O ano era 2004 e Luciana Melo tinha acabado de voltar ao Brasil, depois de 1 ano e meio em solo americano. Com ela, estava o californiano, Joshua Stevens, e o casal encontrou na Lagoa da Conceição, na capital catarinense, o local mais adequado para firmarem suas bases. Ali, ele descobriu uma nova paixão: o sabor do café brasileiro. Juntando isso às raízes mineiras de Luciana – que cresceu entre lavouras do sul do estado –, o resultado foi o Café Cultura. A marca foi criada, inicialmente, para (e)levar e (e)coar a cultura da apreciação de cafés especiais, aliada a uma boa gastronomia.
Após 20 anos, o empreendimento tornou-se uma rede de franquias composta por mais de 40 operações e presença consolidada nos estados do Sul do Brasil, além de unidades nas capitais carioca e paulista. Para marcar a data, o Café Cultura acaba de lançar uma edição limitada de grãos do tipo peaberry que vêm em latas reutilizáveis. Para os apreciadores, o blend conta com notas sensoriais de tangerina, jasmim, canela e maple.
Para chegar a este resultado, o sócio fundador e mestre de torras da Rede selecionou grãos de um micro lote proveniente da Fazenda Capadócia, cultivado em uma altitude de 1,2 mil metros de altitude, na porção mineira da Serra da Mantiqueira. “Os grãos provenientes desta Indicação Geográfica são alguns dos melhores e mais premiados do Brasil. E como os cafés especiais são o principal elemento de nossa história de sucesso, nada melhor para marcar o aniversário do Café Cultura do que um blend diferenciado. Esta edição vem representar não apenas a nossa paixão pelo café como também a valorização de tudo o que gira em torno dos bons momentos regados à bebida”, diz Stevens.
“Café na lata” – Além de especial, esta edição é também limitada, já que é formada apenas por um lote de mil unidades. Contendo 250 gramas de grãos, as latas são ilustradas com desenhos que mostram a trajetória da fazenda à xícara. “Nossa paixão por servir um bom café tem início no respeito que temos pela planta, a começar pelo cultivo, passando pela colheita, torra até chegar às mais de 5 milhões de xícaras que comercializamos ao ano. E decidimos colocar isso em nossas latas, que além de fazer parte do cotidiano de nossos clientes também poderão servir como presente”, diz a CEO e fundadora, Luciana Melo.
E Josh não está presente apenas no processo de seleção dos grãos. “Em nosso processo de rebranding, o Josh se tornou um personagem, um elemento simpático e descontraído. Ele veio para representar a paixão pelo café e a busca por uma bebida perfeita, que conecta nossos clientes e os conduz a uma experiência rica e autêntica que somente esses grãos poderão proporcionar”, finaliza. A lata promocional estará disponível até que durarem os estoques em todas as unidades do Café Cultura, com valor de R$ 64,90, ou enquanto durarem os estoques.
Chegada à capital paulista e o bom momento das cafeterias – Nascida em Florianópolis e com presença consolidada nos estados do sul do Brasil, a Rede Café Cultura acaba de inaugurar sua primeira operação, uma flagship na capital paulista, no bairro de Moema. Com 20 anos de mercado e atuando no franchising desde 2014, a Marca – que já conta com mais de 44 operações e tem planos de abrir mais 10 operações nos próximos meses, gerando investimentos de mais de R$ 4 milhões.
Com o objetivo de ecoar a cultura da apreciação de um bom café, o plano de expansão para outras localidades teve início pela capital carioca, mas tem São Paulo como ponte para chegar a Minas Gerais e a outras localidades brasileiras. Esta abertura vem ao encontro do bom momento vivido pelo mercado de franquias de cafeterias, sobretudo no estado de São Paulo, muito alimentado pela forte retomada dos hábitos presenciais e o fortalecimento do trabalho presencial, e a ascensão da cultura do café.
Café Cultura
(E)coar e (e)levar a cultura da apreciação de cafés especiais, sendo reconhecida como marca-referência no Brasil. Esta é a missão do Café Cultura que, há mais de 20 anos, tem como compromisso oferecer, em cada uma de suas lojas, um ambiente propício a experiências acolhedoras ligadas ao que há de melhor do café e da gastronomia. Essa atmosfera é complementada pela torrefação diária dos grãos 100% Arábica oriundos de fazendas e produtoras independentes com certificado de sustentabilidade e rastreabilidade. Com DNA catarinense e surgida a partir do sonho de uma mineira e de um americano, a rede – que comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano – atua no franchising desde 2014, tem presença consolidada nos estados do Sul do Brasil e também já conta com operações no Rio de Janeiro, São Paulo e está em expansão para outras localidades brasileiras.
A boa reputação da rede se ratifica por meio das inúmeras premiações e reconhecimentos ao longo dos anos. Entre essas destacam-se “Melhor Café – Veja Santa Catarina” durante 10 anos seguidos de 2004 a 2014; TOP 20 Cafeterias do Brasil da Revista Espresso 2016; Prata na categoria Brand Design – 7ª prêmio ABF+RDI 2017; Prata na categoria Projeto Arquitetônico – 8º Prêmio ABF+RDI 2018; Endeavor – Uma das empresas escolhidas para o programa de organização 2018 /2019; Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Cafeteria nº 1 do Sul do país; 8ª melhor franquia de cafeterias do Brasil 2019; 4 Estrelas 2023-2024); EY – Ernst & Young Global Limited 2020; Melhores Franquias – A maior rede de cafeterias do Brasil 2021; Design de Varejo – loja do ano 2021; Design de Varejo – 1º lugar na categoria Lojas de Serviços de Alimentação 2021; Bom Gourmet especialidade Brunch 2022; Selo de Excelência em Franchising ABF e VEJA RIO – Comer & Beber indicado 2022/2023.