Em 2025, o primeiro e único bloco canábico de carnaval do Rio de Janeiro, o Planta na Mente, completará 15 anos. São 15 anos de ruas ocupadas com música, afeto, debate e resistência e de crescimento de um coletivo voluntário que escolheu o carnaval como linguagem política, cultural e pedagógica para enfrentar injustiças históricas ligadas à proibição das drogas. Para comemorar, o tema do carnaval 2026 do Planta será a sua própria história.
O desfile oficial acontecerá na tradicional quarta de brasas, dia 18 de fevereiro, com concentração a partir das 14h30 e saída às 16h20, nos Arcos da Lapa.
E no pré-carnaval, o Planta promove o seu já conhecido Baile de Máscaras no dia 1 de fevereiro, domingo, das 14h às 20h, na Firma (Rua da Candelária, 92, Centro), com entrada colaborativa via Pix: [email protected]. Também tem ensaio aberto gratuito no dia 7 de fevereiro, às 16h, durante a Tarde Kaya N’Gan Daya, no Parque Glória Maria (Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa).
Um dos blocos mais irreverentes do carnaval carioca, o Planta na Mente chega em 2025 com muito a celebrar! Cada desfile, cada ensaio, cada reunião, cada conversa e cada abraço no meio da multidão construiu uma trajetória feita à mão, marcada por emoção, coragem e compromisso coletivo:
“O Planta na Mente segue afirmando o antiproibicionismo como projeto de mundo. Um posicionamento que defende a educação sobre drogas, a redução de danos como política de cuidado e os benefícios terapêuticos da maconha, especialmente para quem depende dela como medicamento. Nossa pauta é pela vida, pela autonomia, pela justiça social e pelo fim da violência produzida pela chamada “guerra às drogas”, diz Pedro Pajé, um dos produtores do coletivo.
Ao longo desses 15 anos, o bloco canábico mostrou que é possível fazer política com música, denunciar desigualdades com irreverência e transformar o carnaval em ferramenta de conscientização.
O Planta na Mente é um coletivo formado por músicos, militantes e simpatizantes da causa da legalização. Todos os anos, recebe mais de dez mil pessoas em seu tradicional desfile, que sai dos Arcos da Lapa, bairro onde nasceu, em direção à Praça Tiradentes. Com músicas próprias, versões com “toques canábicos” e marchinhas tradicionais, o Planta tem como principal objetivo conscientizar e trazer o tema da legalização para o debate, por meio da irreverência do carnaval.
“Bandeira branca, amor // Não posso mais // Me esconder só por fumar // Erva da paz”
“Ei, você aí // Me salva um beck aí // Me salva um beck aí”.
Em 2026, celebra a sua própria história, que inclui apresentações em espaços públicos, casas de shows e em todas as Marchas da Maconha realizadas no Estado do Rio de Janeiro, como a de Paraty e de Niterói, Petrópolis, Campos, além da Marcha da capital. O bloco também integra o CORETO, Coletivos de Blocos Organizados do Rio de Janeiro.
SERVIÇO – CARNAVAL:
- DESFILE DO PLANTA NA MENTE 2026
- Data: 18 de fevereiro – Quarta de brasas
- Local: Arcos da Lapa
- Horário: concentração às 14h e início às 16h20
SERVIÇO – PRÉ-CARNAVAL:
- BAILE DE MÁSCARAS – 15 anos
- Data: 1 de fevereiro – Domingo
- Horário: Das 14h às 20h
- Local: Firma – Rua da Candelária, 92, Centro, RJ.
- Entrada gratuita. Colaborações por meio do Pix: [email protected]
TARDE KAYA N’GAN DAYA
- Data: 7 de fevereiro – Sábado
- Local: Parque Glória Maria – Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa
- Horário: 16h
SIGA O PLANTA NA MENTE:
Instagram: www.instagram.com/
Facebook: https://www.facebook.com/

