Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” pela primeira vez no dia 22 de fevereiro no Soberano Jazz Club em Itaipava (RJ)

Bianca Gismonti - Foto: Leo Aversa

Em 2017, Egberto Gismonti completou 70 anos e sua filha, a pianista Bianca Gismonti, sentiu que a maior homenagem e o maior presente seria o de tocar a sua música. “Foi um período de intensa emoção, já que as suas composições traduzem parte da minha história pessoal. Desde o meu nascimento – e até hoje – venho acompanhando de perto as suas infinitas sementes desabrocharem em árvores grandiosas”, conta a artista.

O Bianca Gismonti Trio vai fazer o show de estreia do disco “Gismonti 70” dia 22 de fevereiro, no Soberano Jazz Club, em Itaipava. No repertório, músicas como “Palhaço”, “Lôro”, “Maracatú” de Egberto.

A banda é formada por Bianca Gismonti (piano e voz), Fernando Peters (baixo) e Julio Falavigna (bateria).

O álbum “Gismonti 70” – gravado em 2018 em Budapeste – seria mixado (e lançado) em 2020, mas a pandemia atrapalhou os planos. Só em 2024, Bianca finalizou o projeto registrando as fotos que ilustram o trabalho. “Eu queria que as fotos fossem feitas no ambiente onde morei com meu pai até os 18 anos e aonde ele vive até hoje, que é o seu canto de silêncio e grandiosidade; como um museu de arte da própria vida”, revela Bianca.

Assim como Bianca, o músico Julio também possui uma história pessoal com a música de Gismonti. “Durante minha adolescência Egberto e Hermeto eram a fonte para quem buscava caminhos criativos como compositor ou músico instrumental no Brasil”, conta o baterista Julio Falavigna.

Após 8 anos da ideia original, a filha presenteia o pai com este álbum lançado pela gravadora húngara, Hunnia Records; que irá imprimir em versão física e está disponível a partir de fevereiro de 2025.

“Ser filha de Egberto é receber uma dádiva das energias celestiais. Ser tão próxima dele significa regar esta dádiva a cada dia. Seguir escrevendo a história sonora da família Gismonti nos faz acreditar que o cultivo determina que a raiz e as folhas estejam conversando e florescendo em eternidade. A música do meu pai segue representando a minha certidão de nascimento”, conclui Bianca.

Ouça aqui “Gismonti 70”:

https://open.spotify.com/album/6T9185qqXOpE2ZJGRTDy6j?si=6agw_FKYTd-y6_MSHxL4Cw

SERVIÇO:

Related posts

Sasha Prendes relança “Stay” em versão intensa com Chrona e emociona fãs com história de amor inesquecível

Raphaella Souza faz show em homenagem a Marina Lima & Marisa Monte na Tijuca nesta Sexta feira

Fenômeno da música gospel, Marcos Freire reuniu milhares de pessoas no Maior São João do Mundo