Em momento de plena expansão e projeções de especialistas ainda mais otimistas para o segmento de luxo, a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) anunciam a renovação de parceria com a realização de dois novos cursos: Princípios de ESG para Hotelaria de Luxo e Conteúdo Digital para Hotelaria, com início em junho e julho, respectivamente.

Camilla Barretto (foto Vanessa Dantas)
De acordo com a CEO da BLTA, Camilla Barretto, essa iniciativa estende não apenas a presença da entidade no sentido de promover formação junto a seus associados, mas, também, levando para o mercado temas de muita relevância para a hotelaria de excelência. “Não basta mais falar apenas de serviços de luxo. Temos de ampliar o discurso. Nesse contexto, a capacitação por meio dos cursos traz conteúdos sobre as maiores necessidades do setor, como ampliar a presença no digital, uma vez que os consumidores compram experiências com a ponta dos dedos”, contextualiza.
Em relação ao curso focado em ESG (Environmental, Social and Governance), Camilla é taxativa: “O turismo de luxo hoje é mais sensorial, subjetivo e, sobretudo, consciente, e os viajantes buscam enxergar nos hotéis e experiências que consomem práticas de impacto positivo focadas no ambiental, na responsabilidade social e na governança dos processos”. E complementa: “A BLTA está comprometida em colocar um plano de ação para que todos os seus membros sejam comprovadamente reconhecidos por sua preocupação com a sustentabilidade e possam inspirar toda a indústria do turismo”.
Princípios de ESG para Hotelaria de Luxo
A chamada Agenda ESG segue se expandindo e demandando exigências no mundo corporativo diante de um cenário cada vez mais complexo e de crises de ordem econômica, social, ambiental, tecnológica e geopolítica. Nesse cenário, o setor hoteleiro de luxo, que movimenta anualmente US$ 154 bilhões e pode alcançar US$ 369,36 bilhões em valor de mercado até 2032 (dados da Fortune Business Insights), está mapeando e buscando aprimorar sua gestão nas dimensões ambiental (consumo de energia e de água, emissões de CO2, conservação da bioversidade), social (satisfação dos colaboradores, diversidade e inclusão, relações com as comunidades) e de governança (transparência, criação de comitês, etc). Diante desses desafios os profissionais de hospitalidade devem estar preparados para responder às demandas que se apresentam.
Dirigido aos que desejam trabalhar com ESG no setor de turismo de luxo, a gestores, analistas e especialistas em ESG no segmento de hospitalidade e aos que querem aprofundar seus conhecimentos e ter uma visão mais ampla, prática e integrada da Agenda, o curso, que tem carga horária de 12 horas, permitirá aos participantes conhecer as bases da Agenda no que diz respeito à Gestão ESG, o conceito de materialidade, o princípio do Relato de Sustentabilidade e suas tendências mais atuais. Os alunos também poderão identificar como estes temas interagem com a Norma ABNT PR 2030, orientando de forma consistente como trazer cada abordagem para a transformação organizacional.
O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Pedro Rivas, coordenador e professor no curso de pós-graduação Master ESG na Prática: Princípio, Cultura e Estratégia na ESPM, e terá como palestrantes Camilla Barretto e Fabiana Caricati, sócia-proprietária do Anavilhanas Jungle Lodge. Entusiasta da Agenda ESG, Fabiana afirma que essa iniciativa abre uma possibilidade de ampliar melhores práticas, levando para o centro das discussões temas extremamente pertinentes para o dia a dia da hotelaria de alto padrão.
Conteúdo Digital para Hotelaria
Na indústria da hospitalidade conteúdo digital é mais do que visibilidade. É experiência, conexão e conversão. Neste curso, com carga horária de 9 horas e indicado a profissionais de marketing, comunicação e hotelaria que desejam aprimorar a presença digital de seus negócios, os participantes poderão aprender a criar narrativas estratégicas, fortalecer a presença online do hotel e transformar seguidores em hóspedes, combinando storytelling, engajamento e performance.
As aulas, em formato online, serão ministradas pelo professor Giovanni Carpigiani. Internacionalista com pós-graduação em Gestão de Marketing e especialização em Marketing Digital pelo Insper, desenvolveu sua carreira no mercado de luxo nos segmentos de retail e hotelaria, com passagem por marcas como Jimmy Choo, TOD’s, Carolina Herrera e Palácio Tangará, nas áreas de relacionamento com clientes, inteligência de negócios e marketing digital. Atualmente responde pela Gestão de Projetos e Performance de Marketing no hotel Rosewood São Paulo.
Também participam do curso os seguintes palestrantes: Pedro Treacher, que é diretor do Grupo OCanto (Pousadas Literária, Tutabel eTrijunção) e vice- presidente de Sustentabilidade da BLTA; Gustavo Camargo, diretor de Operações do Casana Hotel; e João Pedro Caribé, curador de marca e conteúdo do Grupo Raiz do Brasil, responsável pela identidade e comunicação dos hotéis-boutique Pedras do Patacho e Casa Brasileira Hotel Galeria.
PRINCÍPIOS DE ESG PARA HOTELARIA DE LUXO
- Carga horária: 12 horas
- Início: 23/6
- Quando: 23, 24, 25 e 26/6 (segunda a quinta-feira)
- Horário: 19h às 22h
- Formato: online ao vivo e presencial (na ESPM Rio de Janeiro)
- Inscrições: até 22/6
Saiba mais em: www.espm.br/cursos/dynamic/
CONTEÚDO DIGITAL PARA HOTELARIA
- Carga horária: 9 horas
- Quando: 1 a 3/7 (terça a quinta-feira)
- Horário: 19h30 às 22h30
- Formato: online ao vivo e presencial (na ESPM Rio de Janeiro)
- Inscrições: até 30/6
Saiba mais em: www.espm.br/cursos/dynamic/
BLTA
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) foi criada em 2008 por um grupo de empresários que identificou a necessidade de se unir de forma institucional a fim de desenvolver o segmento de turismo de luxo no Brasil. Atuante no mercado nacional e internacional por meio de ações institucionais, comerciais e promocionais, de forma associativa ou por meio de parcerias, o principal objetivo da BLTA é a promoção e o fortalecimento do Brasil como destino turístico para o mercado de luxo mundial. A BLTA soma 69 associados, um grupo formado por 61 hotéis, resorts e pousadas e 8 operadoras de viagens brasileiras que têm o objetivo de promover experiências autênticas, sofisticadas e sustentáveis no país.
ESPM
A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) surgiu em 1951, quando um grupo de publicitários e empresários da mídia, liderados por Rodolfo Lima Martensen, apoiados pelo então diretor do Masp, Pietro Maria Bardi, e pelo lendário Assis Chateaubriand, teve a visão de que somente com uma escola de excelência teria-se no Brasil uma indústria da comunicação forte e desenvolvida. Ao longo dos anos sob a direção de Martensen, Hugo Scherb, Francisco Gracioso, Luiz Celso de Piratininga e José Roberto Whitaker Penteado, a ESPM chegou aos dias atuais com campi em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis, cerca de 12.000 estudantes e 800 professores e 9 cursos de graduação, pós, mestrados e doutorados.
Site: www.espm.br