BeBossa se apresentará pela primeira vez na Argentina, dia 14 de novembro, no Festival Internacional de Jazz de Córdoba

BeBossa - Foto de Renato Mangolin

O grupo vocal carioca BeBossa desembarca, pela primeira vez na Argentina para um show na programação do Festival Internacional de Jazz de Córdoba. Será no dia 14 de novembro, às 20h, no Teatro Libertador. Os músicos apresentarão ao público argentino a tradição e a sofisticação da música vocal brasileira e da Bossa Nova, gênero que é símbolo do Rio de Janeiro.

Com mais de 25 anos de trajetória, o BeBossa é reconhecido por fundir o ritmo brasileiro e a harmonia refinada do jazz em arranjos vocais únicos. Criado em 2000, o grupo é um quarteto vocal masculino formado por Marcelo Saboya, Matias Correa, Tom Andrade e Zeca Rodrigues. No palco, eles assumem uma instrumentação moderna e ousada (violão, guitarra elétrica, baixo elétrico e percussão), atualizando a linguagem da bossa nova sem perder sua essência.

“Nestes mais de 25 anos, já cantamos no Uruguai, Paraguai, Equador e Colômbia, mas chegar a um novo país com nossa nova formação, em eventos internacionais, tem um sabor muito especial”, afirma o diretor e fundador do BeBossa, Zeca Rodrigues.

“Rio eu gosto de você”: show vai mostrar as belezas cariocas

O BeBossa apresentará na Argentina o show “Rio eu gosto de você”, um verdadeiro passeio musical pela cidade maravilhosa, que exalta suas belezas, contradições e bom humor. O repertório reúne clássicos da bossa nova e da música popular brasileira em arranjos vocais sofisticados e interpretações cheias de frescor.

Entre as canções, estão temas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Roberto Menescal, Edu Lobo, Carlos Lyra, Joyce Moreno, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Gilberto Gil e Djavan, entre outros nomes fundamentais da canção brasileira. O grupo costura essas obras em uma narrativa sonora que passeia pelo Rio de Janeiro, de Copacabana a Madureira, da Lagoa à Lapa, evocando paisagens, afetos e o humor característico da cidade, com momentos de lirismo, improviso e balanço que traduzem a alma carioca.

Os shows compõem o programa de internacionalização da cultura fluminense. Conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio do Edital Loco Por Ti, América. Realização e produção: TAPA – Tom Andrade Produções Artísticas.

BEBOSSA

BeBossa é um grupo do Rio de Janeiro com ampla trajetória na cena vocal brasileira. A fusão entre a rítmica brasileira, a sofisticação harmônica do jazz e a essência da bossa nova são marcas registradas do grupo, que, ao longo de mais de 25 anos de atividade, consolidou seu reconhecimento como uma formação consistente e versátil.

Ao longo de sua história, o grupo acumulou diversos prêmios, como o Troféu Catavento de Melhor Álbum Vocal de 2009, além de dois discos gravados — um deles com Roberto Menescal e Wanda Sá — e inúmeras apresentações no Brasil e no exterior, incluindo festivais internacionais como Jazz a la Calle (Mercedes, Uruguai), Asunción a Voces e CPL Jazz Festival (Assunção, Paraguai), Festival al Aire Libre (Guayaquil, Equador), Festival San Ignacio e Festival Artes a la Calle (Medellín e Santa Fé de Antioquia, Colômbia).

Formado por músicos que também são educadores e diretores musicais, o grupo realiza oficinas de música vocal em diversas cidades do Brasil e do exterior, e seus arranjos já foram interpretados por coros e grupos vocais em diferentes partes do mundo.

Com sua nova formação em quarteto (Marcelo Saboya, Matias Correa, Tom Andrade e Zeca Rodrigues), o BeBossa oferece uma combinação inusitada entre harmonias vocais e instrumentação peculiar — com violão, guitarra elétrica, baixo de seis cordas e percussão — que revela sua renovação e versatilidade. O grupo mantém uma busca constante por uma linguagem contemporânea e precisa na interpretação de temas brasileiros mundialmente conhecidos, mesclando bossa nova, ritmos populares e improvisação numa mistura original entre tradição e modernidade.

Em 2024, o grupo lançou seu novo EP, “Nova”, com participações de Roberto Menescal e João Cavalcanti, que já soma quase 2 milhões de reproduções nas plataformas digitais.

SERVIÇO:

BeBossa no Festival Internacional de Jazz de Córdoba

Concerto “Rio eu gosto de você”

Data: Sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Horário: 20h

Local: Teatro Libertador San Martín, Córdoba, Argentina

Related posts

Joelma leva a turnê “Isso é Calypso” ao Quallistage

Zé Ramalho no Qualistage

Exalta celebra nova fase com o lançamento de “Dona do Prazer”