Desde a sua criação, em 2008, a Brazilian Luxury Travel Association tem atuado, institucionalmente, na promoção da hospitalidade brasileira de excelência tanto no país quanto no exterior, participando dos principais eventos do setor ao redor do mundo. E já está com a agenda definida de encontros com os principais players dos mercados nacional e internacional neste primeiro semestre.
Camilla Barretto – Foto de Vanessa Dantas
De acordo com a CEO da associação, Camilla Barretto, é fundamental dar continuidade à divulgação dos atributos da indústria nacional de hospitalidade. “Para dar seguimento ao trabalho de promoção internacional e brasileira, a BLTA segue colaborando, apresentando o que há de melhor e de mais autêntico para que o número de turistas internacionais, que bateu recordes em 2025, prossiga crescendo”, afirma.
Entre os principais eventos dos quais os associados da BLTA irão participar, destacam-se: Remotes Goes to Brazil, em São Paulo, e Roadshow Nacional para agentes convidados em Brasília e Goiânia, em março; o 4º Encontro BLTA de ESG no Unique Garden e o Emotions Buenos Aires, em abril; ILTM Latin America, em São Paulo, e o Remote Immersion Panamá, em maio. Camilla também antecipa que ainda há uma série de outros eventos que estão em negociação e serão anunciados assim que confirmados.
Novos associados
Ainda neste mês de janeiro a CEO da BLTA viajará ao Nordeste para conhecer, in loco, hotéis que almejam ser incluídos no portfólio da BLTA. Nesse sentido, ela afirma que a associação, hoje com 66 hotéis, resorts e pousadas em seu portfólio, segue investigando novas propriedades e está atenta à evolução do mercado, analisando a candidatura de novos associados por meio de uma avaliação criteriosa que sofreu uma grande evolução em 2025, com a obrigatoriedade de atender aos critérios da metodologia do Cliente Oculto.
A BLTA, além de fazer uma análise criteriosa de documentação formal que inclui, mas não se limita a referências, comprovações de participação em eventos internacionais, práticas e certificações em sustentabilidade, exige que os candidatos passem por uma avaliação que analisa mais de 250 itens da jornada do cliente, realizada por um cliente oculto especialista da On You Cliente Oculto.
Esta empresa, especializada nesta modalidade de análise, além de fazer a avaliação de novos candidatos que desejam contar com a chancela BLTA, a partir deste ano avaliará todos os hotéis associados, para garantir que a qualidade do serviço e da experiência se mantenha nos mais altos índices. Quanto aos DMC’s, o processo não exige a avaliação de um cliente oculto, mas preserva todos os critérios de documentação mencionados. “Nosso objetivo é garantir que a BLTA não apenas reúna, mas que continue incrementando a qualidade das melhores opções de hospedagem e experiências no Brasil”, finaliza Camilla.
BLTA
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que identificou a necessidade de se unir de forma institucional a fim de desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante no mercado nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais, de forma associativa ou por meio de parcerias, o principal objetivo da BLTA é a promoção e o fortalecimento do Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. A BLTA soma 74 associados, um grupo formado por 66 hotéis, resorts e pousadas e 8 operadoras de viagens brasileiras que têm o objetivo de promover experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país.