Biografia detalha a vida e obra de Israel Klabin

Um homem de múltiplos talentos, de grande sensibilidade e encanto pessoal, capaz de transitar com tranquilidade pelas diversas esferas da vida. Assim, o ex-Ministro das Relações Exteriores e membro da ABL, Celso Lafer define o empresário, ambientalista e ex-prefeito do Rio Israel Klabin, no prefácio da biografia “Israel Klabin: sem fronteiras”, recém-lançada.

A obra, organizada pelos pesquisadores do CPDOC/FGV Adelina Novaes e Cruz e Américo Freire, e editada pela Editora FGV, é um passeio pela trajetória de um dos mais interessantes personagens da cena empresarial e política brasileira, que acaba de completar 99 anos de idade.

Fruto de entrevistas com Israel Klabin feitas pelos organizadores e de uma ampla pesquisa em seu acervo, o livro é dividido em capítulos, cada um com “personalidade própria”, nas palavras de Adelina e Américo.

O capítulo inicial, intitulado “Com a palavra, Israel Klabin”, é escrito pelos pesquisadores a partir das entrevistas feitas com o ex-prefeito do Rio. O seguinte, “Um judeu brasileiro, um judeu internacional”, fica a cargo do pesquisador e historiador Israel Beloch, e aborda as profundas raízes de IK com o judaísmo e o Estado de Israel.

No terceiro capítulo, Angélica Lovatto trata da presença e do trânsito de Klabin pelas redes de intelectuais e economistas brasileiros e estrangeiros, como Eugênio Gudin, Octávio Gouvea de Bulhões, Roberto Campos, San Tiago Dantas e Mário Henrique Simonsen.

Cabe destaque para a relação fraterna com o cientista social Hélio Jaguaribe, parceiro na criação de coletivos e espaços institucionais para promover o desenvolvimento e a aplicação de seus projetos para o país, como o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e o Instituto de Estudos Políticos e Sociais (IEPES).

O capítulo seguinte tem como tema a atuação de Israel Klabin à frente da prefeitura da cidade do Rio. Marly Motta, professora associada do CPDOC, propõe avançar na discussão sobre a marca que Israel Klabin teria deixado na história da cidade durante sua curta gestão como prefeito – encerrada precocemente por conta da defesa intransigente que fez da desfusão do estado do Rio. Uma das principais iniciativas de Klabin em seu mandato foi o aterro do chamado Buraco do Lume, no Centro da cidade, com a criação da praça que hoje leva o nome do ator e compositor Mário Lago.

Por fim, Jacques Marcovitch assina o capítulo dedicado à presença de Israel Klabin no universo do ambientalismo. Desde sempre envolvido no tema, o empresário criou e presidiu a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), na esteira da Rio 92, tornando-se um importante interlocutor na discussão dos temas ambientais.

Em seu prefácio, Celso Lafer afirma que Israel Klabin se impôs sempre o exercício de missões, muito além de meras funções. Nos capítulos que compõem a biografia, os autores mostram o acerto na forma como as cumpriu ao longo da vida.

Related posts

Romance de estreia de Rafael Caneca expõe brutalidade dos campos de concentração do Ceará nos anos 1930

Mauro Kleiman ganha edição de referência que celebra 55 anos de trajetória artística

Novo livro transforma frustrações amorosas em mapa para relações mais saudáveis