Biblioteca A Casa Amarela em Anchieta realiza atividade para mulheres nesta quinta-feira (24)

Com o objetivo de estimular o debate acerca da violência contra as mulheres, a Biblioteca A Casa Amarela, em Anchieta, promove mais uma edição do “Quinta Delas”, projeto que recebe mulheres para atividades de conscientização e autocuidado. Nesta quinta-feira (24), a partir das 17h, a ação – com entrada franca -,  contará com a participação especial da psicóloga e psicanalista, Ingrid Gerolimich.

Segundo os dados da Rede de Observatórios da Segurança, a cada quatro horas uma mulher sofre violência no Brasil. Em 2022, foram mais de 2 mil casos registrados, desses, quase 500 foram feminicídios, ou seja, a cada dia ao menos uma mulher morreu. Ingrid reforça a importância de debater essa estatística alarmante de violência contra a mulher e, principalmente, de conscientizar e acolher as vítimas:

“É fundamental ter essas ações nos territórios, para que possamos falar sobre os vários tipos de violências além da física, como a violência patrimonial e a psicológica. Precisamos dialogar cada vez mais sobre as maneiras que mulheres podem lutar contra isso, como podem denunciar e sair dessas situações de abuso. E também, falar com as novas gerações para que não reproduzam nem aceitem nenhum tipo de violência”, destacou Ingrid.

A atividade conta ainda com sessões de massagem e acupuntura, totalmente gratuitas. Para participar, basta comparecer na Biblioteca, a partir das 17h e preencher o cadastro no local. Endereço: Rua Padre Versé, nº11 – Praça Nazaré, em Anchieta.

A biblioteca:

A biblioteca comunitária A Casa Amarela foi fundada em 11 de junho de 2022 por um grupo de voluntários, que transformou uma casa em um centro cultural. Sua programação inclui várias atividades gratuitas, empréstimo de livros, rodas de conversa, oficinas, passeios culturais e ações educacionais para a comunidade.

Desde a sua inauguração, cerca de 12 mil pessoas visitaram a biblioteca, mais de 1.100 livros foram emprestados e mais de 8 mil livros, distribuídos gratuitamente. O espaço atende regularmente a 120 famílias nos programas de atendimento social. A biblioteca A Casa Amarela funciona de terça-feira a sábado, das 9:30h às 18h.