Início » BuZum! faz apresentações no Parque Burle Marx em junho

BuZum! faz apresentações no Parque Burle Marx em junho

A cia. retorna a São Paulo com seu espetáculo “Floresta Viva” gratuitamente

por Redação
Buzum Sato do Brasil

São Paulo, maio de 2022 – Chegou o meio do ano e as pessoas buscam cada vez mais os programas culturais que despertem a atenção das crianças. Por trás de todo o ritmo frenético que a capital paulista possui, paralelamente a cidade também respira arte e cultura em locais distintos.

Depois de ter passado pelo interior de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul é com muito entusiasmo que o BuZum! retorna a se apresentar neste ano no Parque Burle Marx, de São Paulo em três finais de semana de junho gratuitamente. Ao todo serão sete sessões diárias, tanto no sábado quanto no domingo, da estreia do espetáculo “Floresta Viva”, uma fábula que retrata a importância do cuidado das florestas do país.

Nesses quase 12 anos de atividade contínua, a cia. BuZum! segue seu caminho trazendo a alegria a diversas crianças de escolas públicas, museus e parques com as encantadoras histórias de aventuras, cultura popular, ciência, reciclagem, preservação da natureza, entre tantos outros assuntos relevantes. “Esperamos que o público se encante com o espetáculo, que desde a sua estreia tem feito muito sucesso”, diz a Mari Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!

Reinvenção

O palco agora é fora do ônibus, em uma estrutura ampla. A plateia assiste a cada sessão do espetáculo ou em escolas ou em praças públicas, com distanciamento seguro, de forma protegida. Diversão garantida com a vivacidade do tradicional teatro de bonecos. O que antes acontecia originalmente no BuZum!, dentro do ônibus, hoje é no palco.

Estreia “Floresta Viva”

A história mostra uma abelha que conhece uma formiga esperta. As duas viram amigas inseparáveis, passam por diversas situações na floresta em que vivem, cada uma fazendo seu importante trabalho para o ecossistema e lutando contra alguns de seus predadores: pássaros e tamanduás. Até que um dia, a abelha percebe que a floresta está em chamas e convoca sua amiga formiga para que juntas possam salvar as árvores e os animais do incêndio, causado por um fazendeiro ganancioso e malvado. As duas, reunidas com todas as formigas e abelhas da floresta, conseguem assustar o fazendeiro e proteger seu habitat.

Curiosidade

O Parque Burle Marx, local onde o BuZum! estreou o espetáculo, é nome de um artista plástico brasileiro que foi um dos pioneiros a reivindicar a conservação das florestas tropicais no Brasil. O Burle Marx organizou inúmeras expedições e excursões pelos biomas brasileiros, sendo responsável pela descoberta de novas espécies. Mais de 30 plantas levam seu nome. Por tudo isso o Parque Burle Marx foi escolhido especialmente para estrear a peça “Floresta Viva”, da cia.

BuZum! 11 anos

Em setembro de 2022, o BuZum! completará 12 anos de experiências e motivos de sobra para comemorar: são mais de 500 mil quilômetros para realizar 15 mil apresentações para mais de setecentos mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades, dos 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Cada trajeto do BuZum! pode ser acompanhado pelo site www.buzum.com.br.

A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.

Os espetáculos são apresentados em escolas públicas, parques e praças, por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pelo Banco Toyota – Projeto Árvores Brasileiras.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Repertório

Possui 15 peças no repertório, criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: Darwin BRsobre a passagem do naturalista inglês Charles Darwin pelo Brasil; Filhotes do Brasil, obra ambientada na Amazônia que trata da relação entre pais e filhos; Mundo Português, uma bem humorada viagem pelo universo da língua portuguesa pela Ásia, África e América do Sul; O Mundo é uma Bolaespetáculo criado às vésperas da Copa do Mundo que conta a história do futebol desde sua origem; 13 Gotas, espetáculo sobre a importância da água para a vida no planeta Terra; Máquinas, conta a história dos meios de transporte; Energia, sobre as diferentes fontes de energia; Que lixo é lixo?, sobre reciclagem; Sabor de Vitória, sobre alimentação saudável. O BuZum! tem também, um espetáculo para adolescentes chamado Intolerância que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar.

Em 2019, a companhia estreou dois novos espetáculos; Caipira e Curumim, sobre folclore e contos indígenas, que continuam a série sobre cultura popular, inaugurada em 2017 com a peça Mamulengo, uma homenagem à cultura popular de Pernambuco; o espetáculo O Grande Perigo, sobre preservação da vida marinha. Esse ano estreia Floresta Viva e no segundo semestre tem mais uma outra estreia prevista.

FICHA TÉCNICA “Floresta Viva”

  • Concepção: Beto Andreetta, Mari Gutierrez
  • Texto: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Fábio Caniatto
  • Direção: Fábio Caniatto
  • Elenco: Andressa Ferreira, Carolina Portella, Dani Lima, Lívia Simardi, Maggie Abreu, Priscila, Maria Lima, Rafael Francisco, Tita Azevedo e Thais Morais.
  • Trilha sonora: César Maluf
  • Criação de cenário: Beto Andreetta
  • Criação e confecção de bonecos: Dino Soto
  • Direção de produção: Mari Gutierrez
  • Coordenação de produção: Aldo Andreetta 
  • Produção executiva: Paloma Alves
  • Assistente de Produção: Fernanda Rocha
  • Produção de campo: Aldo Andreetta, Fernando Negah, Henrique Ramos, Leonardo Campos e Renato Queiroz
  • Técnicos de som e luz: Henrique Ramos, Cristiano Valério, Eduardo Silva, Raul Lacerda e Régis da Silva
  • Design gráfico: Sato do Brasil
  • Direção administrativa: Jackson Íris
  • Assistente financeiro: Vânia Rodrigues
  • Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa
  • Realização: BuZum!

Serviço

BuZum! 2022 em SP no Parque Burle Marx

Espetáculo: “Floresta Viva”

  • Datas: 4,5,11,12,18 e 19 de junho
  • Local: Tenda Externa
  • Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, Vila Andrade, São Paulo.
  • Horários das apresentações: 10h40 11h20 12h 14h 14h40 15h20 16h
  • Classificação: 4 a 11 anos
  • Capacidade: 50 pessoas por sessão
  • Duração: 20 minutos. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via