“Breaking Olímpico Brasil” vai reunir bboys e bgirls em workshops, bate-papos e cypher no Centro de Movimento Deborah Colker Glória

Criada pelo projeto Breaking Social Brasil, a iniciativa celebra a entrada da modalidade nas Olimpíadas em encontro com personalidades da história do Breaking

Breaking Social Brasil -Alunos da turma iniciante
Breaking Social Brasil -Alunos da turma iniciante - Foto Willer José

Atividade que une arte e esporte, o breaking, pela primeira vez na história, estará em uma edição das Olimpíadas. Para celebrar este momento inédito, o projeto Breaking Social Brasil organiza, no dia 10 de agosto, o evento gratuito “Breaking Olímpico Brasil”, no Centro de Movimento Deborah Colker, na Glória, com a participação de um grande time de bgirls e bboys, como são conhecidos os praticantes do esporte. Nesta data, haverá competições o dia inteiro. A ideia é assistir junto, mas também oferecer aos participantes workshops, bate-papos, uma grande cypher, entre outras atividades das 10h às 20h.

Entre os nomes confirmados no evento, estão o Bboy Neguin (Fabiano “Neguin” Lopes), reconhecido por sua fusão única de acrobacias de capoeira e acrobacias de Bboy de tirar o fôlego; o Bboy Hp Kingler, membro do Funk Focker, o primeiro grupo brasileiro a ser campeão no cenário mundial de breaking; o Bboy Onnurb, que cresceu envolvido no cenário artístico do hip hop paulista, representando o elemento breaking em competições nacionais e internacionais; André Rockmaster, mentor, coaching e diretor da Federação Paulista de Breaking, fazendo a formação de novos atletas olímpicos do Brasil; Guilherme Schleder, secretário de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro; Vinicius Bastiani, Gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras; Carol Tolosa, que lidera a agenda de Responsabilidade Social Corporativa da Bayer, entre outros.

Breaking Olímpico Brasil

Breaking Olímpico Brasil

Programação – 10 de agosto de 2024

10h | Recepção e café da manhã

11h às 13h30 | Transmissão do B-Boys Round Robin (Seletiva com 16 atletas)

11h às 12h | Workshop com atletas Breaking Social Brasil: Bboy Doggy e Bgirl Nathana – Workshop de vivências de alto rendimento

12h às 13h | Workshop com Bboy Onnurb

13h às 14h | Workshop com Bboy Neguin

14h às 15h | Painel “O Impacto Social do Breaking Olímpico” – Com Vinicius Bastiani (Gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras), Carol Tolosa ( Diretora de Responsabilidade Social Corporativa da Bayer ), Lúcio Pedra ( Coordenador do Breaking Social Brasil ) e  Bispo SB ( Diretor de Breaking da CNDD / Idealizador e Diretor da Master Crews )

15h às 16h45 | Exibição das Quartas, semi e finais de Breakdance

17h às 18h | Painel “Políticas Públicas, Eventos e Treinamento de Atletas no Breaking” – com Guilherme Schleder (Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro), Miguel Colker (Diretor do Breaking Social Brasil), Bboy HP (Diretor do CT Breaking) e Bboy Pelezinho (Curador Artístico do Breaking do Verão)

18h às 19h | Painel “Economia Criativa: Oportunidades de Carreira no Breaking” – com Bboy Neguin (Lenda da história do Breaking), Rockmaster (Federação Paulista de Breaking), Dieguinho (Coordenador do Breaking Social Brasil) e Bgirl Nathana (Atleta do Breaking Social Brasil)

19h às 20h | Cypher aberta a Bboys e Bgirls

Breaking Social Brasil

O projeto iniciou suas atividades em 2023 com dois objetivos principais: criar e manter núcleos de capacitação de breaking para jovens com escassez de oportunidades e oferecer treinamento para encontrar e desenvolver atletas olímpicos brasileiros. Em 2024, a iniciativa se expandiu. Coordenado por Diego Alves, o Núcleo de Capacitação oferece aulas gratuitas de breaking na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira; no CE Jornalista Mauricio Azedo, no Caju; na Arena Carioca Chacrinha, em Pedra de Guaratiba; na Escola Municipal Cívico Militar Carioca, no Rocha; no Centro de Movimento Deborah Colker, na Glória; e no MX Studio de Dança, no bairro de Parque Duque, no município de Duque de Caxias. As turmas são divididas em dois níveis com cerca de 20 alunos em cada: iniciante, para crianças e jovens que querem aprender a dançar breaking e fomentar a entrada no esporte, e intermediária, voltada àqueles que já têm noções de breaking e buscam evoluir e se especializar. No total, o projeto atende 150 jovens beneficiários. No corpo docente, estão o Bboy Eddie Hoo (Prof. Edson Junior), Alexandre Xaverinho, Professora Jessica, Goldar, Cleiton Tevez (Bboyz Tevez), Gabriel Monteiro (Bboy GB) e Bgirl Dressa. As inscrições para os polos do Núcleo de Capacitação ficam abertas todo o ano e podem ser feitas através do website do projeto (www.breakingbrasil.com.br).

Coordenado por Lúcio Pedra, o Núcleo de Treinamento é voltado para as aulas de oito atletas já experientes. Os atletas do Núcleo de Treinamento do projeto recebem uma bolsa-auxílio, que serve como um mecanismo de incentivo e apoio. Neste ano, participam do núcleo os atletas Manoella Leite (Bgirl Manu), Amanda Sophia Lourencini (Bgirl Amanda Sophia), José Ailton Santiago (Bboy Flash), Nathana Venancio (Bgirl Nathana), Daniel Siles Rios Maia (Bboy Doggy) e Sabrina Vaz (Bgirl Savaz).

Mais informações no site oficial.

Serviço:

Breaking Olímpico Brasil

Quando e onde: 10 de agosto, no Centro de Movimento Deborah Colker, na Glória, Rio de Janeiro (Rua Benjamin Constant, 30, Glória, Rio de Janeiro)

Telefone: 21 3806-0660

Horário: das 10h às 18h

Ingressos: Grátis no website: www.breakingbrasil.com.br (sujeito à lotação)