Bloco Estratégia revela homenagem a Jorge Ben Jor no Carnaval 2026

Bloco Estrategia - Foto: Xerel

O Bloco Estratégia anuncia o tema de seu desfile de 2026, que toma as ruas no dia 7 de fevereiro celebrando os 50 anos do icônico álbum “África Brasil”, de Jorge Ben Jor. A escolha marca a conexão profunda do disco com a energia, o suingue e a brasilidade que moldam a identidade do bloco, reforçando também a força histórica da obra e seu impacto definitivo na música brasileira.

O desfile acontece pela primeira vez no Posto 0, na Glória, de frente para a praia e com vista para o Pão de Açúcar, que promete deixar o dia ainda mais especial. O público vai curtir uma trilha especialmente pensada para traduzir a potência da obra do artista, com clássicos como “Umbabarauma”, “Meus Filhos, Meu Tesouro”, “Zumbi” e “Taj Mahal” tocados pela Bateria Cabulosa. O repertório dialoga diretamente com a vibração do Carnaval de rua e com a proposta do Estratégia de ocupar a cidade com alegria, memória e música pulsante.

“Em 1975, o Jorge funde seu próprio som ao som da guitarra elétrica, misturando o suingue clássico dele ao peso do rock’n roll, que é bem o que o Estratégia gosta de fazer. Essa é uma referência fundamental pro bloco e por isso a homenagem”, conta Leo Santos, fundador do bloco.

Além da homenagem, o Bloco Estratégia também vai fazer seu beijaço, momento em que músicas mais lentas e românticas embalam os beijos dos foliões em uma celebração do afeto.

Com a escolha do homenageado, o Estratégia reafirma sua conexão com a música brasileira e seu compromisso em reunir cultura, história e rua em um carnaval democrático e vibrante.

Bloco Estratégia

Há 14 anos misturando o swing dos bailes black com a energia dos batuques dos terreiros, rodas de coco, samba, xote e maculelê, o Bloco Estratégia cria uma explosão de ritmos afro-brasileiros que contagia o carnaval de rua do Rio de Janeiro.

O Bloco Estratégia estreou no carnaval de 2012, atingindo um público de mais de 10 mil pessoas a cada edição. Suas apresentações já passaram por pontos históricos do centro do Rio, como Rua do Lavradio, Pedra do Sal e Praça Tiradentes, estabelecendo-se no Largo de São Francisco de Paula a partir de 2015. Inspirada na atmosfera de palco dos bailes black, a formação do bloco sempre valorizou a experiência sonora e visual.

Instagram: @blocoestrategia

Desfile: 7 de fevereiro

Local: Posto 0, Glória

Related posts

Última Feijoada do Cacique de Ramos em 2025 acontece no dia 21

Fairmont Rio e Camarote Arpoador celebram renovação da parceria para o Carnaval 2026 em evento exclusivo em Copacabana

Paraíso do Tuiuti renova com Mestre Marcão e Pixulé já para o Carnaval 2027