Biografia detalha a vida e obra de Israel Klabin

Um homem de múltiplos talentos, de grande sensibilidade e encanto pessoal, capaz de transitar com tranquilidade pelas diversas esferas da vida. Assim, o ex-Ministro das Relações Exteriores e membro da ABL, Celso Lafer define o empresário, ambientalista e ex-prefeito do Rio Israel Klabin, no prefácio da biografia “Israel Klabin: sem fronteiras”, recém-lançada.

A obra, organizada pelos pesquisadores do CPDOC/FGV Adelina Novaes e Cruz e Américo Freire, e editada pela Editora FGV, é um passeio pela trajetória de um dos mais interessantes personagens da cena empresarial e política brasileira, que acaba de completar 99 anos de idade.

Fruto de entrevistas com Israel Klabin feitas pelos organizadores e de uma ampla pesquisa em seu acervo, o livro é dividido em capítulos, cada um com “personalidade própria”, nas palavras de Adelina e Américo.

O capítulo inicial, intitulado “Com a palavra, Israel Klabin”, é escrito pelos pesquisadores a partir das entrevistas feitas com o ex-prefeito do Rio. O seguinte, “Um judeu brasileiro, um judeu internacional”, fica a cargo do pesquisador e historiador Israel Beloch, e aborda as profundas raízes de IK com o judaísmo e o Estado de Israel.

No terceiro capítulo, Angélica Lovatto trata da presença e do trânsito de Klabin pelas redes de intelectuais e economistas brasileiros e estrangeiros, como Eugênio Gudin, Octávio Gouvea de Bulhões, Roberto Campos, San Tiago Dantas e Mário Henrique Simonsen.

Cabe destaque para a relação fraterna com o cientista social Hélio Jaguaribe, parceiro na criação de coletivos e espaços institucionais para promover o desenvolvimento e a aplicação de seus projetos para o país, como o Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e o Instituto de Estudos Políticos e Sociais (IEPES).

O capítulo seguinte tem como tema a atuação de Israel Klabin à frente da prefeitura da cidade do Rio. Marly Motta, professora associada do CPDOC, propõe avançar na discussão sobre a marca que Israel Klabin teria deixado na história da cidade durante sua curta gestão como prefeito – encerrada precocemente por conta da defesa intransigente que fez da desfusão do estado do Rio. Uma das principais iniciativas de Klabin em seu mandato foi o aterro do chamado Buraco do Lume, no Centro da cidade, com a criação da praça que hoje leva o nome do ator e compositor Mário Lago.

Por fim, Jacques Marcovitch assina o capítulo dedicado à presença de Israel Klabin no universo do ambientalismo. Desde sempre envolvido no tema, o empresário criou e presidiu a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), na esteira da Rio 92, tornando-se um importante interlocutor na discussão dos temas ambientais.

Em seu prefácio, Celso Lafer afirma que Israel Klabin se impôs sempre o exercício de missões, muito além de meras funções. Nos capítulos que compõem a biografia, os autores mostram o acerto na forma como as cumpriu ao longo da vida.

Related posts

1985 – O ano que repaginou a música brasileira

Lançamento em Teresópolis de “Ney Matogrosso: O Bicho do Mato”, uma biografia infantil escrita por Chris Fuscaldo e Camilo Solano e ilustrada por Isabela Sultani

Ilana Pogrebinschi lança A Menina e a Viola em Friburgo