Brasileirando retorna ao Teatro Riachuelo Rio com programação musical diversa e acessível

Depois de emocionar o público em 2017 com apresentações de grandes nomes da música brasileira, a série Brasileirando está de volta ao Teatro Riachuelo Rio. A proposta é celebrar o ritmo em toda a sua diversidade, reunindo estilos e gerações, com ingressos acessíveis (a partir de R$25,00) e programação pensada para todos os públicos.

O projeto, que tem o apoio de Fenixx, Grupo Seres, Norsul, Windsor Hoteis, Opportunity|Auster, busca alcançar diferentes faixas etárias e classes sociais, promovendo o acesso à cultura por meio de shows que valorizam tanto artistas consagrados quanto novos talentos da cena musical. O Brasileirando é uma plataforma de valorização da identidade cultural brasileira, reunindo artistas que representam a multiplicidade de sons, histórias e tradições do país. Simone Mazzer foi a primeira participante, deste ano, no Riachuelo Rio, que ainda vai receber nomes como Zé Ibarra, Laila Garin, Mônica Salmaso e Branka. A Arena Cultural Dicró, na Penha, será uma extensão da série recebendo o espetáculo Avenida Samba Canção.

Em sua primeira edição em 2017, a série levou ao palco artistas como Elba Ramalho, Ed Motta, Geraldo Azevedo, Ivan Lins, Jorge Aragão, Paulinho Moska e Luiza Possi. Agora, em nova fase, promete repetir o sucesso com shows para todos os gostos. A programação deste ano conta com nomes como: Simone Mazzer, Zé Ibarra e Laila Garin.

Teatro Riachuelo Rio

O prédio, tombado como patrimônio histórico-cultural, é imponente e se destaca na Rua do Passeio, número 40, reunindo passado, presente e futuro em um só lugar. O ícone da belle époque brasileira ficou com as portas fechadas por dois anos até 2016, quando foi devolvido à população como Teatro Riachuelo Rio, sempre com uma programação plural e acessível. Desde então, foram realizadas diversas peças, musicais, concertos e shows.

Com uma área de aproximadamente 3.500 m², o teatro oferece uma estrutura completa para seus frequentadores, incluindo foyer, salas de ensaio, escritórios, camarins, área externa e uma grande sala com plateia para 999 pessoas. Mais do que um espaço físico, o teatro representa um compromisso com a promoção da cultura e da arte em suas diversas formas. O espaço conta ainda como o Bettina, Café & Arte, que além de abrir como bomboniere para atender ao público do teatro, funciona também para café da manhã e almoço.

Serviço Brasileirando

Teatro Riachuelo Rio
Rua do Passeio, 40 – Centro, Rio de Janeiro

06 de agosto – Quarta-feira

20h – Zé Ibarra

No dia 6 de agosto, é a vez de Zé Ibarra subir ao palco com o show do recém-lançado álbum “AFIM”, seu segundo trabalho solo, que mescla MPB, jazz, rock progressivo e pop em uma estética confessional e ousada. Com arranjos sofisticados e colaborações de nomes como Jaques Morelenbaum e Copacabana Horns, o repertório transita entre o intimismo e as atmosferas cinematográficas, apresentando composições próprias e versões de artistas contemporâneos. O espetáculo marca uma nova fase na trajetória do artista, com sonoridade inventiva e interpretações viscerais.

Classificação: Livre
Duração: 90 min
Link de vendas: https://www.ingresso.com/espetaculos/brasileirando-ze-ibarra

27 de agosto – Quarta-feira

20h –  “Branka canta Clara” convida Velha Guarda da Portela

A cantora Branka apresenta o show “Branka canta Clara convida Velha Guarda da Portela”, em homenagem ao aniversário de Clara Nunes. Com direção musical de Carlinhos 7 Cordas e roteiro de Túlio Feliciano, o espetáculo celebra a trajetória de Clara e sua ligação com a Portela, reunindo clássicos como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. A Velha Guarda da Portela participa da apresentação, trazendo memórias e tradição. O projeto, iniciado em 2013, destaca o legado musical, espiritual e cultural de Clara Nunes, reforçando sua importância histórica e simbólica no samba.

Classificação: Livre
Duração: 90 min
Link de vendas: https://www.ingresso.com/espetaculos/branka-canta-clara-convida-velha-guarda-da-portela

02 de setembro – Terça-feira

20h – Mônica Salmaso – Show em casa

Mônica Salmaso apresenta o show “Minha Casa”, elogiado como um dos melhores de sua carreira e sucesso de público em todo o país. Com direção musical da própria cantora ao lado de Teco Cardoso, o espetáculo é um mergulho afetivo pelo Brasil, com repertório que une clássicos, canções inéditas e músicas reveladas na série digital “Ô de Casas”, criada durante a pandemia. Acompanhada por uma banda de excelência, Mônica reafirma sua força como intérprete e sua conexão profunda com a cultura brasileira, celebrando a arte como abrigo, reencontro e resistência.

Classificação: 12 anos
Duração: 90 min

18 de novembro – Terça-feira

20h – Laila Garin canta Elis

A atriz e cantora Laila Garin faz uma emocionante homenagem a uma das maiores intérpretes da música brasileira no show “Laila Garin canta Elis”, que propõe um clima intimista e emocionante com Laila na voz, acompanhada por duas mulheres: Claudia Elizeu no piano – que também assina a direção musical – e Thaís Ferreira no violoncelo. O repertório traz composições de peso, com sucessos como “Fascinação”, “Reza”, “Upa Neguinho”, “Dois pra lá, dois pra cá”, “Arrastão”, “Como Nossos Pais”, entre outras. Com sua interpretação única e cheia de emoção, Laila – que interpretou a Pimentinha em “Elis, a Musical”, também com direção musical de Claudia Elizeu – convida o público a reviver os clássicos de Elis, repletos de paixão e autenticidade.

Arena Cultura Dicró

03 de agosto – Domingo

Igor Eça, Nina Wirtti e Marcelo Costa em AVENIDA SAMBA CANÇÃO

O espetáculo “Avenida Samba Canção”, idealizado por Igor Eça, exalta a beleza e a poesia dos sambas-enredo em uma apresentação que resgata clássicos marcantes do Carnaval brasileiro, como “Sonhar não custa nada” e “Aquarela Brasileira”. Com arranjos mais lentos que destacam as letras, o show valoriza a narrativa e a riqueza poética desses sambas muitas vezes ofuscadas pelo ritmo intenso das baterias. Igor Eça (violão), Nina Wirtti (voz) e Marcelo Costa (percussão) formam o trio que dá vida à proposta, que já passou por importantes palcos no Rio de Janeiro e outras cidades como São Paulo, Salvador e Fortaleza, sob a coordenação de Dulce Lobo.

Link de vendas: https://www.sympla.com.br/evento/brasileirando-igor-eca-nina-wirtti-e-marcelo-costa-em-avenida-samba-cancao/3037547?referrer=www.google.com

End: Parque Ari Barroso – Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n – Penha Circular

Related posts

Gustavo Gasparani e Isio Ghelman em Nas Selvas do Brazyl, direção Daniel Herz, texto Pedro Kosovski

Suzy Brasil na estreia de “Uma noite horripilante!

Obra de Guimarães Rosa inspira peça em cartaz no Rio