Bordando sonhos para as novas gerações

O espetáculo infantojuvenil “Bordador de mundos”, que estreia neste sábado no Teatro Ipanema, tem a proposta de levar os pequenos a viajar pelo universo de Arthur Bispo do Rosário. Homem preto, nordestino, diagnosticado com esquizofrenia, ele foi um artista contemporâneo de obra singular, precursor no modo de confeccionar suas peças, reciclando não só materiais, mas ideias, ideais e sonhos. É por esse vasto universo que “Bordador de mundos” leva a garotada a passear. Os atores Cridemar Aquino e Fernanda Dias estão empolgados por fazer parte desse projeto tão importante para a sociedade e para as crianças e adolescentes.

“A peça ‘Bordador de Mundos’ nasce do desejo de contar histórias que precisam ser contadas e que seguem ainda lutando por um espaço de visibilidade dentro da sociedade e nas memórias de todos. A trajetória de Arthur Bispo do Rosário ensina a entender o quão cruel pode ser a vida, mas que também é preciso observar os indivíduos por suas belezas e poesias. O objetivo também é conscientizar o público sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Estar no palco contando a história desse artista é motivo de orgulho”, diz Cridemar.

O ator está indicado na categoria ator do Prêmio Shell de Teatro deste ano por sua atuação como Laíla no espetáculo “Joãosinho e Laíla: ratos e urubus larguem minha fantasia!” e também pode ser visto na novela “Vai na fé”, da Rede Globo, nos flashbacks e memórias da protagonista da trama.

“Vibro por cada trabalho, por cada oportunidade que tenho de levar arte e cultura”, comemora.

“Bordados de mundos” quer dar visibilidade à vida e à obra de Arthur Bispo do Rosário, artista fundamental para História da Arte brasileira a quem ainda não se dá a devida importância, além de, através de um diálogo com os pequenos, proporcionar a construção de uma sociedade mais acolhedora para todos. A peça fará temporada de 4 a 12 de março, com sessões às 11h e às 16h. Para Fernanda, o espetáculo é transformador para quem assiste e também para os artistas envolvidos, como ela.

“Aceitei com sorriso no rosto o convite do diretor Gabriel Mendes para atuar como atriz e diretora de movimento. Mergulhar na poesia e na estética do Bispo transformou meu olhar em diversos aspectos”, ressalta Fernanda.

Em cena, elementos fundamentais na obra de Arthur Bispo do Rosário ajudam a construir um “manto da apresentação” para os espectadores. O caminho no mar por onde Bispo navegou seus barcos e as vozes que lhe conduziram pelas ruas escuras do Rio de Janeiro surgem no espetáculo como instrumentos narrativos para desenvolver um fio entre quem conta e quem ouve. O manicômio onde ele viveu a maior parte de sua vida apresenta-se como um ateliê de criação para esse artista que acreditava ser preciso olhar as pessoas pelas suas potencialidades e não por suas fraquezas.

Ficha técnica

  • Elenco: Cridemar Aquino, Fernanda Dias, Gabriela Luiz, Hebert Said e João Mabial
  • Direção e Dramaturgia: Gabriel Mendes
  • Assistência de Direção: Rodrigo Lontra
  • Cenografia: Cachalote Mattos
  • Figurino e Identidade Visual: Ricardo Rocha
  • Iluminação e Fotografia: Valmyr Ferreira
  • Direção Musical: Raquel Terra
  • Direção de Movimento: Fernanda Dias

Serviço

  • Teatro Ipanema – Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema
  • 04/03/2023 a 12/03/2023
  • Sábado, Domingo
  • Em duas sessões: 11h e 16h

Related posts

Bar dos Pescadores, em Búzios, é o refúgio gastronômico perfeito para curtir o verão 

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer