Bloco Tecnomacumba: a força dos ritmos afros na Pequena África

Rita Benneditto - Foto: Rogério Von Krüger

O Bloco Tecnomacumba, intervenção cultural que mergulha na história do Brasil e reafirma suas raízes afro-ameríndia-brasileira, celebra 20 anos de axé do clássico álbum de mesmo nome, e traz consigo a força de sua história em um espetáculo envolvente. O cortejo se torna uma fusão vibrante de sambas de terreiros, afoxés e blocos tradicionais do Maranhão, terra natal de Rita, apresentados com uma roupagem moderna de pop-rock-eletrônico, incendiando a região portuária, também conhecida como “A Pequena África”.

A festividade não apenas celebra a diversidade cultural, mas também promove uma interação única com artistas comprometidos com a preservação da cultura afro-brasileira. O Bloco Tecnomacumba conta com participações especiais do Tambor de Crioula As Três Marias, da DJ Bieta, e as bailarinas Kiusam Oliveira (Oxum) e Valeria Monã (Iansã).

Rita Benneditto firma seu compromisso com a sustentabilidade ao escolher o projeto “Sustenta Carnaval” como parceiro. Este projeto, idealizado por Mariana Pinho, destaca-se por ações socioambientais, reutilizando resíduos têxteis das fantasias coletadas durante os desfiles das Escolas de Samba. Com essa parceria, Rita busca criar uma identidade artística única para o Bloco Tecnomacumba, enfatizando a importância da sustentabilidade na arte e cultura brasileira.

A banda Cavaleiros de Aruanda, marca registrada do projeto, acompanha Rita Benneditto, com os músicos Fred Ferreira (guitarra e vocais), Humphry Scott (contrabaixo e vocais), Ronaldo Silva (bateria e vocais) e Júnior Crispim (percussão e vocais), a experiência sonora promete ser inesquecível.

Em 2022, Tecnomacumba foi destaque no enredo campeão da Acadêmicos do Grande Rio, consolidando seu papel como referência cultural.

Rita Benneditto, ao expandir o universo do projeto com o “Bloco Tecnomacumba”, risca e firma o ponto na região portuária, e joga luz sobre aspectos da nossa ancestralidade, que muito diz da nossa identidade enquanto Cultura e Nação.  A proposta é ecoar os tambores ancestrais na Pequena África, em uma festa que promete transcender fronteiras.

A gira vai girar e conta com a sua presença. Saravá Axé!

Ficha Técnica:

Concepção e Direção Geral: Rita Benneditto
Coordenação Geral e Direção de Produção: Elza Ribeiro
Direção Musical: Fred Ferreira e Rita Benneditto

Direção de Arte: Rita Benneditto e Ciro Barcelos
Figurino Rita Benneditto: Luiz Martins
Figurino Banda: Ciro Barcelos

Músicos:

Fred Ferreira (guitarra e vocais)

Humphry Scott (contrabaixo e vocais)

Ronaldo Silva (bateria, programação eletrônica e vocais)

Júnior Crispin (percussão e vocais)

Participações Especiais: Tambor de Crioula As Três Marias, da DJ Bieta, e as bailarinas Kiusam Oliveira (Oxum) e Valeria Monã (Iansã).

Produção Executiva: Alessa Fernandes e Julio Luz

Iluminação: Daniela Sanchez

Técnico de PA:

Roadie: Fabrício Gastin

Cabelo e Maquiagem: Lidiane Peres

Mídia Social: LB Digital e Conteúdo

Assessoria de Imprensa: Júlio Luz

Realização: Elza Ribeiro Produções

Serviço

RITA BENNEDITTO no Bloco TECNOMACUMBA

Dia 28 de janeiro de 2024

Domingo – concentração às 17h na Av. Venezuela com Av. Barão de Tefé

Local: Pequena África – Região Portuária do Rio de Janeiro

Siga Rita Benneditto:

http://www.fb.com/ritabenneditto.oficial

https://www.instagram.com/ritabenneditto

http://youtube.com/ritabenneditto

Related posts

Verão ganha sabor no BioParque do Rio com picolés para animais do zoológico

Orquestra Voadora realiza ensaios abertos na Fundição Progresso

Céu na Terra realiza ensaios abertos na Fundição Progresso

1 comentário

Marcos Lúcio Pinto janeiro 23, 2024 - 12:49
Que maravilha....o Tecnomacumba é um dos shows mais incríveis e maravilhosos que já vi - várias vezes! A Rita é uma artista genuína e única. Imperdível. O bloco, veremos....quanto mais tambor de crioula, pontos de macumba, etc., melhor. Ancestralidade é tudo!
Add Comment