Bloco Exagerado desfila celebrando os 90 anos de Lucinha Araújo

Bloco Exagerado

Se Cazuza conseguiu muitos feitos com sua mãe, Lucinha Araújo, ao longo do período em que conviveram, o mesmo pode-se dizer do Bloco Exagerado. Cantando Cazuza em ritmo de folia desde 2015, o Bloco que celebra a vida e a obra do poeta do rock adentra o carnaval de 2026 tendo Lucinha como homenageada e convidada mais que especial do desfile, que este ano – e não à toa – tem como tema “Minha flor, meu bebê”. A música homônima também passa a integrar o repertório do Bloco que, de agora em diante, passa a realizar seu desfile no sábado de carnaval – dia 14 de fevereiro, a partir das 8h na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro.

O amor que permeou a relação entre a mãe amorosa e o filho artista se mostra na camisa desta edição do Bloco que, pela ideia do seu idealizador e produtor, Rafael Braga, se traduziu numa estampa exclusiva da Arte de Lüc, trabalho desenvolvido pelo artista paranaense Lucas Misunaga. E pra quem achava que tinha acabado, o Bloco se reinventa trazendo ainda a participação especial de Jorge Rios, cantor e intérprete reconhecido nacionalmente por seu trabalho à frente do projeto Brazuza – um dos principais tributos a Cazuza no Brasil – que conquistou até o reconhecimento de Lucinha Araújo, que citou Brazuza como um dos principais tributos no seu livro. Como se vê, o movimento deste ano é mesmo o festejo acerca de Lucinha Araújo.

“A Lucinha esteve conosco no primeiro ensaio de rua do Bloco Exagerado, em 2016. De lá pra cá, ela já financiou o Carnaval, levou o bloco para a inauguração do Centro Cultural Cazuza, nos convidou a participar do seu livro e da exposição, participou do nosso curta-metragem, enfim… Sempre esteve disposta a nos ajudar. Não temos como agradecer tamanho carinho e atenção”, derrete-se Rafael Braga, que a cada carnaval consulta a mãe de Cazuza – sobretudo neste ano. “Ela aprovou o tema e a arte da camisa. A Lucinha é uma grande entusiasta do bloco, sempre nos apoiou e como ela vai completar nove décadas de uma história incrível, a gente resolveu prestar essa homenagem em nome do Cazuza”, reforça Rafael, que torce pela presença de Lucinha no desfile.

Convidado já confirmado no desfile do Exagerado, o cantor Jorge Rios dividirá o microfone com Helton Alves, vocalista oficial do Bloco desde sua criação. A ideia de unir-se ao Bloco partiu do próprio Jorge, para alegria geral dos foliões, que já desejavam o encontro. “A gente se seguia no Instagram, conversamos algumas vezes e falamos de tocar juntos em alguma oportunidade. Como ele é de Belo Horizonte, nunca conseguimos realizar nada juntos. Mas, desta vez, ele disse que estava animado para uma participação e então fechamos esse encontro no Carnaval”, anima-se Braga, que conta pelo terceiro ano consecutivo com o apoio do vizinho de calçada CRAB – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro.

Ideia, aliás, é o que não falta pra Rafael, que afirma já ter temas para os próximos cinco ou seis carnavais. “A música ‘Minha Flor, Meu Bebê’ não fala sobre a relação deles, mas Lucinha conta que era como ela o chamava quando bebê. E eu sigo o que ela falou: ‘Fiquei muito feliz com mais uma homenagem do Bloco Exagerado. ‘Minha Flor, Meu Bebê’ sou eu o chamando quando ele era criança. Será um sucesso, o Exagerado é incrível. Mais um ano juntos. Bjs, Lucinha Araújo’”, entrega o produtor e idealizador do Bloco, que já se tornou tradição no carnaval carioca. Bloco oficial da cidade do Rio de Janeiro há quatro anos, este é o terceiro em que o Exagerado oferece uma estrutura de acessibilidade, contando com um profissional de libras e um espaço exclusivo dentro da área de produção para pessoas com mobilidade reduzida e em cadeira de rodas.

Contabilizando mais de 1 milhão de foliões arrebanhados ao longo dos 10 anos de desfiles na rua, o Bloco Exagerado é um dos projetos que mantém viva a obra do Cazuza. “Mas é óbvio que é a obra dele que nos mantém vivo. Há 35 anos ele nos deixou e segue vivo em nossa memória, nas rádios e nas homenagens. O sucesso do Exagerado veio daí! Mas é sempre um desafio botar o Bloco na rua, são exigências de todos os lados, burocracia e tudo muito caro. Mas compensa muito ver milhares de pessoas cantando, aplaudindo, se emocionando… Os pontos negativos se perdem no final do processo”, finaliza Rafael Braga.

SERVIÇO:

BLOCO EXAGERADO – Desfile “Minha Flor, Meu Bebê”

QUANDO: 14 de fevereiro – sábado

HORÁRIO: Concentração às 8h

LOCAL: Praça Tiradentes – Centro

LINK PARA COMPRA DA CAMISA OFICIAL DO BLOCO: https://bit.ly/LojinhaExagerada

Related posts

Camarote Milênio aposta no Carnaval como plataforma de relacionamento corporativo em São Paulo

Bossa Nova Mall promove sessão especial de carnaval do Circuito Bossa com treino ao ar livre e banda ao vivo

Bloco do MST estreia no carnaval do Rio de Janeiro em 2026