Beco do Spanta chega para animar as segundas de janeiro com rodas de samba e convidados especiais na Marina da Glória
O cantor e compositor Arlindinho é atração fixa. Na estreia, dia 6, a programação conta ainda com bloco Spanta Neném, Encontros Casuais e Marquinho Sathan
As segundas-feiras de janeiro de 2025 vão ganhar uma programação com a cara do verão na Marina da Glória. Nos dias 6, 13 e 20 de janeiro, a partir das 18h30, acontece o Beco do Spanta, união do Universo Spanta, mais diverso festival de música brasileira do país, e do Beco do Rato, famoso reduto da boêmia localizado na Lapa. A iniciativa das duas marcas cariocas, que têm o samba e o carnaval no DNA, ganhou vida para valorizar ainda mais esse ritmo que é a cara do Brasil e dar protagonismo aos artistas e personagens que fazem samba o ano todo no Rio de Janeiro. E, mantendo a tradição do bar, o público será brindado com a presença de convidados surpresa. Os ingressos para o Beco do Spanta já estão à venda pelo site https://zig.tickets/eventos?s=spanta.
Para Diogo Castelão, idealizador do Universo Spanta, a iniciativa relembra o início da marca, que nasceu como bloco de carnaval e ficou famosa ao promover, ainda na Lagoa Rodrigo de Freitas, ensaios onde aconteceram grandes rodas de samba. “O Spanta ganhou vida pelo nosso amor ao carnaval e ao samba. A oportunidade de estarmos juntos com o Beco do Rato, uma das principais marcas relacionadas ao samba no Brasil, é motivo de muito orgulho. E a presença do Arlindinho conosco que, além de grande artista, tem um vínculo artístico e afetivo muito grande conosco nos faz ter a certeza que será um verão histórico”.
Reconhecido como local de resistência cultural e tradicional reduto dos cariocas e turistas, o Beco do Rato vai levar para o festival Universo Spanta o clima de descontração que reúne ao longo de todo ano um público alto astral na Lapa. “É uma honra fazer parte deste evento que já é um marco para a nossa cidade. A união do Spanta com o Beco do Rato vai oferecer um encontro com nomes importantes do samba, contribuindo para a efetiva democratização do acesso à cultura e preservação do mais brasileiro dos ritmos. Estamos muito felizes por somar e contribuir com a cultura brasileira e, principalmente, carioca”, conta Lúcio Pacheco, sócio e filho de Lenira e Márcio Pacheco, fundadores do Beco do Rato.
Programação
O Beco do Spanta estreia no dia 6 de janeiro, abrindo a programação do festival, com atrações que mesclam carnaval de rua com roda de samba. O Bloco Spanta Neném, que há mais de 20 carnavais arrasta mais de 10 mil pessoas na Zona Sul do Rio, faz a festa com a bateria Spantosa, comandada pelo mestre Caliquinho e seus 140 ritmistas. E Arlindinho, um dos grandes nomes da nova geração do samba, que dá continuidade ao legado do pai, o grande Arlindo Cruz, estará presente como anfitrião nesta e em todas as segundas-feiras no comando da roda de samba. Na abertura e nos intervalos, DJ Cris Pantoja.
Também na primeira segunda-feira, os sambistas Inácio Rios e Mosquito trazem para a Marina da Glória o projeto Encontros Casuais, que faz parte da programação oficial do Beco do Rato com a participação de parceiros da dupla. O cantor e compositor Marquinho Sathan, reconhecido como um dos melhores intérpretes do samba do país com mais de 50 anos de carreira e grandes sucessos, como “Falsa Consideração”, “Me Engana Que Eu Gosto” e “Pura Semente”, faz uma participação especial.
Na segunda seguinte, dia 13 de janeiro, o Beco do Spanta segue com a roda de samba comandada por Arlindinho, além de celebrar o pagode dos anos 90 com Délcio Luiz, compositor de mais de 500 músicas como os os clássicos ‘Marrom Bombom’, ‘Gamei’ e ‘Cilada’, acompanhado de sua banda. E, completando o set, o cantor e compositor Mauro Diniz, herdeiro da Velha Guarda da Portela, irá presentear o público com canções de sucesso como “Loucuras de uma Paixão”, “Papel de Pão”, entre outros sucessos de sua carreira.
Encerrando os trabalhos do Universo Spanta, na segunda, dia 20 de janeiro, feriado de São Sebastião, o Beco do Spanta terá o Grupo Arruda que, em 2025, completa 20 anos de existência de uma história de amor ao samba iniciada em uma barraca em frente à quadra da Estação Primeira de Mangueira. E também recebe o cantor e compositor Moyseis Marques, um dos fiéis representantes do resgate do samba de raiz nos anos 2000 nos bares da Lapa e Santa Teresa, que já foi inclusive autor e intérprete do samba-enredo no Bloco Spanta Neném no carnaval de 2008.
Serviço
Beco Spanta
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
A partir das 18h30
R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada ou meia solidária: com 1 kg de alimento não perecível na entrada do evento)
Ingressos disponíveis na Zig Tickets (https://zig.tickets/eventos?s=spanta).
Dia 06/01
18h30: DJ Cris Pantoja (e intervalos)
19h30: Bloco Spanta Neném
20h50: Encontros Casuais – com Mosquito e Inácio Rios
22h30: Arlindinho
Participação especial – Marquinho Sathan
+ convidados
Dia 13/01
Délcio Luiz
Arlindinho
Mauro Diniz
+ convidados
Dia 20/01
Grupo Arruda
Arlindinho
Moyseis Marques
+ convidados
@spantanenem @becodorato
#UniversoSpanta #FestivalSpanta #MúsicaBrasileira #MPB #Festival #Musica #SpantaNenem
Universo Spanta
O Universo Spanta 2025, o mais diverso festival de música brasileira do país, está confirmado com mais uma edição no verão carioca. Serão encontros e celebrações na Marina da Glória tendo como cenário a Baía de Guanabara. O evento, como já é tradição, traz uma programação que irá reunir grande variedade de gêneros musicais para atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, sertanejo, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e carnaval, marcas registradas do DNA da marca, também não vão faltar.
Beco do Rato
Num charmoso cantinho da Joaquim Silva, na Lapa, funciona desde 2004 o Beco do Rato, local de resistência cultural e tradicional reduto dos cariocas e turistas: lugar de música boa, cultura, muitos bambas, gente alto astral, cerveja gelada e ótimos petiscos. Concorrido bar de samba, a casa conta com três ambientes interligados: área interna climatizada onde abriga a roda de samba e uma confortável área externa, totalmente cobertas, com bar de bebidas e mesas, ambas se conectam a um espaço a céu aberto. Ao circular pelo Beco do Rato, os frequentadores podem apreciar painéis com desenhos e imagens que fazem alusão à cultura popular brasileira: retratam mestres do samba, a nova geração, e reproduzem pontos do Rio de Janeiro, além de religiões de matriz africana.