para sala de aula,profissionais de mercado nas áreas práticas e pensadores nos segmentos da formação geral.Sempre tive um grande numero de alunos absorvidos pelo mercado de Trabalho.Formei muitos professores .Até hoje vejo meus alunos de sucesso e tenho muito orgulho.Nossa equipe de professores cumpriu sua função.Só consigo trabalhar emlugares em que não sou engessadso,que a liberdade de gestão me permite ser Fernão Capelo Gaivota ,claro que dentro de pressupostos institucionais.

Minha experiencia me levou  também a identificar alunos e ex alunos que até hoje me acompanham.

Assim,toda atividade de politica publica e privada de turismo nasce de um brainstorming ,que faz parte de nosso dia a dia de emoção…

Qual o significado de prêmios como o Golden Helm, concedido pelo Senado Alemão, em sua carreira, e como eles refletem suas contribuições ao turismo?

Bayard do Coutto Boiteux – Meu trabalho foi sendo reconhecido desde muito jovem.Quantas vezes fui paraninfo,patrono,homenageado,sinceramente mais de 450 vezes.Títulos concedidos pelo Legislativo,são 185.Os prêmios internacionsis foram 95 até hoje.Claro que na juverntude,tais premiações aguçaram meu ego mas nunca,nunca esqueci de agradecer a cada integrante da equipe.Hoje,vejo com muita tristeza que prêmios são pagos …

Quais são os principais desafios que o turismo brasileiro enfrenta atualmente, e que estratégias você acredita serem eficazes para superá-los?

Bayard do Coutto Boiteux – O Turismo amadureceu bastante nos últimos anos,embora falte umpouco de coragem a algumas lideranças da iniciativa privada.Com algumas exceções,as politicas  publicas de turismo são dirigidas por feudos de políticos que fazem das secretarias verdadeiros comitês  eleitorais .Fora quando realizam eventos intempestivamente perto de eleições.Os concursos públicos talvez sejama solução e que um percentual de cargos em comissãosejam ocupados por funcionários de carreira.

As faculdades de Turismo estão morrendo,o que me da muita tristeza.As lideranças de turismólogos foram se aposentando e não nasceramnovas.Resgatar as faculdades e cursos técnicos deveria ser uma prioridade.

Temos problemas crônicos como a Segurança ,que vivem numa gangorra.Um projeto federal de segurança Turistica,com capacitação,pesquisaincentivo e motivação às forças de segurança.

Quais são suas perspectivas para o futuro do turismo no Brasil nos próximos anos, considerando as tendências globais e as particularidades do mercado nacional?

Bayard do Coutto Boiteux – O Brasil tem aumentado o numero de turistas internacionais,emfunção de um novo approach nas politicas de promoção,implementadas por Freixo,na Embratur.Há municípios que com muitos  recursos estão partindo para projetos sonhadores ,sem efetivo crescimento do Turismo.Tentar fazer de cada cidade uma Gramado é de uma miopia mercadológica nunca vista.

Temos alguns pre requisitos que devem ser constantemente aprimorados pois são nossos diferenciais:a receptivade ,os eventos locais ,a capacidade de prestaçãode serviçoda hotelaria,a melhoria da informação turística,o aprimoramento dos aeroportos e algumas rodoviárias ,bempoucas devo confessar.

Temos alguns problemas que merecem umolhar crítico,a falta de novas lideranças no ramo do Turismo,o formato dos eventos de turismo sem criatividade e a falta de oferta de novos produtos.São cruciais para nossa sobrevivência.

Desafios e Contradições da Cidade: Em seus artigos, você menciona as contradições do Rio de Janeiro, como a beleza natural contrastando com desafios sociais. Como o turismo pode contribuir para minimizar essas disparidades?

Bayard do Coutto Boiteux  – O turismo deve ser sempre entendido  como uma atividade capaz de reduzir as desigualdades sociais.O dinheiro novo que cada turista traz precisa ser reinvestido dentro das comunidades que ficam no entorno dos grandes centros turísticos e oferecem mão de obra e experiencias.

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend