Chegou a época das festas juninas e muita gente tem se preocupado com os excessos típicos dos eventos de São João. Será que vale mesmo a pena se empanturrar de salsichão, um embutido ultraprocessado, criticado pelas altas quantidades de gorduras, conservantes, aditivos e sódio? A nutricionista Ana Claudia Nina Gomez de Araújo, do Hospital Marcos Moraes, diz que ele deve ser evitado, assim como o cachorro-quente. Mas, calma, o arraiá não precisa ficar sem graça. Ela recomenda algumas substituições, que podem fazer a festa continuar saborosa, mas bem mais saudável.
A famosa linguiça do caldo verde, por exemplo, pode sair de cena e dar passagem para o tofu grelhado. O prato típico fica mais light e, de quebra, agrada em cheio os veganos. Para quem tem restrições à lactose, o curau não precisa ser banido. Basta substituir o leite de vaca por bebida à base de soja. Outra dica da nutricionista é investir em espetinhos com vegetais.
– A batata doce cozida, que faz parte de muitas festas, é excelente. Ela é uma fonte de carboidrato bastante saudável, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais. A presença de tantas vitaminas fortalece o sistema imunológico, enquanto os sais minerais ajudam a controlar a pressão arterial – diz a nutricionista do Hospital Marcos Moraes.
Pipocas, sem açúcar, manteiga, e com pouco sal, estão liberadas .Outro alimento que não pode faltar nas festas juninas, e que é uma excelente fonte de energia, graças à combinação de fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, é o milho verde. O pinhão, presente em algumas festas, também faz bonito: é composto por vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio, e fornece potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial.
A nutricionista diz ainda que um dos segredos é evitar o uso de produtos industrializados na hora de preparar as comidas da festa. “Normalmente, com a pressa, quem precisa fazer alguma comida típica em casa acaba usando produtos industrializados como sopas em pó ou bolos de ‘caixinha’. As versões caseiras são sempre mais saudáveis e saborosas, já que não possuem aditivos químicos”, diz Ana Claudia.
Para ajudar ainda mais no preparo de uma festa saudável, a nutricionista preparou uma receita de paçoca funcional, que é fonte de nutrientes que podem proporcionar bem-estar. “Mas ela deve ser consumida com moderação, pois permanece rica em calorias. Além disso, os alérgicos a amendoim não devem consumi-la”, alerta. Confira a seguir a receita:
PAÇOCA FUNCIONAL
INGREDIENTES
- 1 xícara de chá de amendoim torrado sem pele e sem sal
- 3 colheres de sopa de aveia em flocos
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 4 colheres de sopa de açúcar demerara
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
Em um processador, triture o amendoim e a aveia até que forme uma pasta;
Adicione o óleo de coco, o açúcar e o sal e bata para que fique homogêneo;
Modele a massa em cilindros ou quadrados pequenos.
Dicas: o açúcar demerara pode ser substituído pelo mascavo. Também é possível adicionar canela e outras especiarias aos ingredientes para incrementar o sabor.