‘Caminhos Criativos’: inscrições para edital que promove ciclo de aceleração de iniciativas da cultura terminam nesta sexta, 7

Empreendedores e negócios da cultura do estado do Rio têm até sexta-feira, 7 de novembro, para inscreverem seus projetos no edital “Caminhos Criativos”, que selecionará 30 inscritos para um ciclo de aceleração com duração de cinco meses, de janeiro a junho de 2026. “Caminhos Criativos” é um projeto do Instituto Futuros e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que tem como objetivo a estruturação e o desenvolvimento de iniciativas da área de cultura do território fluminense.

Os selecionados do edital vão participar de um ciclo com 720 horas de mentorias online e individualizadas; seis workshops com temas de gestão, como Marketing Digital e Gestão Financeira; três palestras; três rodas de conversa com fazedores de cultura e uma banca de pitch final, que avaliará critérios como inovação, viabilidade e impacto do projeto.

As três iniciativas mais bem avaliadas na banca de pitch serão premiadas com um intercâmbio cultural para outras cidades brasileiras. A proposta é estimular a troca de experiências e a formação de redes entre agentes culturais de diferentes regiões e expressões culturais. Os destinos serão decididos levando em consideração o perfil de cada iniciativa premiada e as possíveis conexões.

Cada projeto pode inscrever até três representantes no ciclo de aceleração, que destinará 60% das vagas para o interior do Estado, 25% para pessoas negras, 10% para pessoas indígenas e 5% para pessoas com deficiência. As inscrições se destinam a pessoas físicas ou jurídicas de projetos, organizações ou negócios com ou sem fins lucrativos, que residam e atuem no Estado do Rio. Elas devem ser feitas até sexta-feira pelo site: editais.institutofuturos.org.br.

“O Estado do Rio de Janeiro é o território mais criativo do país e o Governo vem trabalhando para promover ainda mais ações culturais, movimentando a economia local, gerando emprego, renda e oportunidade para as pessoas. E com o Caminhos Criativos abrimos uma nova frente de oportunidade e qualificação para os projetos em todo Rio de Janeiro”, afirma a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

“Ao longo de seus 24 anos de história, o Instituto Futuros se especializou em promover formações e ciclos de aceleração para empreendedores e agentes da cultura de diversos estados do Brasil, fortalecendo o ecossistema da economia criativa, que representa mais de 3% do PIB nacional e gera milhões de empregos. Desde 2017, mais de 1.300 empreendedores foram impactados pelos programas promovidos pelo Instituto – sendo 153 deles em 10 ciclos de aceleração realizados nos últimos nove anos. Desenvolvemos uma metodologia própria e assertiva para as principais necessidades deste setor e, agora junto à Secec-RJ, damos mais um passo nessa trajetória de incentivo à autonomia e à consolidação de projetos culturais”, ressalta Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Instituto Futuros.

Com investimento de R$ 2,9 milhões, “Caminhos Criativos” consiste de um edital e um eixo de ações formativas abertas a empreendedores da cultura de todas as regiões do Estado do Rio. Foram realizadas 11 capacitações gratuitas sobre planejamento e gestão de projetos culturais, sendo dez presenciais – entre outubro e novembro na capital e em nove cidades do interior fluminense – e uma online, além de seis workshops temáticos, três palestras e três rodas de conversa abertas ao público. Ao todo, as ações do projeto devem impactar mais de 5 mil empreendedores fluminenses.

A metodologia e implementação do “Caminhos Criativos” é realizada pelo Instituto Futuros e tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Escola Estadual de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc.

Instituto Futuros

Fundado em 2001, o Instituto Futuros (antigo Instituto Oi Futuro) desenvolve e cocria projetos de Cultura e Educação pelo Brasil, impulsionando a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis. Em 2025, a entidade renovou sua marca e identidade visual, consolidando o atual momento da organização, que se abriu para novos patrocinadores e parceiros privados e do poder público.

No campo da cultura, a instituição é gestora do Futuros – Arte e Tecnologia, centro cultural carioca com galerias de arte, teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que exibe parte do maior acervo da história das comunicações no país e oferece experiências interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. O instituto Futuros também atua no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal. Na área de educação, é responsável pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), parceria público-privada com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, que há 19 anos promove formação profissional e tecnológica de qualidade como resposta aos desafios da atualidade; e pela plataforma virtual Órbita, que oferece formação gratuita para profissionais de Educação de todo o país.

Related posts

Festival A GIRA movimenta a Pequena África com diversas apresentações no MUHCAB

Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro começa 2026 com oficinas gratuitas em cinco núcleos

Curso gratuito seleciona gestores brasileiros para ampliar a inclusão efetiva de PCDs no mercado de trabalho