Botafogo Painel

Botafogo ganha painel artístico graças à colaboração entre vizinhos

Arte urbana de 12 m de altura e 8 m de comprimento, promovida pela Tegra Incorporadora em diálogo com a comunidade, transformou fachada cega na Rua Voluntários da Pátria

por Redação

Um painel de 12 metros de altura assinado pelo artista carioca Bruno Big passou a chamar a atenção de quem passa pelo número 40 da Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo. A obra de arte urbana na zona sul, com 8 metros de comprimento, integra o muro de um edifício residencial recém-entregue – o Volp 40 – a um imóvel vizinho e ao espaço público, promovendo a recuperação de uma fachada cega que se estende até a calçada. O destaque dessa inciativa foi a colaboração entre a Tegra Incorporadora, responsável pelo projeto imobiliário, e a comunidade do entorno, que permitiu a realização da pintura entre os dois edifícios e a área urbana.

Com linhas orgânicas que revelam folhas tropicais, a pintura se estende pelo muro do Volp 40, do fundo do terreno do residencial, em direção à rua. A arte avança sobre a parede lateral do imóvel lindeiro e toma toda a fachada dele quando chega à área externa, unificando visualmente os empreendimentos e a rua.

“Fizemos contato individualizado com os moradores do prédio vizinho para que pudéssemos levar o painel do Bruno Big à parede lateral dessa propriedade, que interrompia a visão dos pedestres da Voluntários da Pátria, sem acrescentar nada à comunidade. A ideia foi transformar esse obstáculo em um ponto de inspiração no bairro”, conta Marcelo Parreira, gerente geral de incorporação da Tegra no Rio.

A iniciativa integra o programa de Gentilezas Urbanas da incorporadora, que adota mais de 30 espaços públicos em São Paulo e no Rio de Janeiro como parte de sua agenda ESG. O trabalho artístico em Botafogo reforça uma parceria da Tegra com Bruno Big, que também será responsável por um painel de 70 metros de altura na fachada do residencial Skylux by Tegra, em construção na Rua Visconde de Inhaúma, no Centro. A prévia da futura obra do artista carioca pode ser conferida no tapume do canteiro de obras do edifício, transformado em uma espécie de galeria de arte a céu aberto na região portuária. Por lá, seis outros painéis que vão decorar as áreas comuns do residencial estão em exposição.

Integração urbana 

​Com uma fachada ativa de três lojas, o Volp 40 tem como proposta oferecer moradias familiares de alto padrão alinhadas com a dinâmica da vida urbana de Botafogo. O empreendimento tem 60 unidades com três suítes e metragens de 108 m² a 116 m², além de quatro unidades garden de três suítes, com piscina, e duas coberturas lineares de quatro suítes, com depósito, piscina e churrasqueira. Em seu rooftop, uma incrível área de lazer integra os espaços comuns do edifício, com vista para o Cristo Redentor. O condomínio fica a menos de 200 metros da estação Botafogo/Coca-Cola, que liga o bairro ao Centro, à Zona Sul e à Zona Oeste, e tem acesso fácil à Praia do Botafogo, ao Aterro do Flamengo e a bairros como Lagoa, Humaitá e Jardim Botânico.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via