Bim Brito transforma a rotina em cor e sentimento na exposição “Cores Cotidianas”, na Galeria de Arte IBEU

por Redação
Neonsauro - Sabrina Brito

A artista visual Bim Brito é um dos destaques da exposição coletiva Cores Cotidianas, que estreia no dia 03 de julho na Galeria de Arte IBEU, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, sendo a visitação aberta ao público de 04 de julho a 05 de setembro. Com realização do Centro Cultural IBEU e curadoria de Bernardo Magina, artista e professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), a mostra reúne nove artistas que têm na cor o fio condutor de suas criações: Bim Brito, Dona Carmen, Eliane Fraulob, Gabriel Ketu, Guilherme Liduíno, Pati no Mundo da Lua, Rose Cocchiarelli, Tatiana Coelho e Thomaz Velho.

Nas obras de Bim Brito, a cor é mais que um recurso estético — é uma resposta emocional ao cotidiano. Usando tons neons combinados a paletas neutras como azul e cinza, a artista constrói composições que nascem, muitas vezes, de momentos de estresse ou inquietação. O ato de pintar torna-se, para ela, um refúgio e uma forma de reconexão com o presente.

“Quando estou estressada, normalmente eu pinto abstrato. Tudo o que quero é me jogar na imersão que o desafio de pintar me proporciona. Só consigo pensar em uma coisa: na harmonização das cores — especialmente as coloridas, que são mais difíceis de combinar”, revela a artista.

As obras Neonsauro e Fogo no Horizonte são exemplos dessa investigação cromática que vai além da técnica: buscam encantamento, ritmo e surpresa. Em Neonsauro, o laranja aparece com destaque, revelando como um único tom pode transformar completamente a percepção de uma obra. Já em Fogo no Horizonte, que é uma alusão aos conflitos políticos e religiosos que criam uma linha tênue entre a paz e a guerra, Bim Brito explora o poder das combinações certas, criando um deslumbre visual de cores vivas que se equilibram de forma instintiva e harmônica.

Bim Brito

Bim Brito

“Durante esse estudo, que ainda está em curso, estou sempre me surpreendendo com a sutileza das cores. É impressionante como uma obra pode se transformar diante dos nossos olhos com a simples mudança de um único tom. Perceber essa força que uma cor tem é algo fascinante”, conta Bim Brito.

Com um estilo eclético, colorido e em constante experimentação, a artista define seu processo criativo como uma viagem sensorial.

“Explorar novos tons é como fazer viagens para novos destinos. Temos toda uma trajetória a descobrir pelo caminho”, conclui.

A exposição

A coletiva “Cores Cotidianas” é uma exposição de pintura, onde o visitante vai perceber a capacidade dos artistas de captar pequenas sensações das cenas urbanas que vivem, e como isso impacta seus trabalhos em diferentes níveis, às vezes, como uma pincelada no inconsciente.

“A união do conjunto se dá por duas razões: primeiro pelas pesquisas pictóricas presentes na formação dos artistas da mostra, todos são meus alunos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e estudamos a cor no espaço-tempo e suas implicações na sensibilização do olhar e na prática da pintura em si. Em segundo lugar, mas não menos importante, há uma escolha pela estética do videoclipe que hoje é

desdobrada nos vídeos de curtíssimo formato para redes sociais. Como uma colagem de diferentes pontos de vista, essa grande paisagem é inventada. Somente através de múltiplas linguagens se torna possível apresentar um imaginário deste lugar para além dos ícones”, comenta o curador Bernardo Magina.

A exposição Cores Cotidianas poderá ser visitada de 04 de julho a 05 de setembro, na Rua Maria Angélica, 168 – Jardim Botânico, RJ. A entrada é gratuita.

Serviço:
Exposição: Cores Cotidianas
Artistas em destaque: Bim Brito, Dona Carmen, Eliane Fraulob, Gabriel Ketu, Guilherme Liduíno, Pati no Mundo da Lua, Rose Cocchiarelli, Tatiana Coelho e Thomaz Velho
Curadoria: Bernardo Magina
Abertura: 03 de julho de 2025
Visitação: de 04 de julho a 05 de setembro

Dias e horários: segunda a quinta, das 13h às 19h, sextas das 12h às 18h
Local: Galeria de Arte IBEU – Rua Maria Angélica, 168 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro

Realização: Centro Cultural IBEU
Entrada gratuita

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend