Os desfiles dos blocos da Sebastiana em 2025 serão repletos de novidades, celebrações e despedidas. As comemorações já começam com o aniversário da própria associação. Fundada em 2000, a Sebastiana tem 14 blocos associados, que desfilam 16 vezes, na Zona Sul, Santa Teresa e Centro do Rio. A programação começa no dia 15 de fevereiro, com o desfile do Imprensa Que eu Gamo, e termina com o Monobloco, no dia 09 de março.
O Bloco do Barbas vai completar 40 anos e escolheu a tentativa de golpe de estado, de 2022, como o tema para o desfile desse ano. O Fogo e Paixão vai transformar o Largo São Francisco de Paula, no Centro, em uma grande festa de debutante. Os 15 anos do bloco serão celebrados durante o CarnaValsa, com várias surpresas e participações especiais. O Carmelitas, de Santa Teresa, completa 35 anos e homenageará Jorge Crespo, um de seus fundadores e o criador da boneca Carmelita, um dos símbolos do Carnaval de rua do Rio de Janeiro. O Superbacana, o bloco da Tropicália, que mudará seu local de apresentação, da Tijuca para a Glória, fará uma homenagem às cantoras, no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. O 442 leva para as ruas o “Carnaval dos Clipes”, carnavalizando os grandes sucessos dos anos 90 e 2000, com direito à Britney Spears, Madonna, Lady Gaga, Rihanna e Beyoncé.
O carnaval deste ano será marcado também por despedidas! O Imprensa Que eu Gamo, o bloco dos jornalistas, de Laranjeiras, que está completando 30 anos, desfilará pela última vez. O quarentão Suvaco do Cristo anunciou que vai parar em 2026 e, no seu penúltimo desfile, cantará novamente o samba “Bundalelê, de 1993, composto por Lenine e Bráulio Tavares.
“Estamos em meio à mudança de um ciclo. Ainda tem espaço para alguns blocos que trabalham no modelo de carro de som, mas a gente já vê nitidamente a mudança de comportamento para um Carnaval mais fluído e menos engessado. A burocracia e os custos vão definindo uma forma de fazer Carnaval que a gente não quer mais. Começamos a ver isso após a pandemia, com blocos que deixaram de desfilar como o Escravos da Mauá e o Bloco de Segunda. As novas gerações não querem esse modelo de Carnaval que, naturalmente, está em transformação”, explica Rita Fernandes, presidente da Sebastiana e uma das fundadoras do Imprensa Que Eu Gamo.
“O Suvaco sai da rua para entrar na história porque considera sua missão cumprida. O Carnaval de rua foi revitalizado e renovado de uma forma incrível. Temos blocos de todas as cores, de todos os ritmos musicais, de todos os gêneros. Por isso, a nave do Suvaco pode pousar e repousar tranquilamente”, destaca João Avelleira, fundador e presidente em exercício do Suvaco do Cristo.
Novidades
442
Em 2025, o Carnaval será tomado por uma explosão de nostalgia e música pop! O 442, conhecido por reinventar grandes hits internacionais com o inconfundível ritmo brasileiro, apresenta o tema “Carnaval dos Clipes”, uma homenagem aos vídeos musicais icônicos que marcaram gerações. O bloco promete uma viagem no tempo, revivendo os clipes inesquecíveis dos anos 90 e 2000 que foram trilha sonora de momentos inesquecíveis. Sucessos de Britney Spears, Madonna, Lady Gaga, Rihanna, Beyoncé, Akon e de outros(as) grandes nomes do pop internacional ganharão releituras carnavalescas para colocar todo mundo pra dançar. Além disso, o 442 manterá sua parceria com cooperativas de reciclagem para garantir um cortejo sustentável e lixo zero.
Bloco do Barbas
O Bloco do Barbas está completando 40 anos e levará para as ruas de Botafogo o enredo “Jogando o Pipa no chopp do golpe tabajara”. O bloco vai ironizar a tentativa de golpe para que a história não se repita. Desde 1985, o bloco desfila pelas ruas de Botafogo satirizando, com muita alegria e sensualidade, o momento político do Brasil, reforçando a importância da consolidação da democracia brasileira. A camisa do carnaval 2025 traz o colorido da diversidade, com a assinatura da artista Rose Vermelho.
Carmelitas
Os 35 anos do Carmelitas serão celebrados com homenagens a um de seus fundadores, o artista plástico Jorge Crespo, que faleceu em outubro. Crespo tem enorme importância na história do bloco de Santa Teresa. Afinal, foi ele o criador da Carmelita, a simpática boneca que vem à frente do bloco e se tornou um dos símbolos do Carnaval de rua do Rio de Janeiro. Com cinco metros de altura, e uma fantasia nova a cada ano, Carmelita estará no centro da arte da camisa do bloco, em 2025. A imagem é do premiado fotógrafo e escritor Ricardo Beliel, conhecido por registrar nas últimas décadas os desfiles dos blocos de rua do Rio de Janeiro.
Fogo e Paixão
O Fogo e Paixão, um dos blocos mais queridos da cidade, vai transformar o Largo São Francisco de Paula, no Centro, em um grande salão de baile a céu aberto para celebrar seus 15 anos com o tema CarnaValsa! Para a ocasião, o bloco preparou uma festa repleta de releituras “brega-carnavalescas” de sucessos atuais, incluindo uma versão brasileira de Total Eclipse of the Heart, clássico dos anos 80 na voz de Bonnie Tyler. Além dos hits bregas de sempre, o público vai poder curtir muitas novidades.
Gigantes da Lira
A Lira dos Arlequins, Pierrôs e Colombinas será o tema do bloco infantil para 2025. O Gigantes da Lira vai desfilar inspirado por esses clássicos personagens da commedia dell’arte italiana, do século XVI, e dos teatros dos boulevards parisienses, que se tornaram figuras icônicas dos carnavais.
Superbacana
O bloco da Tropicália está de casa nova! O Superbacana deixa a Praça Afonso Pena, na Tijuca, e passa a se apresentar na Praça Luiz de Camões, na Glória, às 17h. E essa reestreia, no dia 08 de março, será em grande estilo. O bloco vai tocar, como uma homenagem ao filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, a sua versão para “É preciso dar um jeito, meu amigo”, de Erasmo Carlos, a música tema do longa. E as homenagens não param por ai. Afinal, o Superbacana vai tocar no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher e além de canções que ficaram famosas nas vozes das tropicalistas Gal Costa, Rita Lee e Nara Leão, o bloco leva ao palco sucessos das grandes damas do samba: Beth Carvalho, Clara Nunes, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão.
Suvaco do Cristo
Em 2025, o Suvaco do Cristo, tradicional bloco que desfila no Jardim Botânico fará o penúltimo de sua história. Os preparativos já começaram e a camisa já está pronta. A designer Mini Lívia mergulhou na estética dos pierrôs, com padronagens geométricas e contrastes vibrantes, trazendo um colorido para a camisa que vai refletir a alegria de desfile que promete ser histórico. Afinal, os componentes do Suvaco cantarão novamente o samba “Bundalelê, de 1993, composto por Lenine e Bráulio Tavares. Outra novidade é a regravação de outros sambas marcantes da história do bloco que estarão, com fotos e filmes dos desfiles, imagens das camisetas e muitas histórias da “Incrível Odisseia do Suvaco” disponíveis nas redes sociais e em um canal no YouTube. A iniciativa integra o Projeto Memória do Suvaco realizado com a parceria de professores e alunos da Faculdade de Computação da UFRJ.
Tá Pirando, Pirado, Pirou!
O bloco está completando 20 anos e desfilará com o tema “Qorpo-Santo, Poeta do Absurdo Contra o Manicômio. Eu Sou Vida, Não Sou Morte. Hoje Sou Um, Amanhã Outro”. O desfile deste ano terá as participações especiais da bateria da Portela e do bloco Vem Cá Minha Flor.
AGENDA DE DESFILES
PRÉ-CARNAVAL
15/02 (sábado)
Imprensa que eu Gamo
Local de concentração: Rua Gago Coutinho – Laranjeiras
Concentração: 13h (com DJ Cyro)
Horário: 15h
22/02 (sábado)
Simpatia é Quase Amor – 1º desfile
Local de concentração: Praça General Osório – Ipanema
Concentração: 14h
Horário: 16h
23/02 (domingo)
Suvaco do Cristo
Local de concentração: Rua Jardim Botânico – Bar Joia
Concentração: 8h
Horário: 9h
23/02 (domingo)
Gigantes da Lira
Local de concentração: Rua General Glicério – Laranjeiras
Concentração: 9h
Horário: 10h
23/02 (domingo)
Fogo e Paixão
Local de concentração: Largo de São Francisco – Centro
Concentração: 8h
Horário: 9h
23/02 (domingo)
Tá Pirado, Pirando, Pirou!
Local de concentração: Av. Pasteur (altura da UNIRIO) – Urca
Concentração: 15h
Horário: 16h às 21h
28/02 (sexta-feira)
Carmelitas – 1º desfile
Local de concentração: Rua Hermenegildo de Barros – Bar do Serginho – Santa Teresa
Concentração: 13h
Horário: 14h às 19h
CARNAVAL
01/03 (sábado)
Bloco do Barbas
Local de concentração: Rua Arnaldo Quintela – Botafogo
Concentração: 11h
Horário: 12h às 17h
02/03 (domingo)
Que Merda É Essa
Local de concentração: Rua Garcia D’Ávila, esquina com Redentor – em frente ao bar Magnólia – Ipanema
Concentração: 11h
Horário: 12h
02/03 (domingo)
Simpatia é quase amor – 2º desfile
Local de concentração: Praça General Osório – Ipanema
Concentração: 14h
Horário: 16h
02/03 (domingo)
Bloco 442
Local de concentração: Largo São Francisco da Prainha, 5 – Saúde
Concentração: 7h
Horário: 7h
03/03 (segunda-feira)
Virtual
Local de concentração: Rua Anchieta – Leme
Concentração: 8h
Horário: 9h
04/03 (terça-feira)
Carmelitas – 2º desfile
Local de concentração: Largo do Curvelo – Santa Teresa
Concentração: 8h
Horário: 10h
04/03 (terça-feira)
Meu Bem, Volto Já
Local de concentração: Avenida Princesa Isabel (esquina com Rua Ministro Viveiros de Castro – Copacabana), em direção ao Leme
Concentração: 15h
Horário: 16h30
08/03 (sábado)
Superbacana
Local de concentração: Praça Luiz de Camões – Glória
Concentração: 17h
Horário: 17h às 21h
09/03 (domingo)
Monobloco
Local de concentração: Rua Primeiro de Março, 57 – Centro
Concentração: 7h
Horário: 8h
BLOCOS DA SEBASTIANA – EVENTOS
15 de fevereiro
Show do Fogo e Paixão com a participação de Alice Caymmi
Horário: 20h
Local: Praia de Icaraí
Evento gratuito
15 de fevereiro
Escolha do samba Que Merda é Essa com roda de samba (Samba do Domênico)
Horário: 18h
Local: Bar Magnólia (Rua Garcia D’ávila, 151 – Ipanema)
Evento gratuito
16 de fevereiro (anexo)
Bailinho Gigantes da Lira + Alphabeto
“A Lira dos Arlequins, Pierrôs e Colombinas” é o tema desta edição
Horário: 15h
Local: Circo Voador (Rua dos Arcos S/N, Lapa)
Entrada: a partir de R$ 50
16 de fevereiro
Esquenta do Suvaco do Cristo com roda de samba
Horário: 17h
Local: Mercadinho 63 (Rua Afonso Celso, 15 – Jardim Botânico)
16 de fevereiro
Lançamento da camisa e concurso de samba Tá Pirando, Pirado, Pirou
Horário: 15h
Local: Dolores Club – Rio Scenarium (Rua dos Arcos S/N, Lapa)
Evento gratuito
18 de fevereiro
Escolha do samba do Bloco do Barbas
Horário: 17h
Local: Quiosque Ginga (Leme)
Entrada: R$ 10 (couvert)
22 de fevereiro
Temporada de Verão – Superbacana convida Mulheres Rodadas
+ lançamento da camisa
Horário: 14h
Local: Espaço Cultural Cachaça Axé (Rua Miguel Couto, 125 – Centro)
Entrada: contribuição voluntária
22 de fevereiro
Ensaio final do bloco Que Merda é Essa com Samba do Domênico e bateria do mestre PH
Horário: 18h
Local: Bar Magnólia (Rua Garcia D’ávila, 151 – Ipanema)
Evento gratuito
01 de março
CarnaLagoa com Fogo e Paixão, Acadêmicos do Salgueiro, Chora Me Liga e DJ Tubarão
Horário: 22h
Local: Clube Monte Líbano (Avenida Borges de Medeiros, 701)
Entrada: R$ 60