Bloco do Sargento Pimenta desfila na segunda de Carnaval

BLOCO DO SARGENTO PIMENTA NO DESFILE DE 2020, NO ATERRO DO FLAMENGO
BLOCO DO SARGENTO PIMENTA NO DESFILE DE 2020, NO ATERRO DO FLAMENGO. - FOTO: THATY AGUIAR

Foram três anos de espera. Três longos anos desde a última vez que o Bloco do Sargento Pimenta espalhou as canções dos Beatles nos ventos carnavalescos do Rio de Janeiro. E, por isso mesmo, não haveria melhor tema para esse reencontro: Get Back. É na segunda de Carnaval, dia 20 de fevereiro, às 10h, junto do Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, que bloco e folião vão voltar a ser um só organismo momesco. Ainda participam da festa Antonia Medeiros, Moyseis Marques e o Coral do Bloco do Sargento Pimenta.

O tema foi inspirado na música homônima dos Fab Four, cujo refrão diz “get back to where you once belonged”, algo como “volte para o seu lugar de origem”. E os “Pimentas”, como costumam ser chamados, vão get back, sim, para as ruas, espaço público que o Carnaval cuida de ocupar; vão get back para a alegria, que teve de ser reprimida durante esse período de crise sanitária; vão get back para o prazer de fazer parte de um movimento coletivo, multitudinário.

Entre os sucessos dos Beatles, estão no repertório: “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (maracatu); “Hey Jude” (ciranda); “Can’t Buy Me Love” (coco); “Twist And Shout” (ijexá); “Help!” e “Eleanor Rigby (samba-reggae); A Hard Day’s Night (funk); e “She Loves You” e “All My Loving” (marchinha). “Get Back”, música-tema do desfile, é tocada em versão arrasta-pé. Haverá ainda um medley em homenagem a Gal Costa, com “Bloco do Prazer” mesclada com “Yellow Submarine” e “Vassourinhas”.

Além da banda, que se apresenta o ano todo levando a marca do bloco por todo o mundo, se apresentam, na festa de carnaval, cerca de 100 batuqueiros, formados na oficina de percussão ministrada semanalmente ao longo do ano anterior. Um encontro poderoso da estrutura de uma bateria de escola de samba (acrescida de um naipe de pandeirolas) com guitarras, baixo, saxofone, trombone e trompetes, tornando possível um passeio por múltiplos ritmos brasileiros – sem perder a riqueza vocal e melódica dos “rapazes de Liverpool”.

Fundado em 2010, o Bloco do Sargento Pimenta fará sua 11ª aparição no carnaval carioca, com um histórico impressionante de premiações e alguns recordes de público. Já em seu primeiro desfile, em 2011, foi aclamado como melhor bloco pelo concurso Serpentina de Ouro, promovido pelo jornal O Globo. Ainda ocupando as ruas estreitas de Botafogo, o Bloco arrastou surpreendentes 5 mil pessoas. No segundo ano, o Yellow Submarine já precisou estacionar em paragens mais extensas, chegando no Aterro do Flamengo, mesmo lugar onde se mantém até hoje. O público foi crescendo de forma exponencial, até chegar ao impressionante número estimado de 500 mil pessoas, em 2017, ano em que o Bloco homenageou os 50 anos do lançamento do icônico álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, inspiração para o nome do bloco. A propósito, o álbum é também a inspiração para o figurino dos “Pimentas”, feito especial e exclusivamente a cada ano. Nas apresentações, os efeitos visuais e a performance dos músicos resultam em um espetáculo lúdico e irreverente.

É só caprichar na fantasia e na alegria porque é hora de Get Back!

SERVIÇO
BLOCO DO SARGENTO PIMENTA – 11º Desfile de Carnaval no Rio de Janeiro: “Get Back”
Patrocínios: Brahma / iFood / O Boticário
Apoio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa / Governo do Estado do Rio de Janeiro
Realização: Gafanhoto e Music Tour

Data: 20 de fevereiro de 2023 (segunda-feira)
Local: Aterro do Flamengo (palco fixo junto do Monumento aos Pracinhas) – RJ
Horário de início: 10h
Horário previsto de término: 14h
EVENTO GRATUITO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui